Banner
Notícias
Quem nunca sentiu aquele frio na barriga na hora de conhecer pessoas novas ou quando precisa se expor? Essa nunca é uma situação fácil – e se torna ainda mais complicada quando se trata de pessoas que sofrem com a timidez.
Vale lembrar que ser tímido é algo comum: uma sensação inerente ao ser humano, e nada mais é do que o surgimento do medo quando é preciso interagir com outras pessoas. No entanto, o problema começa quando esse medo impede alguém de ter uma vida “normal” ou de conquistar seus objetivos, devido à timidez excessiva.
Andreia Rego, Psicanalista e Coach de Desenvolvimento Humano, comenta que um dos grandes problemas da timidez excessiva é que ela geralmente vem acompanhada de outras características não positivas, como a baixa auto-estima e falta de confiança, a preocupação com o julgamento do outro e o fato de achar que estão sempre sendo observadas. “Essas características fazem com que essas pessoas muitas vezes deixem passar oportunidades por medo de fracassarem ou de ‘darem a cara a tapa’. Porém, no mundo atual, aqueles que não demonstram ser proativos e a fim de conquistar seus objetivos podem ser passados para trás por pessoas que nem sempre possuem as mesmas habilidades e competência, contudo, são corajosas e estão dispostas a errarem ou a nem sempre agradar o outro”, explica.
Mas ser tímido não é o fim do mundo. De acordo com pesquisas feitas pela PUC-RS, com 30 mil internautas em 2013, os tímidos apresentam algumas vantagens: são pessoas silenciosas que estudam mais, que se formam mais na faculdade; são mais controlados com o lado financeiro; a renda financeira é maior; possuem menores chances de desemprego; têm mais discrição nos ambientes; são mais observadores; bons ouvintes; mais concentrados no que fazem, etc. “Ressaltando que isso não quer dizer que extrovertidos também não tenham essas vantagens e diversas outras. Tudo é questão de saber aproveitar o que existe de melhor dentro dessas qualidades”, comenta.
A principal dica que Andreia Rego oferece é: tire proveito de suas características. “Entenda que a timidez é uma característica, e não um defeito. Quando sentir essa sensação, faça um esforço para reconhecer a emoção e se perguntar o motivo de estar se sentindo assim num determinado momento. Encontrando respostas, baixamos as pressões em nós, passando a entender melhor o que acontece dentro da gente”, comenta a profissional, que trabalha com algumas dicas do Coaching para fazer com que a pessoa torne-se menos tímida. “Alguns ‘exercícios’ com os coachees (clientes) são: escolher algum horário do dia e puxar conversa com um conhecido para falar algo do seu interesse; fazer esportes em grupo para trabalhar relação interpessoal; não se cobrar tanto, permitindo-se erros e acertos de forma normal; não se preocupar demais com julgamento dos outros; ser mais otimista; aceitar elogios; acreditar em si e melhorar sua auto-imagem com autoconhecimento e até roupas, cortes de cabelo que lhe agradem”, sugere.
Para a especialista, o ideal é sair da zona de conforto e encarar de frente os medos – porém, se essa atitude parecer muito complicada de ser feita sozinha, a pessoa deve procurar um profissional que lhe auxilie nesse caminho. “É preciso compreender que a timidez não é uma doença e que há várias maneiras de lidar para solucioná-la. Basta a pessoa estar motivada e a fim de ultrapassar essa barreira”, conclui Andreia Rego.
Aprenda a tirar proveito das suas características, para que elas não sejam obstáculos, mas oportunidades
Dicas
-
• 10 CRENÇAS QUE MANTÊM O RH NA IDADE MÉDIA
FISCALIZAR OS FUNCIONÁRIOS E NÃO RECONHECER OS TALENTOS É UM MAL QUE AINDA ACOMETE MUITAS EMPRESAS
• Você pode e deve sonhar, mas antes é preciso planejar
Planejar é direcionar seus esforços e recursos disponíveis para chegar em destino, rumo, sonho, ou seja lá como você prefere chamar
• 10 Dicas Fundamentais para Liderar Equipes de Alto Desempenho
Equipe é muito mais do que simplesmente pessoas trabalhando numa mesma sala. Equipe significa pessoas trabalhando em conjunto, interagindo, respeitando-se e auxiliando-se mutuamente.
• Como controlar a ansiedade no ambiente de trabalho
Existem formas de evitar ser atingido, desde que haja consciência por parte do indivíduo
• Sem motivação a empresa não cresce
A crença de que existe o profissional de segunda a sexta e de que a felicidade está nos momentos que sobram, pode gerar procrastinação, baixa produtividade e apatia. Isso é comum em todas as áreas do mercado atual.
• Dilma vai anunciar ações que favorecem microempresas
Programa que reduz a burocracia e agiliza o fechamento de empresas, desenvolvido pelo ministro Guilherme Afif Domingos (na foto, com a presidente), será lançado na próxima semana
• O papel do líder em tempos de incertezas no cenário econômico
O papel da liderança em tempos de incerteza é o mesmo que em outros momentos.
• O guia do planejamento estratégico pessoal
"Para dar início a um planejamento estratégico pessoal, você deve, primeiramente, estar ciente da sua situação de vida"
• Descubra se você sabe equilibrar carreira e vida pessoal
Veja dicas para verificar se você está atingindo esta harmonia e como você pode mudar esta situação, caso sua resposta seja negativa
• Prevenção contra o uso ilícito de recursos das empresas
Antes de entender a importância da entrega da certidão negativa, é fundamental conhecer a Resolução 1445/13, que gerou obrigações como essa, conforme será repercutido a seguir