Banner
Notícias
Camila Lam
Não basta ter uma ideia de negócio e capital para investir. O sucesso de uma pequena empresa ou startup depende muito do perfil do empresário. O empreendedor nato tem um conjunto de características indispensáveis. “É otimista, tem coragem para aceitar riscos e um desejo de ser protagonista”, explica Pablo Ribeiro, diretor de Pesquisa e Mobilização da Endeavor.
Para Alessandro Leite, gerente do Sebrae-SP, é possível desenvolver determinados comportamentos para quem deseja ser bem sucedido gerenciando o próprio negócio.
“Tem que ter um propósito, o empreendedor precisa fazer uma coisa que ele acredita”, completa Alessandro Saade, professor do Master em Empreendedorismo e Novos Negócios da Business School São Paulo. Veja algumas habilidades comportamentais indispensáveis para quem quer empreender.
1. Iniciativa
Colocar em prática uma ideia de negócio quando muitas pessoas tentam te convencer a não fazer é muito difícil. “Muitos enxergam as oportunidades, mas não conseguem colocar em prática porque não tem iniciativa”, resume Leite.
2. Capacidade de planejamento
Ter metas e monitorar as informações de uma empresa são atitudes necessárias para quem deseja crescer de maneira planejada. Para Leite, montar um plano de negócios no começo da empreitada e depois deixar de lado não é recomendável.
“O empreendedor precisa saber o quanto ele precisa vender para dar certo, o quanto precisa para ter de lucro. Tem que ter indicadores para acompanhar o negócio dele”, completa Saade.
3. Autoconfiança
Confiar em suas próprias opiniões e transmitir confiança para sua equipe são comportamentos essenciais para quem almeja ter sucesso no mundo do empreendedorismo.
Para Ribeiro, discutir os dilemas com alguém que você confia é uma maneira de trabalhar a autoconfiança. O mentor pode ser desde o investidor do negócio a um profissional experiente no mercado.
4. Liderança
Mesmo um profissional tendo trabalhado durante muito tempo como subordinado é possível que ele seja o líder de sua empresa. “Empreendedor que fica mais preso no operacional acaba deixando de se desenvolver. E isso acaba refletindo no negócio”, ressalta Leite.
“Ele pode ser muito bom tecnicamente, mas tem que ter noção de gestão”, afirma Saade. Entretanto, ele explica que, muitas vezes, é recomendável contratar alguém do que desenvolver a competência. Segundo Ribeiro, montar um time de sucesso é uma habilidade que nem todos os empresários possuem e que faz a diferença.
5. Perseverança
Desistir com facilidade não faz parte do dia a dia de nenhum empreendedor de sucesso. “Não vai acertar de primeira, errar ajuda a conseguir ir para frente. Faz parte do sucesso ele errar”, resume Saade. E é o empreendedor que tem perseverança para continuar que pode se destacar no mercado.
Veja algumas habilidades comportamentais indispensáveis para quem quer empreender.
Dicas
-
• Empreendedorismo: A importância da contabilidade
O profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.
• Cuidados na contratação de temporários para o final de ano
É preciso observar o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho em relação a contratações temporárias para evitar autuações da Justiça do Trabalho
• Cinco passos para se planejar para 2015
O cenário atual mostra a economia com números não muito favoráveis, o que torna ainda mais essencial o planejamento dos negócios para os próximos meses
• Inconsciente comanda nossas decisões, mostram pesquisas
Subliminar é o termo para qualificar ações, informações e sentimentos que ocorrem abaixo do limite da consciência e é também o título do novo livro do físico americano Leonard Mlodinow.
• Comunicação: prioridade a todo tipo de organização
A publicidade certa para pequenas, médias e grandes empresas
• Como falar sobre assuntos delicados no ambiente de trabalho
Saber dialogar é um dos requisitos para que você tenha sucesso na sua carreira, sobretudo quando o tema em pauta é controverso. Conheça algumas dicas para se sair bem nessas situações
• Opinião do funcionário pode ajudar no planejamento estratégico da empresa
Ações de engajamento e feedback costumam fazer a diferença na hora de traçar metas futuras. A participação dos colaboradores deve aumentar o comprometimento da equipe, diz especialista
• Informação: o primeiro passo para as grandes decisões
Por que nossos gestores ainda se informam tão pouco antes de escolherem os rumos a ser tomados?
Francisca Paris • Perfeccionismo ou excelência? Se o desejo de melhorar é certamente positivo, se levado à exasperação e ao extremo, prejudica o profissional e se torna negativo • Atendimento mágico - como surpreender e encantar o cliente Uma das principais atitudes do empreendedor de sucesso é atrair, reter e encantar seus clientes, internos e externos