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Estes comportamentos são gerados pelo conjunto de valores e personalidade de cada um, e não vamos questionar o perfil certo e o errado… o fato é que levamos muito tempo construindo uma boa imagem mas basta uma atitude para acabar com ela.
Aqui vamos analisar 5 comportamentos que podem ser considerados destrutivos para sua própria carreira.
1. Falo uma coisa mas faço outra.
O mundo corporativo está repleto de pessoas que falam, mas quando vão agir fazem tudo diferente.
“Quando uma situação desconfortável acontece com algum de meus colegas sou o primeiro a levantar a espada da justiça, mas quando enxergo oportunidade de lucrar mais ou ter o reconhecimento da gestão, não demoro a atravessar o caminho dos outros.”
Este perfil de “comportamento complicado” dá calafrios nos gestores. Muitas demissões acontecem pelo desalinhamento discurso x ação. Agir de acordo com o que diz demonstrará o nível de confiança que poderá ser atribuído a você, e em consequência disso, desafios e oportunidades podem vir no pacote.
2. Olho somente para o meu próprio umbigo.
Passar por cima das políticas de boa convivência em benefício próprio é outro comportamento nocivo e especialmente nos dias de hoje, combatido em muitas empresas.
Apesar disso, o chamado egoísmo ainda é bastante comum.
As empresas precisam de pessoas com senso comum, que entendam que o trabalho em equipe é fundamental para que se chegue ao resultado pretendido. Quando um sujeito quiser aparecer mais do que os outros, certamente já perdeu o foco.
3. Não me preparo para reuniões e apresentações.
Guardar históricos, usar ferramentas de apoio e conhecer sobre os assuntos importantes de nosso dia a dia é fundamental.
Quando, entretanto, somos chamados para uma reunião com pauta pré definida, preparar o assunto com antecedência fará uma grande diferença.
Para imprimir uma marca de profissionalismo e ética, ser reconhecido pelos colegas e respeitado por todos, é preciso em primeiro lugar passar credibilidade, baseando seu discurso em fatos e dados.
4. Levo situações profissionais para o lado pessoal.
Toda a situação que exige foco em resultados + senso de urgência torna-se delicada. O profissionalismo da equipe determinará o sucesso ou não do assunto em pauta.
Um dos grandes obstáculos para se alcançar bons resultados nas empresas e também na vida pessoal está na comunicação. Algumas pessoas preferem entender tudo o que é dito a elas como ofensa pessoal em vez de focarem no trabalho e aproveitarem os feedbacks para se desenvolverem.
Estas pessoas acabem sendo excluídas do time, ficam amargas e qualquer comentário sobre seu desempenho profissional será motivo para fechar a cara. Ficam completamente fora do contexto corporativo, não lembram que estão ali com um propósito maior: o de gerar lucro para a empresa que paga seu salário.
5. Meus colegas tornaram-se amigos íntimos.
Frequentar a casa de colegas de trabalho pode ser bacana, contanto que no ambiente corporativo tratem-se como profissionais em busca de um resultado comum.
Quando a amizade deixa de ser somente em ambiente externo e vem para dentro da empresa já não temos mais colegas trabalhando juntos, mas amigos que não estão com o foco no negócio da empresa, mas no ganho pessoal.
O equilíbrio emocional é a resposta mais sensata para todo e qualquer ambiente.
A convivência diária com colegas de trabalho faz com que despertemos tanto a admiração por alguns, quanto a percepção de que outros promovem o conflito e desagregam a equipe.
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