Banner
Notícias
Flávio Sodré
Muitos estão correndo contra o tempo para obterem premiações como aumento salarial e subir degraus na carreira, obterem outras bonificações como carro e celular da empresa, além de viagens internacionais que proporcionará bagagem para ministração de palestras, etc. Correm para o crescimento vertical, níveis de gerência ou chefia mas, aonde fica o crescimento vertical? Há uma enorme satisfação no trabalho em apenas crescer horizontalmente, mesmo que haja certos benefícios que não seja salarial, há insatisfação. Sempre a bonificação alheia é a melhor, sempre consideramos estar mais atarefado que outros e muitos outros motivos de insatisfação.
Afinal, qual é o objetivo de chegar ao topo? Sucesso pela ostentação de poder e com o poder em mãos ter o pensamento e ações como "vamos ver o que acontece se...", fazendo da empresa um laboratório de experimento e insatisfação para muitos.
Se todos forem coordenadores, supervisores e gerentes, quem fará com excelência os trabalhos de analistas, administrativos e outros que não são de grande visibilidade?
Há ainda quem imagina o êxito apenas escalando verticalmente a pirâmide, mas para os bons profissionais, sempre haverá um departamento, uma chefia ou outra companhia que lhe dê valor no exercício da profissão e suas atividades com excelência, dedicação e contínuo aprimoramento.
Estar na pirâmide requer renúncias, mudanças de hábitos e ainda terá que suportar muita pressão para permanecer firme, além de ter perfil empreendedor e/ou visionário, enxergar adiante ares de mudanças e conseguir manter, direcionar a empresa de forma dinâmica, mantendo-a valorizada e competitiva, sem que vá ao fracasso e feche as portas.
Portanto, crescer horizontalmente também há benefícios e não tem nada a ver com uma carreira de fracasso ou estagnação. Estamos demorando muito tempo para deixarmos o hábito de reclamar da falta de oportunidades, excesso de trabalho baseado no crescimento profissional de outros e considerar que a vida profissional terá sentido apenas subindo degraus. Afinal, funcionários insatisfeitos são logo detectados e, em muitos casos, demitidos.
Sucesso é fazer bem aquilo que lhe foi incumbido, de forma eficaz e eficiente. “Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso.” Eclesiastes 10.10
“Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.” Eclesiastes 9.11
Nem sempre crescer verticalmente na pirâmide é a única forma de sucesso profissional
Dicas
-
• Você sabe lidar bem com o tempo no trabalho?
Faça o teste e descubra se você é um bom gestor do tempo durante o expediente - e antes dele
• Acredite! você PODE emagrecer.
A hipnose e a programação neurolinguística são as novidades da vez para a perda de peso. Saiba como as técnicas podem ajudar a mandar embora aqueles teimosos quilinhos extras.
Que tal agendar uma sessão e conhecer o processo ?! • Profissional NÃO comprometido se sente insultado e manipulado ! Uma pesquisa da empresa de treinamento Dale Carnegie indica que 40% dos profissionais brasileiros se dizem completamente comprometidos com o trabalho.
será?! • Dicas simples para se organizar no trabalho !! Você se considera um profissional organizado? Consegue entregar suas atividades dentro do prazo estabelecido? Ou é daqueles que vive sem tempo para nada? • 9 dicas para gerenciar o stress financeiro às vezes a vida é cruel com os empreendedores.
Na realidade não basta sambar conforme a música diante do rolo compressor da burocracia regulamentar e nem mesmo encarar pontualmente a massacrante tributação.
Sim, é preciso lidar com tudo isso e ainda ser economicamente viável. • O Menestrel - William Shakespeare Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença... • Defenda-se da grosseria do seu chefe A maioria das pessoas já sofreu com a atitude rude de um chefe ou colega. Saiba o que leva um profissional a agir dessa forma e como lidar com ele.
Segundo um estudo feito por pesquisadoras americanas, uma em cada quatro pessoas é rude porque seus chefes são. • Revista Exame publica matéria sobre coaching – Os sinais de que o coach pode ser picareta Oferta de serviços de coaching prolifera no país; confira os cuidados que você deve ter na hora de escolher, de acordo com dois especialistas • Felicidade: como conquistá-la? Você é feliz? Ao se olhar no espelho você gosta do que vê? Se sente realizado com sua vida?
A felicidade é um desejo incessante de todo ser humano. A busca por estabilidade financeira, por um trabalho melhor e prazeroso, por uma carreira de sucesso, uma casa maior, bens materiais, entre outros desejos, não para.
• Executivo, sim. Pai de familia, também Os homens recorrem mais do que as mulheres a benefícios criados para permitir às mães trabalhadoras equilibrar trabalho e atenção à família.