Banner
Notícias
Marcelo Sousa
A maneira como você trata um cliente em potencial determinará a frequência e a qualidade que você consegue vender. Entenda que você é 100% responsável por todas as vendas que teve êxito e pelas vezes que não conseguiu vender o seu produto ou serviço. Aproveite este artigo para refletir sobre os seus erros e acertos diante dos clientes em potencial. Você saberá discernir diante das diferentes situações e não apenas seguir umscript de vendas da empresa.
Escutar as necessidades, entender os anseios e observar os comportamentos dos seus clientes vale mais do que centenas de cursos de vendas com técnicas ultrapassadas. A preciosa leitura do livro “A Bíblia de Vendas” de Jeffrey Gitomer, unida às minhas experiências e os relatos dos meuscoachees (clientes que também vendem) me possibilitaram criar uma lista das principais expectativas dos clientes em relação aos profissionais de atendimento e vendas:
1. Mostre os fatos e diga a verdade. Os clientes não querem uma história longa, arrastada. Depois de conhece-los um pouco, seja direto. Se você afirma algo que não é verdade ou que o cliente duvida, você o perdeu.
2. Dê uma razão para o seu produto/serviço ser perfeito para o cliente. Precisando daquilo que você vende, ele deve entender o benefício imediato do seu produto de maneira simples. Explique, também, como a sua solução gerará mais benefícios em médio e longo prazos.
3. Não diga que você é honesto e ético, isso irrita os clientes. Suas virtudes devem ser traduzidas nos seus comportamentos. Suas ações provarão a sua ética, não as suas palavras. Inclusive, muitos clientes desconfiam dos vendedores que falam sobre ética.
4. Ofereça uma prova. É mais provável que o cliente compre se você provar o que diz. Faça-o experimentar um pouco do produto antes de comprar para reforçar a confiança e confirmar a decisão dele.
5. Mostre que ele não está sozinho. Apresente um ou mais testemunhos dos seus clientes numa matéria impressa ou num vídeo. Ele não quer ser o primeiro, nem o único a experimentar a solução. Ele precisa saber como o serviço funcionou para outra pessoa. Ele ficará satisfeito se souber de alguém, numa situação parecida, que comprou e se deu bem.
6. Afirme que você não o abandonará após a venda. Se o seu serviço ou produto não inclui um pós-venda, está incompleto. Prometa que você que você vai entrar em contato para saber como ele após experimentar a solução. Lembre-se de cumprir a promessa.
7. Não discuta com o consumidor. Mesmo que ele esteja errado, ele não quer um vendedor provando que está enganado. Você pode vencer uma discussão, mas perderá a venda e o relacionamento com o cliente.
8. Nunca subestime um cliente. Alguns vendedores imaginam que sabem tudo e pensam que o cliente sabem pouco. Não diga o que você acha que o cliente quer ouvir. Ele pode comprar de outra pessoa. Diga o que ele precisa saber.
9. Ouça atentamente quando ele está falando. Ele tenta dizer o que pretende comprar, mas você fica dizendo o que quer vender, por isso ele não compra. Faça boas perguntas, cale-se e ouça.
10. Faça com o cliente se sinta especial. Se ele vai gastar dinheiro, precisa de muita satisfação. Tudo depende das suas palavras, ações e, principalmente, da sua solução.
11. Demonstre interesse pelo o que ele faz. Pode não ser importante para você, mas é muito importante para o seu cliente. Quanto mais você compreender a realidade dele, mais necessidades você vai detectar e poderá vender novas soluções.
12. Não use técnicas desgastadas para pressionar o cliente a comprar. Não pareça um vendedor. Pareça um amigo que ajuda o cliente a comprar a solução certa.
13. Faça o cliente rir. Inspire o bom humor no cliente e é mais provável que ele compre. O riso significa que ele concorda com você. Você só precisa do consentimento dele para fazer a venda.
14. Não venda. Ensine-o a comprar. O cliente precisa ser orientado e instruído para comprar a melhor solução para o problema dele.
Incorpore pelo menos sete dessas constatações de clientes na sua metodologia de vendas e suas chances aumentarão bastante. As dicas são eficazes para oferecer produtos, serviços, ideias, projetos e até você mesmo numa oportunidade de trabalho. Antes de confiar no serviço, o cliente deve confiar em você.
Você saberá discernir diante das diferentes situações e não apenas seguir um script de vendas da empresa.
Dicas
-
• Fim de ano: hora de deixar para trás as frustrações e vislumbrar novas estratégias
Nos últimos meses do ano muitos se desesperam pensando no que ainda não conquistou
• Contador: como novas possibilidades de negócios estão mudando essa profissão para melhor
A tecnologia muda o papel de diversas profissões
• 8 coisas que você deve fazer antes das 8h para ser produtivo
Responda rápido: quando você acorda, se sente um super herói ou um zumbi?
• Precaução é a melhor maneira de evitar ações trabalhistas
Por causa da crise econômica vivida pelo Brasil na atualidade, cresce o número de desemprego e, consequentemente, a quantidade de ações trabalhistas.
• O Poder do Hábito: a razão por trás do sucesso de muita gente
Já parou para pensar no que você poderia fazer diferente para atingir o sucesso? Uma simples mudanças no comportamento pode fazer toda diferença, ainda mais quando ela vira um hábito
• Veja 10 atitudes de colegas de trabalho que irritam toda a equipe
Falar alto no telefone, 'esmurrar' o teclado e pegar comida alheia na geladeira são algumas das ações que irritam.
• Por que você precisa experimentar tudo
Hoje, depois de 15 anos de ensino do empreendedorismo, inovação e criatividade, eu mudei completamente de ideia e eu agora entendo como os erros são importantes nos nossos processos de aprendizagem e inovação
• 20 habilidades imprescindíveis a qualquer profissional
Conheça as 20 habilidades profissionais mais procuradas pelas grandes empresas atualmente
• Recibo provisório de serviços: entenda o que é e como usar
Todo empresário sabe que é indispensável emitir nota fiscal por seus serviços e produtos. Para facilitar o dia a dia, a Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) tem sido o meio de emissão preferido dos comerciantes.
• O que a redução da taxa Selic afeta na vida do consumidor?
Queda da taxa básica pode ser uma boa novidade, dependendo da situação de cada consumidor