Banner
Notícias
Alexandre Ferrão
Você sabe utilizar as informações da sua empresa? A pergunta é óbvia, mas garanto que uma parte significativa dos empresários não sabe respondê-la!
E sendo um pouco mais incisivo na pergunta como, por exemplo, nas questões abaixo, menos respostas claras eu terei e mais dúvidas serão geradas.
E são estas dúvidas que colocam em xeque o modo como algumas empresas são planejadas,vamos então para as primeiras perguntas, observe:
Como você utiliza as informações geradas pela sua contabilidade?
Sabe mensalmente o lucro da empresa através de uma demonstração contábil?
Tem contabilmente o controle das suas despesas e do seu faturamento?
E a evolução do seu patrimônio? Você sabe?
Vamos para questões que envolvem custos, mas não distantes da contabilidade:
Qual o custo dos seus produtos? E o custo dos seus serviços….você sabe?
E margem de contribuição de cada produto? Você tem esse controle?
O ponto de equilíbrio você sabe? O quanto tem de vender ou de prestar serviços para não ter prejuízo…você sabe?
Financeiramente você poderia dizer:
A previsão de quanto terá em caixa daqui a 30 dias? E daqui a 60 dias?
Sua empresa pode adquirir um equipamento novo e ter a certeza que recuperará o investimento em 6 meses, por exemplo?
A empresa está gastando de acordo com o orçamento anual?
E quanto ao mercado em que seu negócio está inserido, você pode me responder:
Como está a concorrência? O que ela tem aplicado de novo ao negócio?
Sabe as novas tendências do seu negócio?
Existe alguma mudança em que você possa obter vantagem ou até evitar prejuízos?
Você tem metas, objetivos para curto médio e longo prazo?
Vamos às perguntas que exigem mais percepção, vamos a parte humana do negócio:
Os seus funcionários são engajados ao negócio? Você percebe isto?
Eles estão motivados? Você sabe os que os motiva?
Conhece mais detalhes dos seus colaboradores? Eles estudam? Onde moram? E com quem? Quais seus objetivos?
Eles tem dificuldade de relacionamento dentro empresa?
Estão satisfeitos com o emprego?
E quanto à tecnologia:
Como sua empresa utiliza a internet?
Considera seu site bem efetivo, elaborado e atrativo?
Utiliza as redes sociais para relacionar-se com os clientes?
A empresa cria conteúdos úteis e atrativos para os clientes?
Sua estrutura tecnológica é boa? Seus computadores são rápidos e facilitam o trabalho?
Seus dados são guardados com segurança? Existe backup das informações?
E chegamos aos clientes:
Eles estão satisfeitos? Se a resposta for sim, como sabe disto?
Você mantém uma relação próxima e ativa com seus clientes: manda mensagem no aniversário, liga em datas especiais? Faz ofertas do interesse dele?
Envia e-mail marketing somente para oferecer produtos ou serviços?
E como está o atendimento a esse cliente? Ele é bem tratado? Tem certeza? Como?
Estas perguntas são um exercício de reflexão, para que você questione a forma de administrar, para que avalie como conduz sua empresa hoje, se realmente é a mais adequada para ter um futuro longo, sustentável e lucrativo.
Se você percebeu que precisa de ajuda para fazer sua empresa sair do lugar ou ainda para fazê-la crescer de modo organizado, tente primeiro encontrar algumas respostas junto com sua equipe, após procure ajuda profissional, é nessas horas que a gestão de marketing é essencial.
Você sabe utilizar as informações da sua empresa?
Dicas
-
• Mapeamento comportamental ajuda líderes a melhorar desempenho de equipes
Colocar a pessoa certa no lugar certo é a maneira mais assertiva de conseguir um ambiente de trabalho produtivo e motivado
• Como conciliar empresa familiar e desenvolvimento profissional
Como conciliar empresa familiar e desenvolvimento profissional
• Supere os cinco desafios de todo empresário no mundo dos negócios
Consultor fala sobre como vencer os principais problemas para quem empreende; confira
• Tédio no trabalho? Romantize os negócios
No livro "The Business Romantic", o consultor de marketing Tim Leberecht propõe reavivar as emoções dos primeiros dias de uma empresa para reencontrar a plenitude da vida
• Visão sistêmica é importante para todos
Neste artigo, desenvolvemos nossas percepções do conceito, significado e importância da competência visão sistêmica para uma prática de gestão eficaz
• Uma dor de cabeça chamada inflação
O governo federal definiu como centro da meta de inflação o índice, de 4,5% ao ano, mas nos últimos meses o IPCA disparou
• Mudanças no Marketing e Publicidade atraem e fidelizam clientes
Milhares de consumidores tiveram seu poder de compra elevado nos últimos anos, e de olho neles, as empresas inovaram em estratégias para atrair e fidelizar
• Novo Código de Processo Civil deve acelerar processos e estimular conciliação
O novo regulamento também prevê que os tribunais tomem uma só decisão para demandas iguais
• Planejamento sucessório: Holding familiar gera economia tributária
Mesmo com a obrigação do pagamento de todos esses valores, a opção de holding torna-se extremamente vantajosa em relação à opção de abertura de inventário.
• Home office traça novos caminhos para o mercado
Conceito de trabalhar em casa ou de qualquer outro lugar por meio das ferramentas tecnológicas vem crescendo aos poucos no País, mas já é tido como uma tendência