Banner
Notícias
Alexandre Ferrão
Você sabe utilizar as informações da sua empresa? A pergunta é óbvia, mas garanto que uma parte significativa dos empresários não sabe respondê-la!
E sendo um pouco mais incisivo na pergunta como, por exemplo, nas questões abaixo, menos respostas claras eu terei e mais dúvidas serão geradas.
E são estas dúvidas que colocam em xeque o modo como algumas empresas são planejadas,vamos então para as primeiras perguntas, observe:
Como você utiliza as informações geradas pela sua contabilidade?
Sabe mensalmente o lucro da empresa através de uma demonstração contábil?
Tem contabilmente o controle das suas despesas e do seu faturamento?
E a evolução do seu patrimônio? Você sabe?
Vamos para questões que envolvem custos, mas não distantes da contabilidade:
Qual o custo dos seus produtos? E o custo dos seus serviços….você sabe?
E margem de contribuição de cada produto? Você tem esse controle?
O ponto de equilíbrio você sabe? O quanto tem de vender ou de prestar serviços para não ter prejuízo…você sabe?
Financeiramente você poderia dizer:
A previsão de quanto terá em caixa daqui a 30 dias? E daqui a 60 dias?
Sua empresa pode adquirir um equipamento novo e ter a certeza que recuperará o investimento em 6 meses, por exemplo?
A empresa está gastando de acordo com o orçamento anual?
E quanto ao mercado em que seu negócio está inserido, você pode me responder:
Como está a concorrência? O que ela tem aplicado de novo ao negócio?
Sabe as novas tendências do seu negócio?
Existe alguma mudança em que você possa obter vantagem ou até evitar prejuízos?
Você tem metas, objetivos para curto médio e longo prazo?
Vamos às perguntas que exigem mais percepção, vamos a parte humana do negócio:
Os seus funcionários são engajados ao negócio? Você percebe isto?
Eles estão motivados? Você sabe os que os motiva?
Conhece mais detalhes dos seus colaboradores? Eles estudam? Onde moram? E com quem? Quais seus objetivos?
Eles tem dificuldade de relacionamento dentro empresa?
Estão satisfeitos com o emprego?
E quanto à tecnologia:
Como sua empresa utiliza a internet?
Considera seu site bem efetivo, elaborado e atrativo?
Utiliza as redes sociais para relacionar-se com os clientes?
A empresa cria conteúdos úteis e atrativos para os clientes?
Sua estrutura tecnológica é boa? Seus computadores são rápidos e facilitam o trabalho?
Seus dados são guardados com segurança? Existe backup das informações?
E chegamos aos clientes:
Eles estão satisfeitos? Se a resposta for sim, como sabe disto?
Você mantém uma relação próxima e ativa com seus clientes: manda mensagem no aniversário, liga em datas especiais? Faz ofertas do interesse dele?
Envia e-mail marketing somente para oferecer produtos ou serviços?
E como está o atendimento a esse cliente? Ele é bem tratado? Tem certeza? Como?
Estas perguntas são um exercício de reflexão, para que você questione a forma de administrar, para que avalie como conduz sua empresa hoje, se realmente é a mais adequada para ter um futuro longo, sustentável e lucrativo.
Se você percebeu que precisa de ajuda para fazer sua empresa sair do lugar ou ainda para fazê-la crescer de modo organizado, tente primeiro encontrar algumas respostas junto com sua equipe, após procure ajuda profissional, é nessas horas que a gestão de marketing é essencial.
Você sabe utilizar as informações da sua empresa?
Dicas
-
• Sistema Híbrido para trabalho entre home office e escritório uma vez por semana
Uma tendência que começa a se desenhar na vida pós-home office, é a de múltiplos escritórios para uma mesma empresa
• Certificado digital é aliado das empresas na criação de uma cultura de proteção de dados
Segundo estudo do Unisys, 71% dos brasileiros não se sentem seguros quando o assunto é proteção de dados
• Covid-19: PGFN estabelece condições para negociação de tributos
Condições para transação por adesão para tributos federais vencidos no período de março a dezembro de 2020
• Conta-salário no Pix pode revolucionar gestão de folha de pagamentos
BC anunciou o ingresso de contas-salário no novo sistema de pagamentos brasileiro (Pix) para o primeiro trimestre deste ano
Por Folhapress • Tempo médio para abrir empresas foi reduzido no Brasil Em 2020, foram abertas 3.359.750 empresas, um aumento de 6% na abertura de negócios em relação ao ano anterior • Autônomos lideram no interesse em abrir próprio negócio em 2021 Do total de entrevistados para a pesquisa, um em cada cinco pretende abrir uma empresa este ano • Balcão Único: governo lança projeto que simplifica a abertura de empresas Novo sistema permite abertura de empresas de forma digital, reduzindo tempo para abrir um negócio. • Receita disponibiliza nova versão do App MEI A atualização permite que contribuintes solicitem a restituição de valores relativos ao INSS • Quais são as vantagens de ser MEI? Sabe aquela história de quanto mais você trabalha, mais sorte você tem na vida? Este é um destes casos. • O Pix e as mudanças para as empresas de contabilidade Contadores e empresas contábeis necessitam adequar seus sistemas