Banner
Notícias
Quando perguntamos a respeito da maior habilidade de um líder, é comum sempre ouvirmos que é a habilidade de inspirar as pessoas, de mostrar-lhes um norte.
Mas a pergunta que fica é: como inspirar as pessoas?
E a resposta, aparentemente tão simples, é talvez a tarefa mais difícil de um líder. A resposta é: O seu próprio exemplo!
Então, por que o próprio exemplo é tão difícil?
Porque primeiro é necessário identificar seu próprio norte. Para isto, precisa identificar o que aporta para esse mundo que o torna diferente.
Sintetizando, isso seria descobrir a intersecção de “o que sabe faz bem”, “qual o seu chamado”, “o que prioriza”, “com o que contribui” e finalmente com “o que gosta”. Por fim, conectar isso com suas escolhas, respondendo a mais algumas perguntas como:
- Por que faz seu trabalho diário?
- Como faz a diferença?
- Que caminho escolhe, diariamente, para cumprir seu papel?
E somente depois disso, será possível pensar em algo que gostaria de poder fazer ou saber para melhorar seu desempenho nos seus papéis atuais ou para avançar mais um passo na sua vida.
São muitos questionamentos, não é? Por isso é tão difícil, pois se não se sabe aonde chegar, chega-se a qualquer lugar. E chegando a qualquer lugar, não há como direcionar ninguém.
E quantas pessoas sabem seus nortes? E por não saberem, não identificam o que realmente importa para elas. Não identificando, não conseguem ser totalmente autênticos e assim, podem muitas vezes, não corresponder ao que realmente importa.
Sem identificar como faz a diferença e conectar isso ao seu caminho para cumprir seu papel, o líder jamais conseguirá inspirar e mostrar um norte para seus liderados.
E você, já começou sua caminhada?
por Harvard Business Review Brasil
Dicas
-
• Empreendedorismo: A importância da contabilidade
O profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.
• Cuidados na contratação de temporários para o final de ano
É preciso observar o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho em relação a contratações temporárias para evitar autuações da Justiça do Trabalho
• Cinco passos para se planejar para 2015
O cenário atual mostra a economia com números não muito favoráveis, o que torna ainda mais essencial o planejamento dos negócios para os próximos meses
• Inconsciente comanda nossas decisões, mostram pesquisas
Subliminar é o termo para qualificar ações, informações e sentimentos que ocorrem abaixo do limite da consciência e é também o título do novo livro do físico americano Leonard Mlodinow.
• Comunicação: prioridade a todo tipo de organização
A publicidade certa para pequenas, médias e grandes empresas
• Como falar sobre assuntos delicados no ambiente de trabalho
Saber dialogar é um dos requisitos para que você tenha sucesso na sua carreira, sobretudo quando o tema em pauta é controverso. Conheça algumas dicas para se sair bem nessas situações
• Opinião do funcionário pode ajudar no planejamento estratégico da empresa
Ações de engajamento e feedback costumam fazer a diferença na hora de traçar metas futuras. A participação dos colaboradores deve aumentar o comprometimento da equipe, diz especialista
• Informação: o primeiro passo para as grandes decisões
Por que nossos gestores ainda se informam tão pouco antes de escolherem os rumos a ser tomados?
Francisca Paris • Perfeccionismo ou excelência? Se o desejo de melhorar é certamente positivo, se levado à exasperação e ao extremo, prejudica o profissional e se torna negativo • Atendimento mágico - como surpreender e encantar o cliente Uma das principais atitudes do empreendedor de sucesso é atrair, reter e encantar seus clientes, internos e externos