Banner
Notícias
Um bom planejamento estratégico é essencial para que uma empresa direcione seus esforços e consiga alcançar seus objetivos. É o planejamento que vai ajudar a companhia a destinar recursos de forma eficaz, estabelecer uma vantagem em relação à concorrência, lidar com riscos, tomar decisões inteligentes, ter um desenvolvimento coerente e resultados melhores.
Por trazer todos esses benefícios e melhorar a organização da empresa, o planejamento é uma etapa importante para empresas de qualquer porte, desde um negócio em casa até uma multinacional. Veja a seguir quatro dicas de Vinicius Roveda, CEO da ContaAzul, para fazer um planejamento estratégico sem erros:
1. Estude o mercado de atuação
Mesmo se a empresa tiver um bom serviço ou um bom produto, ele pode não ser aceito porque não se encaixa no mercado. Antes de tudo, é necessário fazer uma pesquisa detalhada sobre tudo que faz parte da área do negócio, como público-alvo, custos fixos e variáveis, concorrência, fornecedores e localização. Dessa forma, o planejamento vai condizer com a realidade e vai prever e evitar problemas no futuro.
2. Não use planos de negócios existentes
É importante conhecer o planejamento de outras empresas do mesmo porte e ramo que a sua, mas se basear nos planos de negócios delas e almejar as mesmas conquistas pode ser um equívoco. Cada negócio tem suas diferentes metas, valores, investimentos, contratações, dentre outros pontos. Portanto, é preciso personalizar o planejamento de acordo com suas necessidades e levar em consideração todos esses fatores. Algumas perguntas para começar a adequar o seu plano são: de onde virá seu capital de giro? Em quanto tempo você espera ter lucros? Como vai captar clientes?
3. Seja realista
Não adianta fazer pouco investimento e poucas contratações, esperando lucros exorbitantes. logo quando a empresa está começando. Além de estar preparado para um trabalho duro, é fundamental ser realista ao montar um plano de negócios. Tenha isso em mente ao planejar o quanto de investimentos a empresa vai atrair, quanto poderá contratar e quanto poderá crescer.
4. Não se esqueça dos riscos
Ao colocar o planejamento em prática, imprevistos podem surgir, o que pode exigir que alguns itens tenham que ser repensados. Por exemplo: uma distribuidora de chás pode perder lucros, caso a produção de ervas seja afetada por uma seca. No entanto, um bom planejamento pode prever algumas situações próprias do mercado e preparar melhor a empresa para se sustentar em momentos de aperto.
Por trazer todos esses benefícios e melhorar a organização da empresa, o planejamento é uma etapa importante para empresas de qualquer porte
Dicas
-
• 8 dicas para que sua empresa comece a ser (bem) vista na internet
Sabe-se que é de extrema importância a presença digital de uma empresa, mas como assegurar de o retorno seja satisfatório?
• Questões relevantes para a competitividade
Encarar os grandes obstáculos ao desenvolvimento da competitividade brasileira passa pelo entendimento de que o problema da competitividade é de natureza complexa.
• 3 fatores que retêm talentos nas empresas
Pensar e criar estratégias e ações efetivas que considerem o funcionário enquanto pessoa e profissional permite que se obtenha ainda mais produtividade e, o melhor, ela vem acompanhada de bem-estar
• Somos a geração ideal: a que tudo idealiza e nada realiza
A geração que parece politizada e fitness no mundo virtual às vezes pouco faz no mundo real
• Nos momentos de incerteza, muitos empreendedores perdem a esperança. Mas é isso justamente que eles deveriam vender
O problema já não era apenas econômico, mas social.
• Autocoaching - tenha a sua vida nas suas mãos e aumente o seu poder de transformação
"Aquele que conquistou a si mesmo é um herói muito maior do que aquele que derrotou mil vezes milhares de homens". (Buda)
• A geração Y é ruim ou seu modo de gestão está ultrapassado
Pessoas não podem ser geridas ou tachadas somente levando em conta o ano que nasceram.
• A grosseria no local de trabalho é contagiosa?
Pesquisas mostram que a grosseria tem efeitos negativos no desempenho.
Emoções e comportamentos podem ser socialmente contagiosos. • O Segredo: A Lei da Atração referente ao Pensamento Positivo O segredo foi enterrado, o segredo foi cobiçado, o segredo foi suprimido.
Palavras da autora do best seller “O Segredo”, Rhonda Byrne, na qual também se tornou um filme e faz grande sucesso no mundo.
• A comunicação faz a diferença do líder Como a prática de uma boa comunicação pode impactar nos resultados positivos à gestão de pessoas