Banner
Notícias
Sentir um perfume ou aroma pode nos fazer lembrar algo distante e nos fazer voltar ao mesmo estado emocional dessa época. Se uma situação negativa tinha um cheiro particular, quando sentirmos esse mesmo perfume em outro tempo e lugar, ficamos chateados, porque já temos uma ancoragem negativa relativa a esse perfume. Podemos criar ancoragens positivas para estados emocionais positivos. Para isso, siga essas sugestões.
Qual é o estado emocional que desejamos ter?
Para realizar a ancoragem, é preciso identificar o estado emocional que desejamos ter. O desejo mais comum é voltar para o estado de tranquilidade, bem estar, paz ou um estado de alegria e euforia. Queremos mudar do negativo para o positivo. O importante é se concentrar no que realmente queremos e não no que não queremos. Se pensarmos “não quero ver um gato amarelo”, certamente nosso cérebro cria a imagem de um gato amarelo. Por exemplo, seria um erro dizer “não quero ficar nervoso”, porque o cérebro não identifica a negação e aceita a palavra nervoso. Mude a negação para “quero ficar tranquilo”.
Criando uma ancoragem
Vamos criar uma ancoragem para relaxar e dormir bem à noite. O importante é identificar o estado emocional que devemos estar para realizar a ancoragem. O próximo passo é pensar em qualquer situação passada em que estávamos tranquilos e relaxados e imaginar com todos os detalhes possíveis. Imagine por exemplo, que foi à praia num domingo de manhã, se deitou na toalha com biquíni e chapéu bege; estava relaxadíssima, ouvindo o som das ondas e sentindo o calor do sol na sua pele. O dia deve ser imaginado com todos os detalhes: as cores do céu, os cheiros, as roupas, os acessórios e os sentimentos.
Pratique e repita muitas vezes a ancoragem e ela se tornará automática. Enquanto imagina esse dia relaxante, coloque a mão no peito, para que sua mente associe o movimento à situação que você está imaginando. Quanto mais detalhes imaginar e quanto mais repetições, melhor funcionará. Toda vez que colocar a mão no peito se sentirá tranquila e relaxada. O gesto de colocar a mão no peito é só um exemplo. Você pode escolher um gesto da sua preferência, como apertar um dedo, pegar no pulso, estalar os dedos, apertar a orelha, etc.
Os atores estão muito acostumados a mudar de um estado emocional para outro em questão de minutos. Dominam suas emoções muito bem, mas utilizam a técnica da ancoragem inadvertidamente. Por exemplo, quando trocam de roupa para atuar, mudam suas emoções porque associam essas roupas ao ensaio que participaram e a mente lembra que, com essa roupa, as emoções são diferentes.
Se você já teve uma boa experiência com alguma roupa em particular, quando tiver que enfrentar uma situação desagradável, use-a e se sentirá mais seguro. A técnica da ancoragem não faz milagres, mas contribui para o seu bem estar, uma vez que a mente é o motor que movimenta o corpo.
A ancoragem é uma das técnicas da PNL, utilizada para criar ou modificar respostas associadas à um estímulo. Inconscientemente estamos expostos à ancoragem, por exemplo, quando ouvimos uma música e nos emocionamos, porque ela nos faz lembrar de alguém ou de uma situação importante. Quando ouvimos essa melodia, nossas emoções retornam no tempo e voltamos a sentir a mesma coisa do passado.
Dicas
-
• Tipos de Treinamentos Comportamentais
O ser humano passa por diversas fases em sua vida, e todas as experiências que vamos adquirindo no decorrer do tempo formam nossa visão de mundo. Estas experiências aliadas a fatores culturais, educação familiar e convívio social vão formando o caráter e as convicções de cada indivíduo.
• Escolha o mais importante - trabalhe menos e entregue mais
Trabalhe menos e entregue mais. O Princípio de Pareto propõe uma nova forma de encarar suas atividades dentro e fora do escritório
• Como negociar com alguém mais poderoso do que você
Saber ouvir e perguntar as perguntas certas, além de se manter flexível, são algumas das dicas dos especialistas
• 10 perguntas e respostas sobre cotas em concursos públicos
Recentemente, a lei passou a reservar a negros e pardos 20% das vagas em concursos públicos; tire suas dúvidas sobre a aplicação da regra
• O que fazer aos 20 para ter sucesso aos 30 anos
Para especialistas, mais do que buscar o emprego dos sonhos, jovens deveriam se preocupar em conhecer mais o mundo ao seu redor e a si mesmos
• 5 características de empreendedores que fazem a diferença
Professora fala sobre o que é preciso ter ou desenvolver para ser um empreendedor de verdade
5 características de empreendedores que fazem a diferença
Respondido por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo • 6 mitos e verdades sobre trabalho em equipe Tarefas em grupo são um pesadelo para você? Listamos ideias falsas e verdadeiras sobre o perfil de quem curte (ou não) participar de projetos coletivos • Cinco respostas para começar a fazer exercícios sem gastar muito dinheiro Veja abaixo algumas dicas para começar agora • 10 hábitos que estão matando a sua produtividade Mensagens de celular? Redes sociais? Reuniões? Veja os fatores que mais atrasam as entregas nas empresas, segundo pesquisa do CareerBuilder • 6 fatores que podem estar atrasando a sua promoção Contexto econômico, tamanho da empresa e incompatibilidade de perfil levam à estagnação de uma carreira; entenda o que pode estar emperrando o seu crescimento