Banner
Notícias
Sergio Chaia
Na semana passada, eu tomei um café com um amigo que ocupa a posição de vice-presidente de uma multinacional americana. Entre um gole de café e uma mordida no pão de queijo, que por sinal estava ótimo, ele me confidenciava o quanto o ano estava difícil e a montanha de coisas que deveria fazer para sobreviver com poucos arranhões. Entre elas, um turnaround em uma divisão e ampliação do canal de distribuição. O desafio parecia grande e, conforme ele o ia me descrevendo, dava para sentir o cansaço de sua voz.
Respeitando posições, mercados e momentos da carreira, todos nós, de alguma forma nesse ano, temos um bom desafio pela frente: seja pela concorrência, pela economia ou pela pressão por resultados. Desafios não faltam. E 2015 está apenas no começo.
Nessa conversa com meu amigo, compartilhamos frustrações e aprendizados. Chegamos à conclusão, mais uma vez, que justificar ou reclamar só atrasa ou nos afasta dos resultados que queremos e precisamos.
Foi então que, no meio desta conversa, surgiu o tema do propósito. A importância alinharmos nossas ações a um tema, a uma missão e a um objetivo para dar e fazer sentido. Quando fazemos, ganhamos energia e resiliência para enfrentar os momentos difíceis.
Ter um propósito claro para o que estamos fazendo gera coerência. Demonstramos a nós mesmos que temos que passar por esse momento para alcançar algo que queremos e projetamos.
No caso de meu amigo, o propósito era alcançar os resultados para manter os investimentos que foram prometidos pela matriz. Sem eles, o Brasil perde importância e o foco deixa de ser crescimento. E aí entra a conta do menos – menos investimento, menos apoio, menos crescimento, menos foco ...
Com isso bem claro, ele começou a reforçar a importância da execução dos planos com a sua equipe e, como me falou mais tarde, até sua energia para fazer acontecer aumentou consideravelmente.
Acredito que se encontrar um propósito para apoiar as ações e decisões executivas ajuda muito os profissionais de todas as áreas, em especial em um ano difícil com este.
Isso não vale apenas para a vida profissional. No campo pessoal, ter um propósito claro é ainda mais importante para dar a coerência que tanto necessitamos nas escolhas que somos obrigados a fazer todos os dias. Inclusive no equilíbrio entre trabalho e família.
Definir esse propósito é só o primeiro passo. É preciso também saber compartilhá-lo de forma simples e transparente, para energizar e iluminar quem está e quem não está no barco.
Vale a pena refletir o porquê e para que estamos fazendo algo. Ainda mais em um momento em que nossa energia e resiliência são vitais para superar os desafios que se apresentam.
Quando alinhamos nossas ações a um objetivo, ganhamos energia e resiliência para enfrentar os momentos difíceis
Dicas
-
• Empreendedorismo: A importância da contabilidade
O profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.
• Cuidados na contratação de temporários para o final de ano
É preciso observar o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho em relação a contratações temporárias para evitar autuações da Justiça do Trabalho
• Cinco passos para se planejar para 2015
O cenário atual mostra a economia com números não muito favoráveis, o que torna ainda mais essencial o planejamento dos negócios para os próximos meses
• Inconsciente comanda nossas decisões, mostram pesquisas
Subliminar é o termo para qualificar ações, informações e sentimentos que ocorrem abaixo do limite da consciência e é também o título do novo livro do físico americano Leonard Mlodinow.
• Comunicação: prioridade a todo tipo de organização
A publicidade certa para pequenas, médias e grandes empresas
• Como falar sobre assuntos delicados no ambiente de trabalho
Saber dialogar é um dos requisitos para que você tenha sucesso na sua carreira, sobretudo quando o tema em pauta é controverso. Conheça algumas dicas para se sair bem nessas situações
• Opinião do funcionário pode ajudar no planejamento estratégico da empresa
Ações de engajamento e feedback costumam fazer a diferença na hora de traçar metas futuras. A participação dos colaboradores deve aumentar o comprometimento da equipe, diz especialista
• Informação: o primeiro passo para as grandes decisões
Por que nossos gestores ainda se informam tão pouco antes de escolherem os rumos a ser tomados?
Francisca Paris • Perfeccionismo ou excelência? Se o desejo de melhorar é certamente positivo, se levado à exasperação e ao extremo, prejudica o profissional e se torna negativo • Atendimento mágico - como surpreender e encantar o cliente Uma das principais atitudes do empreendedor de sucesso é atrair, reter e encantar seus clientes, internos e externos