Banner
Notícias
Mônica Hauck
Partindo do pressuposto que, nesta era da informação, o capital humano está se tornando um dos ativos mais importantes das organizações, independente do segmento de atuação, é elementar a necessidade de investir nele, valorizando-o de todas as formas possíveis. A valorização do capital humano só gera ganhos. Para o funcionário, que ficará mais motivado para trabalhar; para a equipe, que ganhará em qualidade; e para a empresa, que verá todos esses benefícios se transformarem em lucros.
Dentro do quesito incentivo, sempre surge a dúvida sobre qual é a melhor maneira de valorizar os colaboradores. Bolsa de estudo, prêmios e flexibilidade na rotina de trabalho são alguns dos itens usados por empresas para tentar motivar seu capital humano. Porém, o que poucos levam em consideração é fazer um mapeamento comportamental prévio do profissional.
Colocar a pessoa certa no lugar certo é a maneira mais assertiva de conseguir um ambiente de trabalho produtivo e motivado. A gestão de pessoas fica facilitada uma vez que o trabalho flui mais naturalmente com o colaborador desempenhando funções e atividades condizentes com sua personalidade, gostos e pontos fortes. Assim, fica mais tangível alcançar o objetivo almejado por dez entre dez líderes: que o colaborador “vista a camisa da empresa”.
Outro ponto favorável de se fazer um mapeamento comportamental prévio é que o líder passa a conhecer e a compreender melhor seus liderados, exigindo dele menos esforço para gerir o dia a dia da empresa, reduzindo os conflitos internos e aumentando a produtividade. Até mesmo empresas que estejam passando por algum momento delicado em sua saúde financeira podem usufruir de benefícios do mapeamento comportamental, uma vez que a assertividade proporcionada pela ferramenta potencializa os resultados, evita desperdícios e o chamado turnover (rotatividade) das empresas.
Para quem pensa que traçar esses dados é algo complicado e que exige dinheiro e pessoal especializado, saiba que atualmente existem ferramentas que, em minutos, por meio de um questionário respondido pelo entrevistado à vaga, detalham todo o perfil comportamental do profissional. Algumas delas chegam a ter assertividade de 98% em sua análise, validadas por grandes instituições como universidades e órgãos do governo.
Portanto, em um ambiente tão competitivo como é o corporativo, em que detalhes diferenciam um concorrente de outro, o mapeamento comportamental dos colaboradores pode e deve entrar, definitivamente, para o centro de estratégia das empresas. Da contratação à demissão, passando pelo rendimento corporativo, esta ferramenta auxilia nas decisões, resultados e saúde da empresa.
Colocar a pessoa certa no lugar certo é a maneira mais assertiva de conseguir um ambiente de trabalho produtivo e motivado
Dicas
-
• 10 Dicas para ter uma Carreira Profissional de Sucesso
Ter uma carreira profissional de sucesso é o sonho de muitas pessoas, já que garante estabilidade financeira e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. Por isso, confira algumas dicas para quem pretende se sair bem na profissão que escolheu ou que pretende seguir.
• "Líderes devem dedicar tempo às pessoas", defende especialista
"As empresas precisam focar o desenvolvimento de seus líderes que atuam diretamente no comando das equipes, tanto gestores tático-operacionais quanto coordenadores", afirma Manu Maia
• Inclusão de ICMS na base de cálculo do PIS e COFINS
Uma questão muito discutida quando o assunto é PIS e COFINS é sobre a validade da inclusão do ICMS na sua base de cálculo.
• Seis comportamentos – para não adotar – no atendimento ao cliente
Os comportamentos listados a seguir garantem o primeiro lugar nesta competição.
• ATRAVÉS DE UMA MENTE BEM DIRECIONADA, PODEMOS MUDAR O RUMO DOS ACONTECIMENTOS E CRIAR QUALQUER COISA QUE DESEJARMOS!
A intenção deste artigo é compartilhar informações que podem ser úteis na construção da felicidade como estado mental permanente. Essas informações dizem respeito ao processo criação da felicidade.
• A importância da comunicação interna dentro das corporações
As empresas precisam se adequar as gerações contemporâneas que possuem sua própria maneira de se comunicar e trabalhar
• Indústria reage à crise, mas demanda fraca freia retomada
A retomada é puxada pela produção de bens de capital, sobretudo de equipamentos de transporte industrial.
• Como obter sucesso profissional
O sucesso profissional é um conceito subjetivo. Reconhecimento no mercado, conforto financeiro, carro da empresa, viagens internacionais, “virar chefe”, ter o próprio negócio ou alcançar um cargo no alto escalão da empresa podem ser a medida do sucesso para algumas pessoas. Para outras, a ideia de sucesso profissional está ligada a ter mais tempo para a família, ter desafios intelectuais, ou até trabalhar menos. Independentemente do que você considera sucesso profissional, existem atitudes que podem ajudá-lo a trilhar o caminho para atingir e manter seus objetivos de carreira.
• "Líder humano" substitui "chefe frio" na nova era corporativa
Para ter sucesso nos negócios, a primeira coisa que a empresa deve fazer é se preocupar com o bem-estar de seus profissionais e contar com líderes mais humanizados.
• COLECIONE MOMENTOS E SEJA FELIZ!
Não é novidade que a vida é feita de desafios, não e mesmo? Cada ser é especial justamente por ser único!