Banner
Notícias
Um bom líder consegue extrair o melhor de cada pessoa, comandando sua equipe de modo que seus integrantes possam ter suas próprias ideias e agir de acordo com elas. Mas, para isso, é preciso que o líder tenha algumas características fundamentais que lhe conferem a credibilidade necessária a exercer o cargo de liderança.
Algumas das características fundamentais do bom líder são: integridade, firmeza, motivação, empatia, imparcialidade, autoconfiança, sensibilidade, autoconhecimento, criatividade e humildade. Além disso, é importante ter iniciativa, flexibilidade, determinação, responsabilidade, garra, dinamismo, serenidade e zelo.
Um bom líder precisa ter conhecimento do seu trabalho, ser ético e observador, saber influenciar as pessoas e se relacionar com outros, ser amigo e comprometido com a organização, sem ter medo de correr riscos. Ele também precisa respeitar para ser respeitado, saber ouvir e conversar, ter estabilidade emocional e capacidade de decisão.
Ser líder não é uma tarefa fácil e ter todas essas qualidades nem sempre é possível. O mais importante é tentar desenvolver o máximo possível de virtudes, de modo a ser cada vez melhor e estabelecer uma eficiente liderança na organização.
QUALIDADES DE UM LÍDER
PERCEBE AS OPORTUNIDADES
O que muitos chamam de sorte, na verdade é o encontro da preparação com a oportunidade. Um bom líder não apenas percebe as oportunidades, como também está pronto para agarrá-las.
PERSEGUE VISÕES
Paciência e persistência são qualidades inerentes a qualquer líder. É preciso saber diferenciar a insistência da persistência — que também é muito importante.
TRANSFORMA PROBLEMAS EM SITUAÇÕES
O líder tem a capacidade de enxergar as situações por diferentes ângulos, trazendo a tona diversas possibilidades de resolução, minimizando os problemas.
TRAÇAM ESTRATÉGIAS
O líder traça estratégias de modo que os bons resultados são alcançados não por acaso, mas por fruto de análise e planejamentos consistentes.
EXERCEM INFLUÊNCIA
A influência envolve utilização de meios que estimulam e incitam o pensamento e a opinião, bem como o comportamento.
OBSERVAM AS PESSOAS
O bom líder também é um bom observador. Ele se concentra nas pessoas e em seu progresso, e sabe estimular a motivem para que todos realizem suas tarefas com eficiência.
INSPIRAM
O líder quer ter a certeza que o seu pessoal sabe da importância do trabalho e, por isso, é fonte de estímulo e inspiração para todos.
Algumas das características fundamentais do bom líder são integridade, motivação, empatia, autoconfiança, sensibilidade, autoconhecimento, criatividade e humildade.
Dicas
-
• Coaching: uma habilidade essencial para exercer a liderança
Começar sem determinar o que é sucesso é o início do fracasso
• Profissional de futuro globalizado
A cada ano devemos elaborar e executar o nosso planejamento estratégico de conformidade com a limitação de nossos recursos e expectativas
• Segredos da linguagem corporal: alguns motivos pelos quais você nunca mais cruzará os braços
Veja uma análise bastante pertinente sobre o assunto e confira ainda cinco dicas que podem ajudar você em momentos importantes, como uma reunião de negócios ou uma entrevista de emprego
• Estas 7 atitudes podem decretar o seu fracasso profissional
Queda: muitos profissionais não percebem que seu comportamento é prejudicial para a carreira
• Cérebro: neuromarketing busca entender como funcionam as decisões de compra dos clientes
Cérebro: neuromarketing busca entender como funcionam as decisões de compra dos clientes
• Planejar, Prevenir, Agir... Diante de uma Crise, o Que Fazer?
Momento de parar e refletir! Hora de avaliar o que feito, o que não deu certo, fazer balanços e planejar o ano que vai chegar. De fato, tudo isso passa pela nossa cabeça quando vimos se aproximar as luzes do Novo Ano.
• Foque Nos Resultados e Não nas Tarefas
Você pode não estar produzindo o Resultado Esperado e ainda Não tem Liberdade de Tempo e de Escolha para Equilibrar Sua Vida Pessoal, Familiar e Profissional.
• 4 fatos que provam que o contador é o melhor parceiro das empresas de sucesso
O mundo dos negócios anda muito disputado e empreender no Brasil nunca foi tão concorrido
• Ouvir o Cliente pode reduzir os Custos e Aumentar as Vendas
Fingir que está escutando não significa estar ouvindo o dobro do que é falado, pois não se está presente no diálogo.
• Como liderar pessoas na era da hipercompetitividade?
Especialista IBE-FGV analisa mercado e dá dicas para se destacar em um cenário que muda a cada segundo