Banner
Notícias
Alexandre Ferrão
Você sabe utilizar as informações da sua empresa? A pergunta é óbvia, mas garanto que uma parte significativa dos empresários não sabe respondê-la!
E sendo um pouco mais incisivo na pergunta como, por exemplo, nas questões abaixo, menos respostas claras eu terei e mais dúvidas serão geradas.
E são estas dúvidas que colocam em xeque o modo como algumas empresas são planejadas,vamos então para as primeiras perguntas, observe:
Como você utiliza as informações geradas pela sua contabilidade?
Sabe mensalmente o lucro da empresa através de uma demonstração contábil?
Tem contabilmente o controle das suas despesas e do seu faturamento?
E a evolução do seu patrimônio? Você sabe?
Vamos para questões que envolvem custos, mas não distantes da contabilidade:
Qual o custo dos seus produtos? E o custo dos seus serviços….você sabe?
E margem de contribuição de cada produto? Você tem esse controle?
O ponto de equilíbrio você sabe? O quanto tem de vender ou de prestar serviços para não ter prejuízo…você sabe?
Financeiramente você poderia dizer:
A previsão de quanto terá em caixa daqui a 30 dias? E daqui a 60 dias?
Sua empresa pode adquirir um equipamento novo e ter a certeza que recuperará o investimento em 6 meses, por exemplo?
A empresa está gastando de acordo com o orçamento anual?
E quanto ao mercado em que seu negócio está inserido, você pode me responder:
Como está a concorrência? O que ela tem aplicado de novo ao negócio?
Sabe as novas tendências do seu negócio?
Existe alguma mudança em que você possa obter vantagem ou até evitar prejuízos?
Você tem metas, objetivos para curto médio e longo prazo?
Vamos às perguntas que exigem mais percepção, vamos a parte humana do negócio:
Os seus funcionários são engajados ao negócio? Você percebe isto?
Eles estão motivados? Você sabe os que os motiva?
Conhece mais detalhes dos seus colaboradores? Eles estudam? Onde moram? E com quem? Quais seus objetivos?
Eles tem dificuldade de relacionamento dentro empresa?
Estão satisfeitos com o emprego?
E quanto à tecnologia:
Como sua empresa utiliza a internet?
Considera seu site bem efetivo, elaborado e atrativo?
Utiliza as redes sociais para relacionar-se com os clientes?
A empresa cria conteúdos úteis e atrativos para os clientes?
Sua estrutura tecnológica é boa? Seus computadores são rápidos e facilitam o trabalho?
Seus dados são guardados com segurança? Existe backup das informações?
E chegamos aos clientes:
Eles estão satisfeitos? Se a resposta for sim, como sabe disto?
Você mantém uma relação próxima e ativa com seus clientes: manda mensagem no aniversário, liga em datas especiais? Faz ofertas do interesse dele?
Envia e-mail marketing somente para oferecer produtos ou serviços?
E como está o atendimento a esse cliente? Ele é bem tratado? Tem certeza? Como?
Estas perguntas são um exercício de reflexão, para que você questione a forma de administrar, para que avalie como conduz sua empresa hoje, se realmente é a mais adequada para ter um futuro longo, sustentável e lucrativo.
Se você percebeu que precisa de ajuda para fazer sua empresa sair do lugar ou ainda para fazê-la crescer de modo organizado, tente primeiro encontrar algumas respostas junto com sua equipe, após procure ajuda profissional, é nessas horas que a gestão de marketing é essencial.
Você sabe utilizar as informações da sua empresa?
Dicas
-
• 10 Dicas para ter uma Carreira Profissional de Sucesso
Ter uma carreira profissional de sucesso é o sonho de muitas pessoas, já que garante estabilidade financeira e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. Por isso, confira algumas dicas para quem pretende se sair bem na profissão que escolheu ou que pretende seguir.
• "Líderes devem dedicar tempo às pessoas", defende especialista
"As empresas precisam focar o desenvolvimento de seus líderes que atuam diretamente no comando das equipes, tanto gestores tático-operacionais quanto coordenadores", afirma Manu Maia
• Inclusão de ICMS na base de cálculo do PIS e COFINS
Uma questão muito discutida quando o assunto é PIS e COFINS é sobre a validade da inclusão do ICMS na sua base de cálculo.
• Seis comportamentos – para não adotar – no atendimento ao cliente
Os comportamentos listados a seguir garantem o primeiro lugar nesta competição.
• ATRAVÉS DE UMA MENTE BEM DIRECIONADA, PODEMOS MUDAR O RUMO DOS ACONTECIMENTOS E CRIAR QUALQUER COISA QUE DESEJARMOS!
A intenção deste artigo é compartilhar informações que podem ser úteis na construção da felicidade como estado mental permanente. Essas informações dizem respeito ao processo criação da felicidade.
• A importância da comunicação interna dentro das corporações
As empresas precisam se adequar as gerações contemporâneas que possuem sua própria maneira de se comunicar e trabalhar
• Indústria reage à crise, mas demanda fraca freia retomada
A retomada é puxada pela produção de bens de capital, sobretudo de equipamentos de transporte industrial.
• Como obter sucesso profissional
O sucesso profissional é um conceito subjetivo. Reconhecimento no mercado, conforto financeiro, carro da empresa, viagens internacionais, “virar chefe”, ter o próprio negócio ou alcançar um cargo no alto escalão da empresa podem ser a medida do sucesso para algumas pessoas. Para outras, a ideia de sucesso profissional está ligada a ter mais tempo para a família, ter desafios intelectuais, ou até trabalhar menos. Independentemente do que você considera sucesso profissional, existem atitudes que podem ajudá-lo a trilhar o caminho para atingir e manter seus objetivos de carreira.
• "Líder humano" substitui "chefe frio" na nova era corporativa
Para ter sucesso nos negócios, a primeira coisa que a empresa deve fazer é se preocupar com o bem-estar de seus profissionais e contar com líderes mais humanizados.
• COLECIONE MOMENTOS E SEJA FELIZ!
Não é novidade que a vida é feita de desafios, não e mesmo? Cada ser é especial justamente por ser único!