Banner
Notícias
Carlos Delano
Conversando com um colega professor, chegamos à mesma conclusão sobre o fator que desencadeia o sucesso para qualquer pessoa. A disciplina.
Muita gente odeia essa palavra e a repudia desde a sua infância, mesmo sem saber que teria grande importância na sua trajetória de vida. Pais, mães e educadores, responsáveis pela educação e formação de pessoas, cidadãs, esforçam-se numa força tarefa em busca de condicionar seus pupilos para melhor encarar o mundo e as atividades existentes.
Há quem acredite e defenda que disciplina é um conceito relacionado exclusivamente a gestão do tempo (pontualidade e assiduidade), mas é muito mais do que isso e exemplos são inúmeros: alimentar-se corretamente; escovar os dentes após as refeições, postura correta as sentar-se; conciliação entre estudo e diversão; dentre outros. A criança começa a se condicionar a uma postura que a levará a ser respeitada.
Na escola não é diferente e os profissionais de educação infantil sabem muito bem lidar com aspectos comportamentais. Depara-se com crianças totalmente distantes desse conceito, mas, em contrapartida, percebem outras que demonstram desde pequeninas, atitudes que retratam a formação disciplinar aprendida em casa, pelos responsáveis. Aí vem a necessidade de homogeneizar a turminha e direcioná-los no mesmo perfil.
Passam-se os anos, tornam-se adultos e colhem-se as consequências; e o dito popular se confirma: Colhe-se o que se planta.
Ser disciplinado leva as pessoas ao sucesso, às conquistas, por diversos fatores, como: melhor gestão de tempo, estabelecimento de metas e objetivos, compreensão analítica sobre administração, negócios e principalmente educação.
Na educação, a disciplina é extremamente importante, pois, diante da escolha consciente, e da compreensão da sua real necessidade, muito mais que somente representar conquista profissional, representa ser um instrumento de iniciação de um alicerce de conhecimentos necessários para um encontro, futuro, com tudo aquilo que sempre foi sonhado. Passa a ser visto como parte integrante do processo educativo.
Tendo disciplina, conseguimos alcançar o sucesso tão desejado, desde que tenhamos uma total compreensão de sua importância.
Dicas
-
• O Momento da Verdade do Cliente
Quase sempre ele já vem sabendo o que quer e, se for mal atendido ou ficar insatisfeito, rapidamente muda de empresa
• Você lidera somente pensando em seu bônus?
Ao colocar interesses particulares acima dos coletivos, o lado imaturo e despreparado do líder é posto em evidência
• Cinco atitudes de sucesso do profissional moderno
Em tempos de crise saiba quais são as características mais procuradas pelo RH das Empresas
• Corra atrás dos seus sonhos
Cada pessoa neste mundo tem um sonho que adoraria concretizar.
• Como eliminar a necessidade de aprovação
Todos, em maior ou menor grau, precisam de uma dose de aprovação externa. Somos seres sociais por natureza, mas há uma linha que separa o normal, que todos já sentimos alguma vez, do patológico, onde a pessoa tem problemas pessoais por este motivo.
• O riso cuida de tudo que nos interessa
O riso e o bom humor tem grandes benefícios para a saúde, especialmente quando são compartilhados com os outros.
• A técnica da ancoragem
A ancoragem é uma das técnicas da PNL, utilizada para criar ou modificar respostas associadas à um estímulo. Inconscientemente estamos expostos à ancoragem, por exemplo, quando ouvimos uma música e nos emocionamos, porque ela nos faz lembrar de alguém ou de uma situação importante. Quando ouvimos essa melodia, nossas emoções retornam no tempo e voltamos a sentir a mesma coisa do passado.
• Encontre a felicidade através de emoções positivas
Todos procuramos a felicidade em nossas vidas. Há vários caminhos; alguns bons, outros nem tanto, por isso é importante saber que uma chave fundamental para ser feliz está nas emoções positivas.
• A mente e o coração
Existe realmente distância entre eles? São dois em um? Primeiro o coração… depois a mente? Ou ao contrário? Quem nos guia pela sua verdade…?
• Diga “sim” à vida
No mundo existem milhões de pessoas, mas será que todas estão vivas?