Banner
Notícias
Débora Martins
De nada adiantará fingir que não há problemas - Todos os relacionamentos precisam ser no mínimo respeitosos no ambiente de trabalho. Hoje vou falar de gente egoísta. Nossa, esses são os piores. Isso cansa, não? Que tal dar um basta?
Flávio Gikovate, médico psiquiatra e psicoterapeuta, diz: “É mais fácil se curar da generosidade do que do egoísmo.” Que bom!
Lidar com colegas de trabalho folgados não é nada fácil, principalmente quando se tenta reforçar o espírito de equipe. Daí fica muito difícil estabelecer um clima de cooperação e companheirismo. Afinal, a pessoa egoísta não colabora, não interage e, sobretudo, não valoriza o que os outros fazem por ela.
Pessoas assim aparecem aos montes e, para convivermos bem, é preciso impor certos limites. As relações devem ser norteadas por respeito mútuo, consideração e companheirismo. Nem generoso, nem egoísta demais. Equilíbrio é a palavra-chave. Afinal, uma pessoa gentil, educada e com uma postura desinteressada têm muito mais chances de se destacar em todas as áreas.
Bem, mas o egoísta, na maioria das vezes, tem vida curta dentro das equipes de trabalho, digo, por experiência, o que ocorre é uma espécie de seleção natural - A tendência é que a equipe, sendo justa, acabe isolando o egoísta até o ponto de elimina-lo. Sim, ele deve ser eliminado, pois se trata de uma sanguessuga.
Portanto, resista à tentação de brigar, tentar dar lição de moral e se opor a pessoa com este tipo de comportamento. Não continue ajudando-o, sendo generoso e fortalecendo seu ego. Eles são parasitas, repito, e se você é do tipo bonzinho, pare agora, o melhor é ignora-lo.
Quem vive ligado em si mesmo, sem pensar no coletivo e sem agir com gratidão, dificilmente crescerá tanto a nível pessoal como profissional.
Dicas
-
• Conflitos são inevitáveis. Aprenda a desarmá-los
Gerenciar conflitos é uma das principais tarefas de um líder. O consultor Karim Khoury mostra como esta habilidade pode ser aprendida e aplicada
• Apps para produtividade. Não perca tempo!
Empreender pode parecer algo descolado. O empreendedor é aquele sujeito explorador, que está a frente de seu tempo e pode transformar uma visão inovadora em um negócio rentável e divertido
• Sorriso, postura e soluções: 5 jeitos de impressionar o chefe em 30 seg
A correria do dia a dia e em meio ao turbilhão de tarefas, pode ser difícil estabelecer uma relação com o chefe e chamar sua atenção.
• 3 cursos e especializações para turbinar sua carreira de contabilidade
Por muito tempo, os profissionais de contabilidade foram limitados a fazer apenas as análises financeiras das empresas, ficando sob sua responsabilidade todos os registros contábeis.
• Sucesso: você tem disposição para pagar o preço?
Quando você plantou a árvore que te dá sombra hoje?
• TRABALHO, FELICIDADE E RELACIONAMENTO COM CLIENTES
Você já notou como a linha divisória que separa a vida profissional da vida pessoal, familiar e tantas outras ‘facetas’ está cada vez mais tênue?
• O péssimo hábito da procrastinação
Quando é que você pretende se tornar mais organizado e mudar a sua vida para a melhor? Como se livrar do triste hábito da procrastinação? Mude seus hábitos e mude sua vida
• Feirão Limpa Nome oferece desconto de até 95% em dívidas
Evento ficará aberto até o dia 14 deste mês; empresas como Itaú, Vivo, Leader Card e Pernambucanas estão participando
• 4 lições do pôquer para ser um empreendedor super produtivo
Se empreender já não é uma tarefa fácil, apresentar também uma alta performance todos os dias parece uma missão impossível: como avaliar o próprio desempenho, diante de tanto estresse diário?
• Estas 7 atitudes podem decretar o seu fracasso profissional
Queda: muitos profissionais não percebem que seu comportamento é prejudicial para a carreira