Banner
Notícias
Sergio Chaia
Na semana passada, eu tomei um café com um amigo que ocupa a posição de vice-presidente de uma multinacional americana. Entre um gole de café e uma mordida no pão de queijo, que por sinal estava ótimo, ele me confidenciava o quanto o ano estava difícil e a montanha de coisas que deveria fazer para sobreviver com poucos arranhões. Entre elas, um turnaround em uma divisão e ampliação do canal de distribuição. O desafio parecia grande e, conforme ele o ia me descrevendo, dava para sentir o cansaço de sua voz.
Respeitando posições, mercados e momentos da carreira, todos nós, de alguma forma nesse ano, temos um bom desafio pela frente: seja pela concorrência, pela economia ou pela pressão por resultados. Desafios não faltam. E 2015 está apenas no começo.
Nessa conversa com meu amigo, compartilhamos frustrações e aprendizados. Chegamos à conclusão, mais uma vez, que justificar ou reclamar só atrasa ou nos afasta dos resultados que queremos e precisamos.
Foi então que, no meio desta conversa, surgiu o tema do propósito. A importância alinharmos nossas ações a um tema, a uma missão e a um objetivo para dar e fazer sentido. Quando fazemos, ganhamos energia e resiliência para enfrentar os momentos difíceis.
Ter um propósito claro para o que estamos fazendo gera coerência. Demonstramos a nós mesmos que temos que passar por esse momento para alcançar algo que queremos e projetamos.
No caso de meu amigo, o propósito era alcançar os resultados para manter os investimentos que foram prometidos pela matriz. Sem eles, o Brasil perde importância e o foco deixa de ser crescimento. E aí entra a conta do menos – menos investimento, menos apoio, menos crescimento, menos foco ...
Com isso bem claro, ele começou a reforçar a importância da execução dos planos com a sua equipe e, como me falou mais tarde, até sua energia para fazer acontecer aumentou consideravelmente.
Acredito que se encontrar um propósito para apoiar as ações e decisões executivas ajuda muito os profissionais de todas as áreas, em especial em um ano difícil com este.
Isso não vale apenas para a vida profissional. No campo pessoal, ter um propósito claro é ainda mais importante para dar a coerência que tanto necessitamos nas escolhas que somos obrigados a fazer todos os dias. Inclusive no equilíbrio entre trabalho e família.
Definir esse propósito é só o primeiro passo. É preciso também saber compartilhá-lo de forma simples e transparente, para energizar e iluminar quem está e quem não está no barco.
Vale a pena refletir o porquê e para que estamos fazendo algo. Ainda mais em um momento em que nossa energia e resiliência são vitais para superar os desafios que se apresentam.
Quando alinhamos nossas ações a um objetivo, ganhamos energia e resiliência para enfrentar os momentos difíceis
Dicas
-
• 7 perguntas para se fazer antes de pedir demissão porque discorda da empresa
Não tome decisões no calor da situação e reflita se levantar pontos contrários não faz parte da sua função.
• Parábola da demissão da formiga desmotivada:
Motivação é a chave para bons desempenhos.
• 11 sinais de que você será rico
Se você ainda não segue essas recomendações, essas dicas que vão te colocar no caminho certo
• Cuidado com os “dedos-duros” do Imposto de Renda, eles podem te prender na malha fina
Planos de saúde, empregadores e bancos também fornecem dados à Receita, que cruza as informações para descobrir omissões e fraudes no IR
• 'Depois da Pandemia': os impactos positivos e negativos do coronavírus no agronegócio brasileiro
Em conversa com o Head Comercial e de Gestão de Recursos da Órama, editor da revista Globo Rural avalia o cenário do campo, o recorde nas exportações e as oportunidades de crédito para os pequenos produtores
• MP 944/20: Como a medida pode auxiliar as empresas durante a crise?
A MP 944 disponibiliza linhas de crédito especiais para as empresas no período de crise econômica; Saiba como funciona.
• Principal sinal de inteligência em uma pessoa segundo Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo
Esse é o principal sinal de inteligência em alguém, segundo Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo
• 20 dicas para sobreviver a CRISE
Dicas para sobreviver a crise
• Após quase fechar, loja de roupas começa a vender tudo a R$ 20 e fatura R$ 5 milhões
Fundada em 2015, a Barato Express trabalha com roupas femininas, masculinas e infantis
• Barroso cassa decisão que autorizava desconto em folha de contribuição sindical
Ministro Barroso entende ser "inerente ao novo regime das contribuições sindicais a autorização prévia do sujeito passivo".