Banner
Notícias
Um bom líder consegue extrair o melhor de cada pessoa, comandando sua equipe de modo que seus integrantes possam ter suas próprias ideias e agir de acordo com elas. Mas, para isso, é preciso que o líder tenha algumas características fundamentais que lhe conferem a credibilidade necessária a exercer o cargo de liderança.
Algumas das características fundamentais do bom líder são: integridade, firmeza, motivação, empatia, imparcialidade, autoconfiança, sensibilidade, autoconhecimento, criatividade e humildade. Além disso, é importante ter iniciativa, flexibilidade, determinação, responsabilidade, garra, dinamismo, serenidade e zelo.
Um bom líder precisa ter conhecimento do seu trabalho, ser ético e observador, saber influenciar as pessoas e se relacionar com outros, ser amigo e comprometido com a organização, sem ter medo de correr riscos. Ele também precisa respeitar para ser respeitado, saber ouvir e conversar, ter estabilidade emocional e capacidade de decisão.
Ser líder não é uma tarefa fácil e ter todas essas qualidades nem sempre é possível. O mais importante é tentar desenvolver o máximo possível de virtudes, de modo a ser cada vez melhor e estabelecer uma eficiente liderança na organização.
QUALIDADES DE UM LÍDER
PERCEBE AS OPORTUNIDADES
O que muitos chamam de sorte, na verdade é o encontro da preparação com a oportunidade. Um bom líder não apenas percebe as oportunidades, como também está pronto para agarrá-las.
PERSEGUE VISÕES
Paciência e persistência são qualidades inerentes a qualquer líder. É preciso saber diferenciar a insistência da persistência — que também é muito importante.
TRANSFORMA PROBLEMAS EM SITUAÇÕES
O líder tem a capacidade de enxergar as situações por diferentes ângulos, trazendo a tona diversas possibilidades de resolução, minimizando os problemas.
TRAÇAM ESTRATÉGIAS
O líder traça estratégias de modo que os bons resultados são alcançados não por acaso, mas por fruto de análise e planejamentos consistentes.
EXERCEM INFLUÊNCIA
A influência envolve utilização de meios que estimulam e incitam o pensamento e a opinião, bem como o comportamento.
OBSERVAM AS PESSOAS
O bom líder também é um bom observador. Ele se concentra nas pessoas e em seu progresso, e sabe estimular a motivem para que todos realizem suas tarefas com eficiência.
INSPIRAM
O líder quer ter a certeza que o seu pessoal sabe da importância do trabalho e, por isso, é fonte de estímulo e inspiração para todos.
Algumas das características fundamentais do bom líder são integridade, motivação, empatia, autoconfiança, sensibilidade, autoconhecimento, criatividade e humildade.
Dicas
-
• Que tipo de líder você gostaria de ser?
Chegar ao topo é fácil, difícil é conquistar o respeito do grupo.
• Disciplina: a chave do sucesso
Tendo disciplina, conseguimos alcançar o sucesso tão desejado, desde que tenhamos uma total compreensão de sua importância.
• Engajamento: 6 dicas para ter sucesso
Pesquisas, CEOs e especialistas de RH endossam a tese de que o engajamento de funcionários é um fator essencial para o bom desempenho de uma empresa.
• Repensando questões estruturais e de atendimento
Seria possível manter a customização do início, quando a empresa ainda era muito pequena?
• O Líder do Futuro e a Competitividade Sustentável
Como desenvolver uma nova geração de líderes preocupada com a Competitividade Sustentável?
• As 10 Características das Pessoas Empreendedoras
As pesquisas de David McLelland, da Universidade de Harvard, revelaram que empreendedores têm 10 características em comum, Veja quais são.
• Administração com liderança dão melhores resultados
Entende-se como administração “a capacidade de executar serviços através de pessoas” ou “trabalho, com indivíduos e grupos, para a realização de objetivos da organização” (Kenneth Blanchard).
• Produtividade para se salvar da crise em 7 passos
Qual é a sua estratégia para este ano?
• 29 perguntas que irão mudar sua empresa
Você sabe utilizar as informações da sua empresa?
• De olho no cliente: como fazer do SAC um trunfo para sua empresa
É imprescindível que o funcionário conheça bem os processos, produtos e serviços da empresa para solucionar as dúvidas dos clientes.