Banner
Notícias
Marcelo Nakagawa
Durante a crise de 1929, durante o momento mais sombrio da economia norte-americana, que praticamente levou o mundo inteiro à recessão, seria loucura criar uma revista de negócios. Enquanto a economia retrocedia e as pessoas faziam fila nos locais em que eram oferecidos café e donuts aos desempregados, o jornalista Henry Luce pensou em uma publicação luxuosa que oferecesse exatamente o contrário do que todos estavam vendo naquele momento: fortuna. Lançada em 1930, a revista Fortune se tornou um sucesso imediato, pois mantinha aceso o desejo por dias e negócios melhores. De escura bastava a realidade.
E era justamente na escuridão que vivia Charles Darrow. Em 1929, ele era apenas um dos milhões de norte-americanos desempregados. Após alguns anos fazendo pequenos trabalhos temporários, ficou encantado com um jogo de tabuleiro que havia deixado todos os seus amigos viciados. Decidiu criar a sua própria versão em 1934, mas nenhuma empresa se interessou. Só depois de ter produzido e vendido cinco mil unidades, seu jogo chamou a atenção dos fabricantes. No Monopoly (conhecido como Banco Imobiliário no Brasil), era possível estar com muito dinheiro na mão (mesmo que fictício), e com ele comprar terrenos e imóveis. Mesmo que por algumas horas, as pessoas ficavam iluminadas e felizes.
Mas o sucesso do jogo de Darrow foi obscurecido cinco anos depois, quando teve início a Segunda Guerra Mundial. O problema já não era apenas econômico, mas social. Nos Estados Unidos, muitas famílias perderam pais e filhos. Na Europa destruída, as pessoas tentavam reconstruir suas casas, negócios e vidas. Foi nessa Itália obscura que Pietro Ferrero viu uma oportunidade. Num momento em que não havia mais suprimentos de quase nada, muito menos de cacau, ele criou uma pasta marrom que levava pasta de avelãs (um produto abundante na região), açúcar, óleo, leite e apenas um pouco de cacau. Como era barata, sua Pasta Gianduja, como foi chamada inicialmente, era oferecida gratuitamente para as crianças por vários mercadinhos. Era só chegar com uma fatia de pão na mão que o vendedor passava uma camada dessa pasta. Não é difícil imaginar o sorriso de uma criança se iluminando diante de um pão com Nutella, como o produto foi rebatizado depois. A Ferrero, empresa criada por Pietro, foi sua forma de tornar a vida amarga dos italianos – literalmente - mais doce.
Estes e vários outros negócios que prosperaram em momentos de crise demonstram o óbvio: nos momentos de escuridão, venda a luz!
O problema já não era apenas econômico, mas social.
Dicas
-
• Conheça quais são os tipos de impostos para cada tipo de empresa
Muitas dúvidas surgem na hora de abrir uma empresa. Uma delas é saber qual regime tributário será aplicado a ela. Afinal, é necessário saber quais são os tipos de impostos que a empresa precisará pagar e suas respectivas alíquotas.
• Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco a partir de julho
Anteriormente prevista para entrar em operação em março, a nova plataforma que interligará a base de dados dos bancos só entrará em operação em julho
• 12 dicas infalíveis para se tornar uma pessoa resiliente
Você é estressado e tem hábitos autossabotantes? Vive intoxicado pelas próprias atitudes tomadas no dia a dia? Então, conheça a resiliência e veja como ela pode ser útil em sua vida
• 25 coisas que pessoas de sucesso se recusam a fazer
Coisa número #ˆ6: Pessoas de sucesso se recusam a adotar o pensamento de status quo. Elas sempre fazem a própria pesquisa e sempre pensam por si
• 60 erros de português muito comuns no mundo do trabalho
A comunicação profissional está infestada de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal. Veja os 60 tropeços mais comuns
• Um dia perfeito só depende de nós
Para as dicas que passaremos aqui, vamos considerar um dia de semana comum em um emprego comum. Estamos analisando a rotina.
Como ser feliz no dia-a-dia? • Como ser maduro influencia no equilíbrio emocional no ambiente de trabalho Confira situações corriqueiras em que é necessário ser maduro no ambiente de trabalho • Eu Sei Delegar da Maneira Correta? Não tem tempo para mais nada porque fica o tempo todo focado no seu negócio. • Feedback Dá Muito Lucro! “Os colaboradores são os maiores ativos da empresa.” • Sete maneiras de aumentar a sua capacidade intelectual antes de começar a trabalhar Todos os dias encaramos uma série de desafios pessoais e profissionais. A obrigação eterna de alcançar o sucesso em tudo que fazemos pode afetar a nossa capacidade de concentração, otimismo e até mesmo a nossa força para continuar em frente.