Banner
Notícias
Sentir um perfume ou aroma pode nos fazer lembrar algo distante e nos fazer voltar ao mesmo estado emocional dessa época. Se uma situação negativa tinha um cheiro particular, quando sentirmos esse mesmo perfume em outro tempo e lugar, ficamos chateados, porque já temos uma ancoragem negativa relativa a esse perfume. Podemos criar ancoragens positivas para estados emocionais positivos. Para isso, siga essas sugestões.
Qual é o estado emocional que desejamos ter?
Para realizar a ancoragem, é preciso identificar o estado emocional que desejamos ter. O desejo mais comum é voltar para o estado de tranquilidade, bem estar, paz ou um estado de alegria e euforia. Queremos mudar do negativo para o positivo. O importante é se concentrar no que realmente queremos e não no que não queremos. Se pensarmos “não quero ver um gato amarelo”, certamente nosso cérebro cria a imagem de um gato amarelo. Por exemplo, seria um erro dizer “não quero ficar nervoso”, porque o cérebro não identifica a negação e aceita a palavra nervoso. Mude a negação para “quero ficar tranquilo”.
Criando uma ancoragem
Vamos criar uma ancoragem para relaxar e dormir bem à noite. O importante é identificar o estado emocional que devemos estar para realizar a ancoragem. O próximo passo é pensar em qualquer situação passada em que estávamos tranquilos e relaxados e imaginar com todos os detalhes possíveis. Imagine por exemplo, que foi à praia num domingo de manhã, se deitou na toalha com biquíni e chapéu bege; estava relaxadíssima, ouvindo o som das ondas e sentindo o calor do sol na sua pele. O dia deve ser imaginado com todos os detalhes: as cores do céu, os cheiros, as roupas, os acessórios e os sentimentos.
Pratique e repita muitas vezes a ancoragem e ela se tornará automática. Enquanto imagina esse dia relaxante, coloque a mão no peito, para que sua mente associe o movimento à situação que você está imaginando. Quanto mais detalhes imaginar e quanto mais repetições, melhor funcionará. Toda vez que colocar a mão no peito se sentirá tranquila e relaxada. O gesto de colocar a mão no peito é só um exemplo. Você pode escolher um gesto da sua preferência, como apertar um dedo, pegar no pulso, estalar os dedos, apertar a orelha, etc.
Os atores estão muito acostumados a mudar de um estado emocional para outro em questão de minutos. Dominam suas emoções muito bem, mas utilizam a técnica da ancoragem inadvertidamente. Por exemplo, quando trocam de roupa para atuar, mudam suas emoções porque associam essas roupas ao ensaio que participaram e a mente lembra que, com essa roupa, as emoções são diferentes.
Se você já teve uma boa experiência com alguma roupa em particular, quando tiver que enfrentar uma situação desagradável, use-a e se sentirá mais seguro. A técnica da ancoragem não faz milagres, mas contribui para o seu bem estar, uma vez que a mente é o motor que movimenta o corpo.
A ancoragem é uma das técnicas da PNL, utilizada para criar ou modificar respostas associadas à um estímulo. Inconscientemente estamos expostos à ancoragem, por exemplo, quando ouvimos uma música e nos emocionamos, porque ela nos faz lembrar de alguém ou de uma situação importante. Quando ouvimos essa melodia, nossas emoções retornam no tempo e voltamos a sentir a mesma coisa do passado.
Dicas
-
• Empreendedorismo: A importância da contabilidade
O profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.
• Cuidados na contratação de temporários para o final de ano
É preciso observar o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho em relação a contratações temporárias para evitar autuações da Justiça do Trabalho
• Cinco passos para se planejar para 2015
O cenário atual mostra a economia com números não muito favoráveis, o que torna ainda mais essencial o planejamento dos negócios para os próximos meses
• Inconsciente comanda nossas decisões, mostram pesquisas
Subliminar é o termo para qualificar ações, informações e sentimentos que ocorrem abaixo do limite da consciência e é também o título do novo livro do físico americano Leonard Mlodinow.
• Comunicação: prioridade a todo tipo de organização
A publicidade certa para pequenas, médias e grandes empresas
• Como falar sobre assuntos delicados no ambiente de trabalho
Saber dialogar é um dos requisitos para que você tenha sucesso na sua carreira, sobretudo quando o tema em pauta é controverso. Conheça algumas dicas para se sair bem nessas situações
• Opinião do funcionário pode ajudar no planejamento estratégico da empresa
Ações de engajamento e feedback costumam fazer a diferença na hora de traçar metas futuras. A participação dos colaboradores deve aumentar o comprometimento da equipe, diz especialista
• Informação: o primeiro passo para as grandes decisões
Por que nossos gestores ainda se informam tão pouco antes de escolherem os rumos a ser tomados?
Francisca Paris • Perfeccionismo ou excelência? Se o desejo de melhorar é certamente positivo, se levado à exasperação e ao extremo, prejudica o profissional e se torna negativo • Atendimento mágico - como surpreender e encantar o cliente Uma das principais atitudes do empreendedor de sucesso é atrair, reter e encantar seus clientes, internos e externos