Banner
Notícias

Ernesto Berg
David McClelland, professor da Universidade de Harvard, estudou a fundo o comportamento e as características das pessoas empreendedoras. Abaixo, coloco um resumo de suas pesquisas que servem de base para você avaliar suas próprias aptidões, muito úteis se você pretende trilhar esse caminho. As pesquisas revelaram que os empreendedores:
1 - Se comprometem com o que fazem
Empreendedores fazem esforços incomuns (pessoais ou de equipe) para completarem tarefas, e se esmeram em cultivar a satisfação dos clientes em primeiro lugar. Valorizam o longo prazo acima do lucro de curto prazo.
2 - Estabelecem metas claras
Definem metas objetivas, mensuráveis, de curto prazo e estabelecem objetivos desafiantes de longo prazo, claros e específicos.
3 - Correm riscos calculados
Avaliam alternativas e assumem riscos calculados que variam entre moderados e arrojados. Sabem tomar decisões sob pressão e não se abalam com fracassos.
4 - São persistentes
Empreendedores agem repetida e insistentemente em busca dos objetivos – independente dos obstáculos -, assumem responsabilidade pessoal pelos projetos, sabem ser flexíveis e mudar as estratégias diante de situações complexas ou intransponíveis.
5 - São independentes e autoconfiantes
Demonstram confiança em superar desafios e obstáculos, e acreditam em sua própria capacidade. Sabem manter-se firmes diante de resultados inicialmente desanimadores ou de circunstâncias adversas. Eles lideram pelo exemplo, mais do que por palavras.
6 - Têm iniciativa e buscam oportunidades
Empreendedores agem sem serem solicitados ou pressionados pelas circunstâncias. Procuram sempre expandir o negócio atual e aproveitam as oportunidades que aparecem para começar um novo negócio, obter financiamento, alocar recursos e equipamentos.
7 - Exigem qualidade e eficiência
Descobrem formas de fazerem as coisas mais eficientemente, mais rápidas, mais baratas e de melhor qualidade. Buscam sempre exceder os padrões de excelência.
8 - Persuadem e estabelecem rede de contatos
Empreendedores investem e ampliam ininterruptamente na sua rede de contatos com pessoas-chave visando expandir as relações comerciais. Possuem enorme capacidade de convencer e influenciar pessoas.
9 - Buscam informações de qualidade
Eles procuram obstinadamente obter informações sobre o mercado, clientes, concorrentes e fornecedores. Buscam e consultam regularmente assessorias técnicas e comerciais de especialistas e experts, principalmente na área financeira, vendas, marketing e inovação.
10 - Planejam e monitoram
Empreendedores planejam e definem prazos para atividades de grande porte, subdividindo-as em tarefas menores. Eles revisam continuamente os planos visando adaptá-los às mudanças de mercado ou de cenário. Baseiam-se em registros financeiros precisos para tomar decisões.
As pesquisas de David McLelland, da Universidade de Harvard, revelaram que empreendedores têm 10 características em comum, Veja quais são.
Dicas
-
• O fim dos boletos sem registro
Nova plataforma de cobranças da Febraban começa a valer neste segundo semestre.
• 9 atitudes que não deixam sua vida evoluir
Muitos fatores podem determinar o sucesso ou não dos nossos projetos. Confira alguns deles
• 6 dicas para aumentar a sua produtividade
Geronimo Theml, da Academia da Produtividade, mostra as estratégias de quem é produtivo
• Maus costumes que você precisa abandonar para ser mais produtivo
Sabe o botão soneca? Você deveria parar de usá-lo
• Trabalho intermitente: entenda o que significa isto
“No contrato zero hora, o trabalhador fica à disposição 24 horas por dia. O valor a ser pago pode ser fixado de acordo com o horário que será trabalhado ou com o serviço que será feito.”
• Dez erros tributários que podem levar uma empresa à falência
Conheça os erros mais comuns cometidos pelas empresas relacionados à área tributária.
• Trabalho em equipe: 5 desafios a superar
Ao colocar profissionais com elevada competência e comprometimento trabalhando focados em objetivos estratégicos é possível dominar qualquer empresa, em qualquer mercado, contra quaisquer competidores, em qualquer época
• Como a má comunicação pode afetar a produtividade de sua equipe
Tanto a comunicação verbal quanto a não verbal são capazes de aumentar ou diminuir a credibilidade de quem fala
• 12 sinais de que você pode estar sofrendo da Síndrome de Burnout
Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, ela tem nos workaholics suas vítimas potenciais
• Por que, cedo ou tarde, a Previdência terá que ser reformada
Negar déficit da Previdência é "contabilidade criativa", diz Rogério Nagamine, coordenador de Previdência no Ipea