Banner
Notícias
Agrupadas em seis virtudes, características como responsabilidade social, altruísmo, civilidade, tolerância e trabalho com ética, postas em prática, promovem uma vida mais produtiva, equilibrada e feliz.
Psicologia Positiva – como o próprio nome diz – é a ciência que estuda o peso dos aspectos positivos da vida humana – como alegria, felicidade, bem-estar e as atitudes de “desabrochar” e “florescer” – no equilíbrio físico e mental. Seu criador, o psicólogo americano Martin Seligman, a define como “o estudo científico do funcionamento humano ideal que visa descobrir e promover os fatores que permitem que indivíduos e comunidades prosperem”.
Cultivando as emoções positivas, acredita-se que as pessoas possam conquistar uma vida mais feliz em todos os aspectos. É simples: ao invés de se perguntar “o que está errado com essa pessoa?” ou “o que não funciona”, fazer as perguntas “o que funciona?” ou “o que está certo com essa pessoa?”.
A Psicologia Positiva atua em três diferentes níveis: subjetivo, individual e grupo. O nível subjetivo inclui emoções positivas, bem-estar, satisfação, felicidade e otimismo. Refere-se a sentir-se bem, em vez de fazer o bem ou ser uma pessoa boa.
O nível individual tem por objetivo identificar os constituintes para uma “vida boa” e as qualidades pessoais necessárias para ser uma “boa pessoa”. Estuda as forças e virtudes dos indivíduos, sua capacidade para amar e perdoar, coragem, perseverança, originalidade, sabedoria, sensatez e habilidades interpessoais. Já o nível grupo foca nas virtudes cívicas, responsabilidades sociais, altruísmo, civilidade, tolerância, trabalho com ética, instituições positivas e outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da cidadania e das comunidades.
Para aprimorar e manter saudáveis o relacionamento entre grupos – empresa, família, escola – trabalhar as virtudes cívicas é extremamente importante. A seguir mais detalhes sobre as virtudes:
1) Sabedoria e Conhecimento – São forças que envolvem a aquisição e utilização do conhecimento. Envolvem:
Criatividade (Originalidade) – Gostar de ser original e fazer invenções. Gostar de pensar em novas formas de conceituar as coisas.
Curiosidade - Ter interesse em novas experiências e descobertas. Ser um descobridor, estar sempre em busca do novo.
Ter a mente aberta – É ter uma visão imparcial e pensamento crítico a respeito das coisas. Para isto, é necessário examinar todos os ângulos e aceitar diferentes pontos de vista sobre os fatos analisados.
Amor pela aprendizagem – Característica de quem está sempre em busca de novas habilidades, conhecimentos e estudos, seja através do ensino formal ou de maneira pessoal.
Perspectiva e Sabedoria – Ser capaz de prover amplos conselhos e novas visões aos outros. Ter formas de ver o mundo que faça sentido para si e para os outros.
2) Coragem – Força emocional que permite atingir os objetivos em face a obstáculos e oposições internas e externas. Fazem parte desta virtude:
Bravura – Não temer desafios, ameaças, dificuldades ou dor. Agir com convicção mesmo que tenha de tomar uma atitude incomum ou impopular.
Persistência ou Perseverança – Persistir no curso de uma ação ou propósito independente dos obstáculos.
Integridade (Autenticidade, Honestidade) – Mostrar-se de forma genuína, assumindo a responsabilidade pelos próprios atos e sentimentos.
Vitalidade (Entusiasmo) – Viver com entusiasmo e alegria, sentindo-se vivo e ativo.
3) Humanidade – Engloba forças pessoais relativas aos relacionamentos humanos.
Amor - Valorização de relacionamentos próximos, especialmente os que envolvem o cuidar e o afeto recíproco.
Bondade (Generosidade) – Realizar favores e boas ações para as outras pessoas.
Inteligência social (Empatia) – Estar consciente dos motivos e sentimentos de outras pessoas e também aos próprios.
4) Justiça – São as forças e virtudes cívicas que garantem uma vida saudável em comunidade.
Cidadania (Responsabilidade Social / Lealdade / Trabalho em Equipe) – Trabalhar como membro de um grupo ou equipe, sendo fiel a ele.
Equidade (Igualdade) – Tratar todas as pessoas com igualdade e justiça, não deixando sentimentos pessoais influenciarem em suas decisões sobre os outros.
Liderança – Encorajar um grupo do qual se é membro a fazer coisas necessárias, ao mesmo tempo em que mantém boas relações com todos.
5) Temperança – Forças que nos protegem contra o excesso.
Perdão (Misericórdia)– Não carregar mágoas do que os outros nos fizeram, aceitando as limitações dos outros e as próprias. Dar uma segunda chance às pessoas. Não ser vingativo.
Humildade (Modéstia) – Deixar que nossas ações falem por nós mesmos, não acreditando e nem agindo como se fossemos melhor do que os outros.
Prudência – Ser cuidadoso com as escolhas que faz, não assumido riscos desnecessários e nem fazendo coisas das quais possa se arrepender.
Auto-controle (Auto-regulação) – Ser disciplinado, ter o controle sobre o que sente e faz, sobre seus apetites e emoções.
6) Transcendence (strengths that forge connections to the larger universe and provide meTranscendência – São as virtudes pessoais que nos conectam com a amplitude do universo, nos provêm de sentido na vida.
Apreciação da beleza e valorização da excelência gratitude (personified for example by GK Chesterton ) – Apreciar as belezas da vida, assim como os talentos nos seus vários domínios.
Gratidão – Estar ciente das boas coisas que acontecem na vida. Ter o hábito de agradecer às pessoas e à própria vida.
Esperança (Otimismo) – Esperar o melhor, ter expectativas positivas do futuro e agir neste sentido. Acreditar que você influir no que está por vir e que só depende de você.
Humor e diversão – Gostar de fazer brincadeiras, de rir e se divertir. Fazer as pessoas rirem, perceber o lado engraçado das coisas.
Espiritualidade (Religiosidade, Fé, Propósito na Vida) – Ter pensamentos e crenças coerentes com um propósito de vida. Encontrar um sentido na vida e no universo.
Tendo claros os valores acima citados, é possível trabalhá-los tanto a nível pessoal como dentro das organizações. À medida que as técnicas da Psicologia Positiva são postas em prática, espera-se que a pessoa modifique alguns pensamentos, atitudes, hábitos e, com isso, seja mais produtiva, equilibrada e feliz.
Psicologia Positiva defende o desenvolvimento das virtudes para promover a saúde e bem-estar de indivíduos e corporações – Por Daniela Levy
Dicas
-
• Como liderar equipes de gerações diferentes?
Especialista defende que colaboradores que têm idades diferentes podem trabalhar em sinergia
• Oito dicas para melhorar a colaboração nas empresas
Faço parte daqueles que têm uma forte sensação de que os modelos de gestão estão ficando obsoletos e que são necessárias novas formas de atuar, porém com a desconfortável consciência de que não sabem exatamente como.
• Sucesso na Vida Profissional com Coaching
Ter sucesso na vida profissional é meta de basicamente todo mundo, aliás, todos querem ter uma carreira longa, saudável, produtiva e que lhe renda uma vida confortável.
• Faça um esforço, para ser melhor, a cada dia
Ser melhor a cada dia é evoluir no caminho do bem. O ser humano precisa reencontrar a paz interior para poder viver melhor.
• Dono da Felicidade
Equilibrio faz com que as coisas fluam naturalmente!!
• Menos carisma, mais liderança
Existem pontos críticos envolvidos no exercício da liderança e para vê-los é preciso olhar além da liderança carismática
• Conheça as seis fases do fracasso e sua importância para o sucesso
O sucesso e o fracasso podem parecer duas coisas completamente distintas para você. Mas para mim, não. Ele mostra que os dois estão interligados e que é praticamente impossível obter a vitória sem nunca ter fracassado.
• Pesquisas imprescindíveis para sua empresa em 2016
Com essas informações, é mais fácil tomar decisões com segurança e assertividade
• Marketing pessoal no trabalho (ou: Como não ser demitido no meio da crise)
Demonstrar seus conhecimentos, habilidades e atitudes é tão importante quanto cumprir seu papel no dia a dia, afirma especialista
• O atendimento da sua loja realmente encanta seus clientes?
Com a concorrência acirrada e a crise apertando cada vez mais o bolso dos consumidores, oferecer um bom atendimento já não é sinônimo de diferencial, mas um item básico para a sobrevivência de qualquer negócio