Banner
Notícias
Sergio Chaia
Na semana passada, eu tomei um café com um amigo que ocupa a posição de vice-presidente de uma multinacional americana. Entre um gole de café e uma mordida no pão de queijo, que por sinal estava ótimo, ele me confidenciava o quanto o ano estava difícil e a montanha de coisas que deveria fazer para sobreviver com poucos arranhões. Entre elas, um turnaround em uma divisão e ampliação do canal de distribuição. O desafio parecia grande e, conforme ele o ia me descrevendo, dava para sentir o cansaço de sua voz.
Respeitando posições, mercados e momentos da carreira, todos nós, de alguma forma nesse ano, temos um bom desafio pela frente: seja pela concorrência, pela economia ou pela pressão por resultados. Desafios não faltam. E 2015 está apenas no começo.
Nessa conversa com meu amigo, compartilhamos frustrações e aprendizados. Chegamos à conclusão, mais uma vez, que justificar ou reclamar só atrasa ou nos afasta dos resultados que queremos e precisamos.
Foi então que, no meio desta conversa, surgiu o tema do propósito. A importância alinharmos nossas ações a um tema, a uma missão e a um objetivo para dar e fazer sentido. Quando fazemos, ganhamos energia e resiliência para enfrentar os momentos difíceis.
Ter um propósito claro para o que estamos fazendo gera coerência. Demonstramos a nós mesmos que temos que passar por esse momento para alcançar algo que queremos e projetamos.
No caso de meu amigo, o propósito era alcançar os resultados para manter os investimentos que foram prometidos pela matriz. Sem eles, o Brasil perde importância e o foco deixa de ser crescimento. E aí entra a conta do menos – menos investimento, menos apoio, menos crescimento, menos foco ...
Com isso bem claro, ele começou a reforçar a importância da execução dos planos com a sua equipe e, como me falou mais tarde, até sua energia para fazer acontecer aumentou consideravelmente.
Acredito que se encontrar um propósito para apoiar as ações e decisões executivas ajuda muito os profissionais de todas as áreas, em especial em um ano difícil com este.
Isso não vale apenas para a vida profissional. No campo pessoal, ter um propósito claro é ainda mais importante para dar a coerência que tanto necessitamos nas escolhas que somos obrigados a fazer todos os dias. Inclusive no equilíbrio entre trabalho e família.
Definir esse propósito é só o primeiro passo. É preciso também saber compartilhá-lo de forma simples e transparente, para energizar e iluminar quem está e quem não está no barco.
Vale a pena refletir o porquê e para que estamos fazendo algo. Ainda mais em um momento em que nossa energia e resiliência são vitais para superar os desafios que se apresentam.
Quando alinhamos nossas ações a um objetivo, ganhamos energia e resiliência para enfrentar os momentos difíceis
Dicas
-
• Fim de ano: hora de deixar para trás as frustrações e vislumbrar novas estratégias
Nos últimos meses do ano muitos se desesperam pensando no que ainda não conquistou
• Contador: como novas possibilidades de negócios estão mudando essa profissão para melhor
A tecnologia muda o papel de diversas profissões
• 8 coisas que você deve fazer antes das 8h para ser produtivo
Responda rápido: quando você acorda, se sente um super herói ou um zumbi?
• Precaução é a melhor maneira de evitar ações trabalhistas
Por causa da crise econômica vivida pelo Brasil na atualidade, cresce o número de desemprego e, consequentemente, a quantidade de ações trabalhistas.
• O Poder do Hábito: a razão por trás do sucesso de muita gente
Já parou para pensar no que você poderia fazer diferente para atingir o sucesso? Uma simples mudanças no comportamento pode fazer toda diferença, ainda mais quando ela vira um hábito
• Veja 10 atitudes de colegas de trabalho que irritam toda a equipe
Falar alto no telefone, 'esmurrar' o teclado e pegar comida alheia na geladeira são algumas das ações que irritam.
• Por que você precisa experimentar tudo
Hoje, depois de 15 anos de ensino do empreendedorismo, inovação e criatividade, eu mudei completamente de ideia e eu agora entendo como os erros são importantes nos nossos processos de aprendizagem e inovação
• 20 habilidades imprescindíveis a qualquer profissional
Conheça as 20 habilidades profissionais mais procuradas pelas grandes empresas atualmente
• Recibo provisório de serviços: entenda o que é e como usar
Todo empresário sabe que é indispensável emitir nota fiscal por seus serviços e produtos. Para facilitar o dia a dia, a Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) tem sido o meio de emissão preferido dos comerciantes.
• O que a redução da taxa Selic afeta na vida do consumidor?
Queda da taxa básica pode ser uma boa novidade, dependendo da situação de cada consumidor