Banner
Notícias
Sergio Chaia
Na semana passada, eu tomei um café com um amigo que ocupa a posição de vice-presidente de uma multinacional americana. Entre um gole de café e uma mordida no pão de queijo, que por sinal estava ótimo, ele me confidenciava o quanto o ano estava difícil e a montanha de coisas que deveria fazer para sobreviver com poucos arranhões. Entre elas, um turnaround em uma divisão e ampliação do canal de distribuição. O desafio parecia grande e, conforme ele o ia me descrevendo, dava para sentir o cansaço de sua voz.
Respeitando posições, mercados e momentos da carreira, todos nós, de alguma forma nesse ano, temos um bom desafio pela frente: seja pela concorrência, pela economia ou pela pressão por resultados. Desafios não faltam. E 2015 está apenas no começo.
Nessa conversa com meu amigo, compartilhamos frustrações e aprendizados. Chegamos à conclusão, mais uma vez, que justificar ou reclamar só atrasa ou nos afasta dos resultados que queremos e precisamos.
Foi então que, no meio desta conversa, surgiu o tema do propósito. A importância alinharmos nossas ações a um tema, a uma missão e a um objetivo para dar e fazer sentido. Quando fazemos, ganhamos energia e resiliência para enfrentar os momentos difíceis.
Ter um propósito claro para o que estamos fazendo gera coerência. Demonstramos a nós mesmos que temos que passar por esse momento para alcançar algo que queremos e projetamos.
No caso de meu amigo, o propósito era alcançar os resultados para manter os investimentos que foram prometidos pela matriz. Sem eles, o Brasil perde importância e o foco deixa de ser crescimento. E aí entra a conta do menos – menos investimento, menos apoio, menos crescimento, menos foco ...
Com isso bem claro, ele começou a reforçar a importância da execução dos planos com a sua equipe e, como me falou mais tarde, até sua energia para fazer acontecer aumentou consideravelmente.
Acredito que se encontrar um propósito para apoiar as ações e decisões executivas ajuda muito os profissionais de todas as áreas, em especial em um ano difícil com este.
Isso não vale apenas para a vida profissional. No campo pessoal, ter um propósito claro é ainda mais importante para dar a coerência que tanto necessitamos nas escolhas que somos obrigados a fazer todos os dias. Inclusive no equilíbrio entre trabalho e família.
Definir esse propósito é só o primeiro passo. É preciso também saber compartilhá-lo de forma simples e transparente, para energizar e iluminar quem está e quem não está no barco.
Vale a pena refletir o porquê e para que estamos fazendo algo. Ainda mais em um momento em que nossa energia e resiliência são vitais para superar os desafios que se apresentam.
Quando alinhamos nossas ações a um objetivo, ganhamos energia e resiliência para enfrentar os momentos difíceis
Dicas
-
• Para onde o caminho do empreendedorismo te leva?
Muitos empreendedores menos corajosos, diante da incerteza sobre o futuro imediato, nem sequer ousam dar o primeiro passo.
• Marketing Integrado: se a sua empresa não tem, providencie imediatamente
Esse é apenas um exemplo, de vários outros, na qual se verifica a falta de marketing integrado com os funcionários de uma empresa.
• Além da liderança e do trabalho de equipe
Quais são as características principais de um líder para melhorar o trabalho de equipe?
• 5 tendências do marketing digital que vão impulsionar seu negócio Em tempos de instabilidade econômica, investir no marketing digital pode ser uma boa opção para fazer o negócio crescer
• Mudança ou extinção Essa é a grande questão do momento para muitas corporações nacionais e internacionais.
• Disciplina para obter resultados: Como? A essência de um negócio passa pelo alinhamento dos líderes
• Encontrando Alegria na Simplicidade – Um Artigo de Deepak Chopra Encontrando Alegria na Simplicidade – Liberte-se do peso de uma vida com excesso de complicações • Dia do Cliente: atender sim; resolver, nem sempre No próximo dia 15 de setembro, comemoramos o Dia do Cliente.
• 2 Segredos para crescer em 2015 Quais estratégias usar para continuar expandindo a empresa num momento de retração econômica?
• Serviço ao cliente em tempos difíceis A única estratégia que permanece com verdadeiro sucesso é a que foca em serviço ao cliente!