Banner
Notícias
Emílio Hummel
Quando o empreendedor decide montar um negócio, diversos fatores precisam ser analisados e muitas decisões devem ser tomadas. Na grande maioria das vezes, no início de uma nova empresa, o empreendedor costuma realizaras tarefas sozinho ou com um número pequeno de colaboradores. Contudo, quando os negócios vão bem e a demanda se torna maior, a empresa precisa ampliar o quadro de funcionários. Em grandes organizações, o serviço de Recursos Humanos costuma ser terceirizado, ou , realizado por uma área específica com essa função, dentro da companhia. Porém, quando o empreendimento é menor, o próprio diretor tem a missão de escolher o novo funcionário, o que nem sempre é uma tarefa fácil.
Uma contratação pode representar para a empresa tanto ganhos quanto perdas e, por esse motivo, saber selecionar a pessoa certa para determinado cargo é uma tarefa de grande importância e que deve ser feita, sempre, de forma cautelosa. Na arte da contratação, o empreendedor não deve pensar apenas em contratar alguém para solucionar imediatamente um problema, mas sim, considerar a médio e longo prazo o que o colaborador poderá trazer de resultados para a empresa e para a equipe.
Uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup, divulgada no final de 2014, apontou que 61% dos executivos de Recursos Humanos brasileiros têm dificuldades para contratar um colaborador qualificado.O índice está acima da média de uma lista que conta com 42 países. Em outro estudo, divulgado pela Robert Half, também no ano passado e feita apenas com executivos brasileiros, mostrou que 90% dos diretores de RH já cometeram erros em uma contratação.
Esse estudo ainda revelou os três principais impactos de uma seleção equivocada: a perda de produtividade (de acordo com 51% dos entrevistados), a perda de moral (28%), e o prejuízo financeiro (17%). Além disso, a má contratação foi apontada como o principal motivo pela rotatividade empresarial. Estima-se ainda que o prejuízo pela contratação equivocada de um profissional custe algo em torno de 6 vezes o seu salário, portanto pense bem antes de realizá-la.
Para uma boa contratação é necessário tanto o gestor quanto o profissional de RH, estarem atentos a alguns fatores. Acredito em algumas dicas para aumentar as chances de acerto na hora de contratar.
Definição da vaga e perfil desejado
O primeiro passo na hora de contratar um novo funcionário é saber bem que tipo de perfil profissional que você deseja e que sua empresa precisa para a vaga em aberto. Comece descrevendo as funções que o futuro empregado irá exercer. Redobre a atenção e fale especialmente sobre as responsabilidades atribuídas à vaga, os conhecimentos necessários e as habilidades que os candidatos devem possuir.
Anunciar a vaga em lugares diferentes
Divulgar em variadas plataformas é uma das formas para que mais interessados entrem em contato com você. Mas tenha cuidado! Selecionar plataformas que estejam de acordo com o perfil da empresa facilita o encontro de profissionais com potencial maior para a vaga. É importante lembrar que para encontrar o melhor candidato é necessário criar anúncios eficientes e completos. Destaque a experiência exigida, as atividades a serem realizadas, o horário de trabalho e o salário.
Processo seletivo e entrevistas
Selecione os candidatos que mais se encaixam na vaga, algo em torno de 10 a 20 currículos e separe não mais que duas semanas para realizar as entrevistas. Faça perguntas abertas, as quais o interessado possa desenvolver seu raciocínio.
Não selecione um candidato apenas pelo seu currículo
Quando a contratação é feita de improviso para resolver questões emergenciais, a análise do currículo é a alternativa mais frequente do empregador. Tenha cuidado, pois olhando superficialmente apenas para o currículo, a empresa corre o risco de contratar um profissional que, inicialmente parece perfeito, mas que no dia a dia, age diferente do que a empresa esperava.
Para encontrar um bom profissional que se identifique com as políticas praticadas pela organização, é necessário um bom leque de opções, além de estar atento ao que a empresa precisa e o candidato oferece.
Vale mencionar que a maioria dos empresários contrata os colaboradores baseados nos currículos e competências técnicas dos candidatos e decidem por dispensá-los por incompatibilidade comportamental. Conheço sistemas de recrutamento e seleção que auxiliam estes processos a fim de torná-los mais eficientes.
Uma contratação pode representar para a empresa tanto ganhos quanto perdas e, por esse motivo
Dicas
-
• Programa Descomplica Paraná avança na fase de desenvolvimento do ambiente virtual
O Programa Descomplica Paraná está em uma nova fase. Agora, nessa etapa, a ideia é simplificar ainda mais os processos de licenciamentos, sejam eles ambientais, sanitários ou emitidos pelo Corpo de Bombeiros, com o intuito de promover agilidade e facilidade na abertura de novas empresas e no gerenciamento de alvarás.
• Comissão retoma debate sobre mudanças no crédito para o agronegócio.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados dá continuidade nesta sexta-feira (16) ao seminário sobre as mudanças do crédito para o agronegócio no Brasil.
Assista no YouTube: www.youtube.com/watch?v=8UKk-CLtAOo • O que é Open Banking e o que muda para MEI e pequenas empresas Imagine ser correntista em um banco e usar o cheque especial de outro? Ou então contratar empréstimos com uma instituição financeira, que possui condições mais vantajosas, usando uma plataforma única de comparação de taxas e juros? Melhor ainda, já pensou em pagar todos os seus boletos em um banco, usando saldo de outra conta, tudo de maneira integrada? Com o #n#OPEN BANKINK#/n# será possivel • Em junho, Paraná liderou ranking de abertura de empresas no Brasil A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) obteve o melhor tempo no País para a abertura de empresas no mês de junho. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (2), dia do aniversário de 129 anos da instituição. • Assinaturas eletrônicas trazem eficiência e segurança para os serviços digitais Entre as mudanças de hábitos que a sociedade teve de enfrentar no último ano, a migração de diversos tipos de serviços para o meio on-line, especialmente aqueles prestados pelos órgãos públicos, merece destaque positivo. Resolver as situações do dia a dia diretamente pela tela do computador ou do celular sem precisar enfrentar filas e buscar documentos impressos facilitou o relacionamento dos cidadãos com o Estado. Um exemplo disso é a solicitação do auxílio emergencial, que foi realizada totalmente on-line, permitindo que milhões de brasileiros tivessem acesso ao benefício diretamente pelos seus telefones celulares. • IBGE: Número de empresas no Brasil subiu 6,1% em ano pré-pandemia Após três anos consecutivos de fechamento de empresas, o Brasil registrou em 2019, no pré-pandemia, um aumento no número de companhias e organizações formais ativas, segundo os dados do Cempre (Cadastro Central de Empresas) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). • Quase 10% dos microempreendedores viraram empresas maiores com a pandemia Microempreendedores Individuais (MEIs) se ascenderam e mudaram de categoria durante a pandemia. • Como patrão e empregado enxergam a empresa no pós-pandemia Pesquisa da EY revela que 65% dos empresários não consideram estar preparados para atender às novas demandas de clientes • MEI: Saiba se você tem direito ao novo auxílio emergencial Respostas para as principais dúvidas com orientação para os Microempreendedores Individuais. • Aposentados do INSS podem consultar extrato para declarar o IR 2021; saiba como Consulta ao extrato do Imposto de Renda é feita pelo site ou aplicativo Meu INSS