Banner
Notícias
Quando perguntamos a respeito da maior habilidade de um líder, é comum sempre ouvirmos que é a habilidade de inspirar as pessoas, de mostrar-lhes um norte.
Mas a pergunta que fica é: como inspirar as pessoas?
E a resposta, aparentemente tão simples, é talvez a tarefa mais difícil de um líder. A resposta é: O seu próprio exemplo!
Então, por que o próprio exemplo é tão difícil?
Porque primeiro é necessário identificar seu próprio norte. Para isto, precisa identificar o que aporta para esse mundo que o torna diferente.
Sintetizando, isso seria descobrir a intersecção de “o que sabe faz bem”, “qual o seu chamado”, “o que prioriza”, “com o que contribui” e finalmente com “o que gosta”. Por fim, conectar isso com suas escolhas, respondendo a mais algumas perguntas como:
- Por que faz seu trabalho diário?
- Como faz a diferença?
- Que caminho escolhe, diariamente, para cumprir seu papel?
E somente depois disso, será possível pensar em algo que gostaria de poder fazer ou saber para melhorar seu desempenho nos seus papéis atuais ou para avançar mais um passo na sua vida.
São muitos questionamentos, não é? Por isso é tão difícil, pois se não se sabe aonde chegar, chega-se a qualquer lugar. E chegando a qualquer lugar, não há como direcionar ninguém.
E quantas pessoas sabem seus nortes? E por não saberem, não identificam o que realmente importa para elas. Não identificando, não conseguem ser totalmente autênticos e assim, podem muitas vezes, não corresponder ao que realmente importa.
Sem identificar como faz a diferença e conectar isso ao seu caminho para cumprir seu papel, o líder jamais conseguirá inspirar e mostrar um norte para seus liderados.
E você, já começou sua caminhada?
por Harvard Business Review Brasil
Dicas
-
• 7 atitudes de pessoas hiperprodutivas no trabalho
São Paulo - Quando o assunto é produtividade, um desafio é universal: realizar tarefas dentro do prazo.
• O papel essencial da motivação
Pense o que você quer contar aos seus netos, bisnetos e amigos sobre a carreira (ou carreiras) que teve.
• 5 erros comuns em Planejamento Estratégico
Na administração de empresas existem milhares de técnicas para ajudar os gestores na condução de seus negócios
• Aposentadoria: As vantagens da fórmula 85/95 e a desaposentação
Advogado previdenciário destaca que a desaposentação pode ser ainda mais rápida com a vigência da regra 85/95
• O Coaching e o florescimento de uma nova liderança no século XXI
O mundo contemporâneo vive profundas transformações políticas e socioeconômicas nas instituições globais, como também no cenário nacional, onde a tônica é a crise paradigmática a que o ser humano está imerso e reclama a restauração de valores sistêmicos e sustentáveis da vida.
• 5 Regras para uma carreira de sucesso
Uma carreira de sucesso é uma carreira com conceitos traçados, todo profissional requer um futuro promissor. Para isso foi montado 5 regras de como seguir na sua carreira de maneira evolutiva.
• Inovação, a essência do empreendedorismo
Peter Drucker, o homem que inventou a administração, segundo a revista Business Week, certa vez, em um de seus vários lampejos de criatividade
• Uma habilidade que todo líder deveria ter: simplificar as coisas
Esse é o papel do líder, criar um foco simples sobre o que é realmente importante
• 7 maneiras de chamar a atenção de seus clientes Confira dicas para expor seus produtos da maneira adequada e atrair clientes para sua loja • Finanças aprova saque do PIS/Pasep para trabalhador desempregado há seis meses Pelo texto original, o beneficiário deve estar desempregado há, no mínimo três meses, mas a comissão alterou esse prazo para seis meses.