Banner
Notícias
Daniel Castello
Metade do ano já se foi e a sensação de que a crise está aí para ficar começa a se abater sobre até mesmo os mais otimistas. Começa a ficar claro o tamanho e a profundidade do buraco em que entramos.
Nenhuma novidade. Todo mundo sabia que este ano ia ser mais complicado macroeconomicamente que o ano anterior. A tal da crise. Todo mundo sabia que o mar ia estar alto e o vento na cara. Eu sabia. Você sabia. Eu me preparei. Você se preparou?
Qual é a sua estratégia para este ano? Porque, se você prometeu crescimento aos seus investidores, é melhor você ter um bom plano. Você não vai crescer de graça este ano.
E NÃO ADIANTA SÓ REMAR MAIS FORTE. FORÇA BRUTA NÃO VAI RESOLVER.
Crescer na crise requer que você aumente sua produtividade. Você tem que ser capaz de fazer mais com menos. Simples assim. E isto começa com você e com a forma como você gere seu negócio e sua vida.
Você tem que ser mais eficaz. Cada ação sua tem que produzir resultado. Tem um amigo meu que fala que não adianta pescar onde não tem peixe. Adoro esta frase. Eficácia tem a ver com aproveitar todas as jogadas. Sem desespero, sem desleixo, sem retrabalho. Com foco e concentração. Faça valer.
Você tem que ser mais eficiente. Sua energia, seu dinheiro e seu tempo têm que ser gastos da melhor forma possível. Não desperdice nada. Deixe de fazer tudo que não tem um motivo para ser realizado. Traga cada ação para a consciência. Não se distraia. Não jogue para a torcida.
Você tem que ter uma estratégia. Sem um plano cuidadosamente pensado, você provavelmente vai sair do caminho e vai perder tempo voltando para ele. É claro que as circunstancias vão te desviar do caminho mesmo com um plano, mas é mais eficiente desta forma. Sem um plano, é mais sorte que juízo.
Você precisa ter uma boa estratégia. Para ter uma boa estratégia você precisa ter boas pessoas, bom método e boa informação. Boas pessoas para pensar, bom método para obter o melhor das pessoas e boa informação para ter certeza de que está em contato com a realidade.
Você precisa saber executar bem. Executar bem é difícil. Sem uma estratégia que sirva de alinhamento e sem um bom método que garanta a cooperação entre as diversas áreas é mais difícil ainda…
Você precisa olhar os resultados de perto. Bater bumbo o tempo todo e ter agilidade para mudar quando perceber que a insistência não está adiantando.
Você precisa ter gente boa do seu lado. Ou você vai cansar… E perder o vigor e a clareza mental. Aproveite que vai ter um monte de gente boa por aí e faça boas trocas com o mercado. Livre-se de quem não é bom o suficiente. Aproveite e se livre dos mal-humorados, dos pessimistas, dos chatos… Cuide do clima da mesma forma que cuida do caixa.
Ah! E não tenha medo de inovar. Um pouco de risco não faz mal a ninguém. Este é um excelente momento para se diferenciar, seja por custo ou por atributos superiores. Só tome um cuidado: ganhe mercado, mas não comprometa caixa à toa.
Tenho insistido neste ponto, mas vou repetir: não tenha medo de crise! Anos difíceis são bons para quem é gestor profissional. Você se diferencia naturalmente… E sai mais forte e mais valioso do outro lado.
Aproveite!
Artigo originalmente publicado no portal da Endeavor Brasil, organização mundial de fomento ao empreendedorismo. Conheça mais sobre a Endeavor e seus conteúdos: www.endeavor.org.br
Qual é a sua estratégia para este ano?
Dicas
-
• Conheça quais são os tipos de impostos para cada tipo de empresa
Muitas dúvidas surgem na hora de abrir uma empresa. Uma delas é saber qual regime tributário será aplicado a ela. Afinal, é necessário saber quais são os tipos de impostos que a empresa precisará pagar e suas respectivas alíquotas.
• Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco a partir de julho
Anteriormente prevista para entrar em operação em março, a nova plataforma que interligará a base de dados dos bancos só entrará em operação em julho
• 12 dicas infalíveis para se tornar uma pessoa resiliente
Você é estressado e tem hábitos autossabotantes? Vive intoxicado pelas próprias atitudes tomadas no dia a dia? Então, conheça a resiliência e veja como ela pode ser útil em sua vida
• 25 coisas que pessoas de sucesso se recusam a fazer
Coisa número #ˆ6: Pessoas de sucesso se recusam a adotar o pensamento de status quo. Elas sempre fazem a própria pesquisa e sempre pensam por si
• 60 erros de português muito comuns no mundo do trabalho
A comunicação profissional está infestada de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal. Veja os 60 tropeços mais comuns
• Um dia perfeito só depende de nós
Para as dicas que passaremos aqui, vamos considerar um dia de semana comum em um emprego comum. Estamos analisando a rotina.
Como ser feliz no dia-a-dia? • Como ser maduro influencia no equilíbrio emocional no ambiente de trabalho Confira situações corriqueiras em que é necessário ser maduro no ambiente de trabalho • Eu Sei Delegar da Maneira Correta? Não tem tempo para mais nada porque fica o tempo todo focado no seu negócio. • Feedback Dá Muito Lucro! “Os colaboradores são os maiores ativos da empresa.” • Sete maneiras de aumentar a sua capacidade intelectual antes de começar a trabalhar Todos os dias encaramos uma série de desafios pessoais e profissionais. A obrigação eterna de alcançar o sucesso em tudo que fazemos pode afetar a nossa capacidade de concentração, otimismo e até mesmo a nossa força para continuar em frente.