Banner
Notícias
Sergio Chaia
Na semana passada, eu tomei um café com um amigo que ocupa a posição de vice-presidente de uma multinacional americana. Entre um gole de café e uma mordida no pão de queijo, que por sinal estava ótimo, ele me confidenciava o quanto o ano estava difícil e a montanha de coisas que deveria fazer para sobreviver com poucos arranhões. Entre elas, um turnaround em uma divisão e ampliação do canal de distribuição. O desafio parecia grande e, conforme ele o ia me descrevendo, dava para sentir o cansaço de sua voz.
Respeitando posições, mercados e momentos da carreira, todos nós, de alguma forma nesse ano, temos um bom desafio pela frente: seja pela concorrência, pela economia ou pela pressão por resultados. Desafios não faltam. E 2015 está apenas no começo.
Nessa conversa com meu amigo, compartilhamos frustrações e aprendizados. Chegamos à conclusão, mais uma vez, que justificar ou reclamar só atrasa ou nos afasta dos resultados que queremos e precisamos.
Foi então que, no meio desta conversa, surgiu o tema do propósito. A importância alinharmos nossas ações a um tema, a uma missão e a um objetivo para dar e fazer sentido. Quando fazemos, ganhamos energia e resiliência para enfrentar os momentos difíceis.
Ter um propósito claro para o que estamos fazendo gera coerência. Demonstramos a nós mesmos que temos que passar por esse momento para alcançar algo que queremos e projetamos.
No caso de meu amigo, o propósito era alcançar os resultados para manter os investimentos que foram prometidos pela matriz. Sem eles, o Brasil perde importância e o foco deixa de ser crescimento. E aí entra a conta do menos – menos investimento, menos apoio, menos crescimento, menos foco ...
Com isso bem claro, ele começou a reforçar a importância da execução dos planos com a sua equipe e, como me falou mais tarde, até sua energia para fazer acontecer aumentou consideravelmente.
Acredito que se encontrar um propósito para apoiar as ações e decisões executivas ajuda muito os profissionais de todas as áreas, em especial em um ano difícil com este.
Isso não vale apenas para a vida profissional. No campo pessoal, ter um propósito claro é ainda mais importante para dar a coerência que tanto necessitamos nas escolhas que somos obrigados a fazer todos os dias. Inclusive no equilíbrio entre trabalho e família.
Definir esse propósito é só o primeiro passo. É preciso também saber compartilhá-lo de forma simples e transparente, para energizar e iluminar quem está e quem não está no barco.
Vale a pena refletir o porquê e para que estamos fazendo algo. Ainda mais em um momento em que nossa energia e resiliência são vitais para superar os desafios que se apresentam.
Quando alinhamos nossas ações a um objetivo, ganhamos energia e resiliência para enfrentar os momentos difíceis
Dicas
-
• Que tipo de líder você gostaria de ser?
Chegar ao topo é fácil, difícil é conquistar o respeito do grupo.
• Disciplina: a chave do sucesso
Tendo disciplina, conseguimos alcançar o sucesso tão desejado, desde que tenhamos uma total compreensão de sua importância.
• Engajamento: 6 dicas para ter sucesso
Pesquisas, CEOs e especialistas de RH endossam a tese de que o engajamento de funcionários é um fator essencial para o bom desempenho de uma empresa.
• Repensando questões estruturais e de atendimento
Seria possível manter a customização do início, quando a empresa ainda era muito pequena?
• O Líder do Futuro e a Competitividade Sustentável
Como desenvolver uma nova geração de líderes preocupada com a Competitividade Sustentável?
• As 10 Características das Pessoas Empreendedoras
As pesquisas de David McLelland, da Universidade de Harvard, revelaram que empreendedores têm 10 características em comum, Veja quais são.
• Administração com liderança dão melhores resultados
Entende-se como administração “a capacidade de executar serviços através de pessoas” ou “trabalho, com indivíduos e grupos, para a realização de objetivos da organização” (Kenneth Blanchard).
• Produtividade para se salvar da crise em 7 passos
Qual é a sua estratégia para este ano?
• 29 perguntas que irão mudar sua empresa
Você sabe utilizar as informações da sua empresa?
• De olho no cliente: como fazer do SAC um trunfo para sua empresa
É imprescindível que o funcionário conheça bem os processos, produtos e serviços da empresa para solucionar as dúvidas dos clientes.