Banner
Notícias
Fazer exercício com regularidade
Fazer exercício fomenta o desenvolvimento dos neurônios e reduz o risco de transtornos associados à perda da memória, como a diabetes ou as doenças cardiovasculares. É mais fácil manejar o estresse, aliviar a ansiedade e a depressão fazendo exercícios, pois tal atividade contribui para manter o cérebro saudável.
Ter uma vida social
As pessoas que mantêm contato com familiares e amigos têm menos risco de sofrer com problemas de memória do que as pessoas solitárias que não se relacionam com os demais.
A interação social ajuda a manter as funções cerebrais, pois costuma proporcionar certos desafios mentais (lembrar-se de datas importantes ou detalhes de sua vida). Além disso, como no caso anterior, a vida social também ajuda a prevenir o estresse e a depressão.
Cuidar da alimentação
Comer alimentos ricos em antioxidantes ajuda a controlar a “oxidação” das células, inclusive as do cérebro. Os alimentos ricos em Ômega 3 são particularmente bons para o cérebro e para a memória.
No entanto, consumir muitas calorias pode aumentar o risco de desenvolver perda de memória e/ou ter uma deterioração cognitiva. Também é preciso evitar o consumo excessivo de gorduras saturadas e gorduras trans, que contribuem para o aumento dos níveis de colesterol e, portanto, do risco de sofrer de doenças cerebrovasculares.
Controlar o estresse
O cortisol, o hormônio do estresse, provoca danos ao cérebro com o passar do tempo e pode causar problemas de memória. O estresse por si só pode causar problemas de memória, por isso as pessoas estressadas ou com ansiedade têm uma maior probabilidade de sofrer lapsos de memória e ter problemas para aprender e se concentrar, independentemente da idade.
Dormir o suficiente
O sono é necessário para a consolidação da memória, assim como para o processo de formação e o armazenamento de novas lembranças. Com ele, elas podem ser recuperados posteriormente.
E mais, a falta de sono reduz o crescimento de novos neurônios no hipocampo e causa problemas de memória, de concentração e de tomada de decisões. Pode até mesmo levar a uma depressão que, como já comentamos, é outra inimiga da memória.
Não fumar
Fumar aumenta o risco de sofrer transtornos cardiovasculares, que podem causar acidentes cerebrovasculares e, assim, comprimir as artérias que fornecem oxigênio ao cérebro.
Algumas estratégias para manter o cérebro ativo
Da mesma forma que o exercício física ajuda a manter os músculos ágeis, flexíveis e fortes, o exercício mental ajuda a manter o cérebro em boas condições.
Algumas ideias para treinar o cérebro podem ser as seguintes:
- Praticar jogos de estratégia, como o xadrez ou jogos de cartas;
– Fazer palavras cruzadas, quebra-cabeças e Sudokus;
– Ler habitualmente;
– Aprender coisas novas, fazer cursos de seu interesse;
– Tocar algum instrumento musical;
– Comprometer-se com algum projeto que precise de planejamento (cuidar de uma horta ou um jardim, por exemplo).
Em todo caso, se forem observadas perdas de memória de forma recorrente e por períodos de tempo que parecem longos, é importante consultar um especialista que possa avaliar sua situação pessoal.
Dicas para manter-se sempre em movimento e com a memória saudável...
Dicas
-
• Conheça quais são os tipos de impostos para cada tipo de empresa
Muitas dúvidas surgem na hora de abrir uma empresa. Uma delas é saber qual regime tributário será aplicado a ela. Afinal, é necessário saber quais são os tipos de impostos que a empresa precisará pagar e suas respectivas alíquotas.
• Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco a partir de julho
Anteriormente prevista para entrar em operação em março, a nova plataforma que interligará a base de dados dos bancos só entrará em operação em julho
• 12 dicas infalíveis para se tornar uma pessoa resiliente
Você é estressado e tem hábitos autossabotantes? Vive intoxicado pelas próprias atitudes tomadas no dia a dia? Então, conheça a resiliência e veja como ela pode ser útil em sua vida
• 25 coisas que pessoas de sucesso se recusam a fazer
Coisa número #ˆ6: Pessoas de sucesso se recusam a adotar o pensamento de status quo. Elas sempre fazem a própria pesquisa e sempre pensam por si
• 60 erros de português muito comuns no mundo do trabalho
A comunicação profissional está infestada de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal. Veja os 60 tropeços mais comuns
• Um dia perfeito só depende de nós
Para as dicas que passaremos aqui, vamos considerar um dia de semana comum em um emprego comum. Estamos analisando a rotina.
Como ser feliz no dia-a-dia? • Como ser maduro influencia no equilíbrio emocional no ambiente de trabalho Confira situações corriqueiras em que é necessário ser maduro no ambiente de trabalho • Eu Sei Delegar da Maneira Correta? Não tem tempo para mais nada porque fica o tempo todo focado no seu negócio. • Feedback Dá Muito Lucro! “Os colaboradores são os maiores ativos da empresa.” • Sete maneiras de aumentar a sua capacidade intelectual antes de começar a trabalhar Todos os dias encaramos uma série de desafios pessoais e profissionais. A obrigação eterna de alcançar o sucesso em tudo que fazemos pode afetar a nossa capacidade de concentração, otimismo e até mesmo a nossa força para continuar em frente.