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Treinar essa inteligência é simples, basta ter em conta alguns fatores com os que apresentaremos a seguir:
* A EMPATIA: Exercite-a diariamente, coloque-a à prova sempre que puder. Se você for uma pessoa cheia de empatia, será muito natural e você não terá que fazer muita coisa. Entretanto, se você não for uma pessoa muito empática, não se preocupe. Pratique. Analise seus sentimentos sempre que possível e se obrigue a se colocar no lugar dos outros. Proponho algo simples e metódico a você, algo para fazer diariamente e aumentar seu nível de empatia: procure um jornal, extraia dele a experiência dos outros e imagine como você se sentiria se estivesse em seu lugar. Asseguro a você que, se fizer isso diariamente, no fim das contas seu cérebro começará a fazer isso de maneira natural.
* A LIDERANÇA: A liderança não se trata apenas de liderar os demais, ou fazer com que as pessoas te sigam; também deve-se trabalhar a partir da liderança pessoal. Meu conselho é simples: Faça uma lista de coisas que você quer realizar ao longo da semana e cumpra o que foi descrito na lista. A disciplina e a sua capacidade de autocontrole falarão sobre seu nível de liderança pessoal. Se você não é capaz de liderar a si mesmo, também não pode esperar que os outros te sigam.
* A ASSERTIVIDADE: Aplique sua empatia em tudo aquilo que pareça violento e fale com os demais da mesma maneira como gostaria que falassem com você. Se você é capaz de tratar os outros da mesma forma como gostaria que lhe tratassem, pode, então, dizer que você é uma pessoa completamente assertiva. Do contrário, precisará melhorar. Proponho, então, que quando precise viver uma situação polêmica, fale sempre dos fatos e não das pessoas envolvidas no problema. Isso lhe ajudará a se distanciar emocionalmente e suas palavras terão menos impacto.
* SABER ESCUTAR E PRESTAR ATENÇÃO: Não há muito o que falar sobre este tópico, não é mesmo? Voltamos ao mesmo, faça com os demais o que gostaria que fizessem com você. Caso resolva agir sempre dessa maneira, posso assegurar que você não terá problemas.
* SABER ANALISAR A LINGUAGEM NÃO VERBAL DAS PESSOAS: Você costuma prestar atenção à forma como as pessoas gesticulam ou à postura corporal que elas adotam? Se a resposta é não: comece já! O corpo dá muita informação, e informação é o poder! Aprenda a interpretar os movimentos e a postura de seu corpo; entenda, então, o que as pessoas estão pensando e o que elas estão sentindo. Caso demonstre aos demais que você está compreendendo-lhes profundamente, elas se abrirão sem problema nenhum.
* SABER ENTENDER AS PESSOAS E LER AS ENTRELINHAS QUANDO ELAS FALAM: Não ouça somente, escute! O que elas realmente pensam está escondido por trás do que falam. Preste atenção ao que dizem, como dizem, à relação entre o que elas dizem e como elas dizem… Aprenda a analisar as conversas e você irá desenvolver um magnetismo que fará com que os demais queiram estar com você.
* GERIR O BEM FÍSICO: Seja comedido, mas também não seja seco e distante. Não custa nada cumprimentar com dois beijinhos, ou apertar amavelmente as mãos de quem cumprimenta. As pessoas fisicamente distantes criam uma rejeição inconsciente.
* VISTA-SE BEM E DE ACORDO COM CADA SITUAÇÃO: uma imagem vale mais que mil palavras e, na esfera social, um milhão a mais. Projete o melhor de si através de sua imagem e expresse seus sentimentos de acordo com ela. Você não usaria chinelos para ir ao trabalho se fosse um grande executivo, verdade? Ou ainda, não iria de terno se fosse um professor de spinning, certo? Não. Analise bem e faça uma boa escolha.
Pode até parecer que é muita coisa para fazer de uma só vez, então comece pouco a pouco e verá que tudo vai se encaminhar sozinho. Pense que, enquanto trabalha em uma área específica da inteligência social, também está gerando mudanças em outras partes. Lembre-se de que todo o trabalho realizado terá impacto em todas as áreas da sua vida.
O exercício proposto neste artigo proporcionará grandes benefícios, que contribuirão para que você alcance tudo aquilo que deseja.
Dicas
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• Você sabe lidar bem com o tempo no trabalho?
Faça o teste e descubra se você é um bom gestor do tempo durante o expediente - e antes dele
• Acredite! você PODE emagrecer.
A hipnose e a programação neurolinguística são as novidades da vez para a perda de peso. Saiba como as técnicas podem ajudar a mandar embora aqueles teimosos quilinhos extras.
Que tal agendar uma sessão e conhecer o processo ?! • Profissional NÃO comprometido se sente insultado e manipulado ! Uma pesquisa da empresa de treinamento Dale Carnegie indica que 40% dos profissionais brasileiros se dizem completamente comprometidos com o trabalho.
será?! • Dicas simples para se organizar no trabalho !! Você se considera um profissional organizado? Consegue entregar suas atividades dentro do prazo estabelecido? Ou é daqueles que vive sem tempo para nada? • 9 dicas para gerenciar o stress financeiro às vezes a vida é cruel com os empreendedores.
Na realidade não basta sambar conforme a música diante do rolo compressor da burocracia regulamentar e nem mesmo encarar pontualmente a massacrante tributação.
Sim, é preciso lidar com tudo isso e ainda ser economicamente viável. • O Menestrel - William Shakespeare Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença... • Defenda-se da grosseria do seu chefe A maioria das pessoas já sofreu com a atitude rude de um chefe ou colega. Saiba o que leva um profissional a agir dessa forma e como lidar com ele.
Segundo um estudo feito por pesquisadoras americanas, uma em cada quatro pessoas é rude porque seus chefes são. • Revista Exame publica matéria sobre coaching – Os sinais de que o coach pode ser picareta Oferta de serviços de coaching prolifera no país; confira os cuidados que você deve ter na hora de escolher, de acordo com dois especialistas • Felicidade: como conquistá-la? Você é feliz? Ao se olhar no espelho você gosta do que vê? Se sente realizado com sua vida?
A felicidade é um desejo incessante de todo ser humano. A busca por estabilidade financeira, por um trabalho melhor e prazeroso, por uma carreira de sucesso, uma casa maior, bens materiais, entre outros desejos, não para.
• Executivo, sim. Pai de familia, também Os homens recorrem mais do que as mulheres a benefícios criados para permitir às mães trabalhadoras equilibrar trabalho e atenção à família.