Banner
Notícias
Fernando Mazon
Muitas são os termos estrangeiros que viram técnicos: brainstorm, lead, deadline, CRM, Workflow etc. Hoje queremos dar ênfase em uma palavra de origem francesa: “rapport”.
O termo é muito utilizado na programação neurolingüística e significa “sintonia”. Em geral, rapport nos mostra como criar um contexto de semelhança com as pessoas e aproveitar esta condição de proximidade.
É uma difícil missão: criar um grau de empatia e semelhança tão grande que o cliente o veja como alguém igual a ele. Os benefícios são claros: primeiro que é muito mais fácil comprar de quem é seu amigo; segundo que se você é igual a ele, entende as suas necessidades e por isso o atenderá melhor.
Não é à toa que psicanalistas falam de Rapport sem parar. A necessidade de criar um contexto onde seu paciente sinta-se a vontade para abrir seus maiores segredos e dilemas sem ser julgado faz com que eles busquem constantemente essa proximidade. Na busca pela “sintonia ideal com o cliente”, seguem algumas dicas:
Descubra pontos em comum
Não necessariamente você precisa ser “igual” a alguém para usar a técnica do Rapport. Mas temos coisas em comum com todo mundo. Não importa o quanto a “outra pessoa” possa parecer diferente, em alguma coisa vocês são iguais: o time de futebol, o bairro em que moram, a formação acadêmica, o hobby das horas vagas. Quando o vendedor está preocupado em estabelecer uma sintonia, ele observará os pequenos detalhes para criar pontos em comum.
Não force a barra
É comum a vendedores que querem desesperadamente criar uma relação de empatia agirem de maneira artificial. Ou pior, cometerem grandes gafes. Como o caso do vendedor que elogiou a saia curta da secretária do cliente sem saber que ela era na verdade a esposa dele. MUITO CUIDADO!
O corpo fala
Alguns coachs espelham os gestos de seus clientes para deixá-los mais à vontade. Se o cliente cruza as pernas, eles cruzam também (de maneira sutil). Inclusive o tom de voz e a respiração devem adaptar-se de acordo com quem está à sua frente. Ele fala rápido? Evite falar devagar, pois pode causar impaciência. Ele fala devagar? Evite falar rápido para não causar nervosismo.
Se interessou pelo assunto? O autor Tony Robbins dedica um capítulo inteiro ao Rapport eu seu livro “PNL – Poder Sem Limites”. Vale a pena o estudo!
Explicação do conceito de Rapport e pontos a serem trabalhados em um primeiro contato
Dicas
-
• Como liderar equipes de gerações diferentes?
Especialista defende que colaboradores que têm idades diferentes podem trabalhar em sinergia
• Oito dicas para melhorar a colaboração nas empresas
Faço parte daqueles que têm uma forte sensação de que os modelos de gestão estão ficando obsoletos e que são necessárias novas formas de atuar, porém com a desconfortável consciência de que não sabem exatamente como.
• Sucesso na Vida Profissional com Coaching
Ter sucesso na vida profissional é meta de basicamente todo mundo, aliás, todos querem ter uma carreira longa, saudável, produtiva e que lhe renda uma vida confortável.
• Faça um esforço, para ser melhor, a cada dia
Ser melhor a cada dia é evoluir no caminho do bem. O ser humano precisa reencontrar a paz interior para poder viver melhor.
• Dono da Felicidade
Equilibrio faz com que as coisas fluam naturalmente!!
• Menos carisma, mais liderança
Existem pontos críticos envolvidos no exercício da liderança e para vê-los é preciso olhar além da liderança carismática
• Conheça as seis fases do fracasso e sua importância para o sucesso
O sucesso e o fracasso podem parecer duas coisas completamente distintas para você. Mas para mim, não. Ele mostra que os dois estão interligados e que é praticamente impossível obter a vitória sem nunca ter fracassado.
• Pesquisas imprescindíveis para sua empresa em 2016
Com essas informações, é mais fácil tomar decisões com segurança e assertividade
• Marketing pessoal no trabalho (ou: Como não ser demitido no meio da crise)
Demonstrar seus conhecimentos, habilidades e atitudes é tão importante quanto cumprir seu papel no dia a dia, afirma especialista
• O atendimento da sua loja realmente encanta seus clientes?
Com a concorrência acirrada e a crise apertando cada vez mais o bolso dos consumidores, oferecer um bom atendimento já não é sinônimo de diferencial, mas um item básico para a sobrevivência de qualquer negócio