Banner
Notícias
A iGeneration entrou neste ano no mercado de trabalho, que já estava composto pelas gerações tradicionalista, baby boomers, X e Y A iGeneration entrou neste ano no mercado de trabalho, que já estava composto pelas gerações tradicionalista, baby boomers, X e Y
Foto: Fotos: Dreamstime/DivulgaçãoSão Paulo - É possível juntar gerações tão diferentes como os baby boomers, nascidos nos anos 1946 e 1964, e os chamados iGeneration, nascidos após 1997, dentro das empresas? Uma pesquisa mostra que sim, especialmente pegando os pontos em comum de cada faixa etária.
De acordo com o estudo realizado pela SAP com a Oxford Economics, utilizar conceitos ultrapassados sobre as gerações é o principal pecado das empresas. "Muitos acreditam que o jovem só procura equilíbrio, e que os tradicionalistas - nascidos antes de 1946 - não estão abertos a novos desafios. Na pesquisa, ambos se mostraram interessados no desenvolvimento", afirma a vice-presidente de recursos humanos da SAP América Latina e Caribe, Paula Jácomo.
Segundo ela, não se pode cometer o erro de trabalhar de forma diferenciada e é importante entender aquilo que é comum. Paula acredita que o desenvolvimento na empresa e a capacitação são exemplos do que ambos procuram, e isso deve ser utilizado para as cinco gerações no mercado de trabalho. "Se você valoriza todos os talentos deve oferecer a todos os mesmos benefícios."
Para a especialista, o que deve mudar é o tipo da ação, mas os objetivos podem ser os mesmos. "Enquanto uma pessoa está sendo capacitada para etiqueta empresarial, a outra pode ser treinada para negociação e gestão", ressalta.
O portfólio de engajamento e retenção, segundo ela, deve ser muito variado, mas disponível para todas as áreas e faixas etárias para trabalhar de forma personalizada. "As gerações mais novas não estão mais preocupadas em mudar do que as mais velhas. Por isso, os programas de desenvolvimento são importantes nas empresas", analisa a executiva.
Outros fatores de desejo em comum citados por ela são o pacote de benefícios, a flexibilização do horário de trabalho e a mobilidade. Para a especialista em RH, é importante conseguir manter todas as gerações no mercado, para compor o quadro de funcionários. É possível ainda que a geração Y (nascidos entre 1977 e 1997) represente a maior parte da força de trabalho em menos de 10 anos. No entanto, as pessoas da iGeneration e da Geração X (1965 e 1976) não deverão ser suficientes para suprir os mais velhos.
Comunicação
Para a diretora da consultoria People + Strategy, Célia Foja, o desenvolvimento de líderes e a criação de estratégias de comunicação e feedback são as principais estratégias para conviver com as gerações. "O líder deve aprender a tratar com a equipe. Além disso, é imprescindível dar um respaldo ao funcionário de seu desempenho e seu papel dentro da empresa. Essa é uma questão importante para qualquer geração", afirma a executiva.
Para a diretora, os rótulos são muito usados hoje em dia na hora de criar estratégias para engajar os funcionários, sendo que isso pode atrapalhar a eficiência das ações de recursos humanos. "As estratégias devem ser criadas a partir do conhecimento sobre todos os grupos que compõem a empresa", explica.
Após a definição do portfólio de ações de retenção, a executiva ressalta a importância da flexibilização. "Os funcionários devem ter opções e participar da escolha. Por isso, os programas devem ser personalizados e baseados na comunicação interna", diz.
Vivian Ito
Treinamento vira arma para retenção de talentos
Segundo o estudo realizado pela Wiabiliza Consultoria Empresarial, feito com 210 empresas, as companhias estão investindo mais em capacitação do que em benefícios para manter as lideranças estimulas e engajadas. Conforme a análise, 60% das empresas estão investindo em cursos e formação acadêmica, 58% das companhias estão envolvendo lideranças em novos projetos, 53% optaram por avaliar e dar feedback e 41% das organizações negociam novas metas. Apenas 35% remuneram por objetivos e resultados. Da Redação
Treinamento e flexibilidade de horário podem ser ações táticas
Dicas
-
• O Momento da Verdade do Cliente
Quase sempre ele já vem sabendo o que quer e, se for mal atendido ou ficar insatisfeito, rapidamente muda de empresa
• Você lidera somente pensando em seu bônus?
Ao colocar interesses particulares acima dos coletivos, o lado imaturo e despreparado do líder é posto em evidência
• Cinco atitudes de sucesso do profissional moderno
Em tempos de crise saiba quais são as características mais procuradas pelo RH das Empresas
• Corra atrás dos seus sonhos
Cada pessoa neste mundo tem um sonho que adoraria concretizar.
• Como eliminar a necessidade de aprovação
Todos, em maior ou menor grau, precisam de uma dose de aprovação externa. Somos seres sociais por natureza, mas há uma linha que separa o normal, que todos já sentimos alguma vez, do patológico, onde a pessoa tem problemas pessoais por este motivo.
• O riso cuida de tudo que nos interessa
O riso e o bom humor tem grandes benefícios para a saúde, especialmente quando são compartilhados com os outros.
• A técnica da ancoragem
A ancoragem é uma das técnicas da PNL, utilizada para criar ou modificar respostas associadas à um estímulo. Inconscientemente estamos expostos à ancoragem, por exemplo, quando ouvimos uma música e nos emocionamos, porque ela nos faz lembrar de alguém ou de uma situação importante. Quando ouvimos essa melodia, nossas emoções retornam no tempo e voltamos a sentir a mesma coisa do passado.
• Encontre a felicidade através de emoções positivas
Todos procuramos a felicidade em nossas vidas. Há vários caminhos; alguns bons, outros nem tanto, por isso é importante saber que uma chave fundamental para ser feliz está nas emoções positivas.
• A mente e o coração
Existe realmente distância entre eles? São dois em um? Primeiro o coração… depois a mente? Ou ao contrário? Quem nos guia pela sua verdade…?
• Diga “sim” à vida
No mundo existem milhões de pessoas, mas será que todas estão vivas?