Banner
Notícias
Marcos Yabuno Guglielmi
Para 2015 o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que o Brasil terá uma redução de 1% em seu PIB. Até aí não há muita novidade. Ocorre que muitos empresários estão se perguntando: como manter o crescimento em um ano em que a estimativa é de retração?
Na hora do “fogo cruzado”, é bastante comum perder o rumo, por não se saber de onde vêm os “tiros”. Só que saber isso é essencial, principalmente neste momento. Isso porque se você tomar o rumo errado perderá muito tempo e energia numa direção que poderá não trazer nenhum resultado. Parece óbvio, mas nem sempre é.
Como então saber que rumo tomar? Quais estratégias usar para continuar expandindo a empresa num momento de retração econômica?
1 – Meça sua conversão
Semana passada eu estava com um empresário que me pediu para analisarmos possíveis investimentos em publicidade para atrair mais clientes potenciais. Em princípio parecia ser uma ótima ideia. Perguntei para ele então qual era a taxa de conversão da empresa. Ele me falou que não sabia exatamente, mas que acreditava ser de 40%.
Taxa de Conversão é o índice pelo qual prospectos (clientes potenciais que ainda não compraram) são convertidos em clientes efetivos, ou seja, entram em ação e compram. Por exemplo, se 100 prospectos entram em contato com você e, desses, 40 compram, a taxa de conversão será de 40%.
Orientei que ele efetuasse a medição da taxa de conversão. O resultado? 15% de conversão, e não 40%, como ele estimava. Aí ele percebeu algo importante… Antes de medir a taxa de conversão, ele não sabia exatamente o que fazer para aumentar as vendas e simplesmente pensou em atrair mais clientes potenciais. Agora as coisas começavam a ficar mais claras, porque não se consegue tomar uma decisão de que rumo seguir em vendas e crescimento sem medição.
Além disso, evitou-se o desperdício de dinheiro, porque não faz sentido investir em publicidade, sendo que existe uma baixa eficácia na conversão dos clientes potenciais que já vão até a empresa, mas não compram. Neste caso, 85% deles (já que a taxa de conversão é de apenas 15%).
2 – Entenda e modifique sua conversão
Orientei então para que fosse segmentada a medição da conversão para entendermos ainda mais o que ocorria, já que o negócio tinha três tipos principais de produtos. Com isso, descobrimos que as taxas eram diferentes para cada tipo de produto: 11% para o Tipo A, 14% para o Tipo B e 19% para o Tipo C, respectivamente. A partir disso analisamos melhor por que o Tipo C convertia mais e aplicamos estratégias similares para os outros tipos de produtos.
Depois da aplicação das estratégias, a queda de 13% nas vendas (referente ao mesmo período do ano anterior) foi revertida para um aumento de 11%. Isso porque a taxa de conversão total subiu de 15% para 18,6%, um aumento de 24% (na taxa e, consequentemente, nas vendas).
Estratégias para taxa de conversão são certamente mais baratas que para atração de prospectos, assim investir em conhecer sua conversão é essencial para conseguir maior eficácia nas vendas, sem ter que necessariamente desembolsar mais dinheiro.
Além disso, conversão é um fator “causa”. Muitas empresas conhecem seu faturamento, que é fator “FIM” ou consequência (resultado). Mas para aumentar as vendas é necessário conhecer as causas que levam às vendas.
Taxa de conversão é um fator causa importantíssimo e que todas as empresas possuem. Para 99% das companhias é possível medir e modificar o fator causa.
Quais estratégias usar para continuar expandindo a empresa num momento de retração econômica?
Dicas
-
• Você sabe lidar bem com o tempo no trabalho?
Faça o teste e descubra se você é um bom gestor do tempo durante o expediente - e antes dele
• Acredite! você PODE emagrecer.
A hipnose e a programação neurolinguística são as novidades da vez para a perda de peso. Saiba como as técnicas podem ajudar a mandar embora aqueles teimosos quilinhos extras.
Que tal agendar uma sessão e conhecer o processo ?! • Profissional NÃO comprometido se sente insultado e manipulado ! Uma pesquisa da empresa de treinamento Dale Carnegie indica que 40% dos profissionais brasileiros se dizem completamente comprometidos com o trabalho.
será?! • Dicas simples para se organizar no trabalho !! Você se considera um profissional organizado? Consegue entregar suas atividades dentro do prazo estabelecido? Ou é daqueles que vive sem tempo para nada? • 9 dicas para gerenciar o stress financeiro às vezes a vida é cruel com os empreendedores.
Na realidade não basta sambar conforme a música diante do rolo compressor da burocracia regulamentar e nem mesmo encarar pontualmente a massacrante tributação.
Sim, é preciso lidar com tudo isso e ainda ser economicamente viável. • O Menestrel - William Shakespeare Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença... • Defenda-se da grosseria do seu chefe A maioria das pessoas já sofreu com a atitude rude de um chefe ou colega. Saiba o que leva um profissional a agir dessa forma e como lidar com ele.
Segundo um estudo feito por pesquisadoras americanas, uma em cada quatro pessoas é rude porque seus chefes são. • Revista Exame publica matéria sobre coaching – Os sinais de que o coach pode ser picareta Oferta de serviços de coaching prolifera no país; confira os cuidados que você deve ter na hora de escolher, de acordo com dois especialistas • Felicidade: como conquistá-la? Você é feliz? Ao se olhar no espelho você gosta do que vê? Se sente realizado com sua vida?
A felicidade é um desejo incessante de todo ser humano. A busca por estabilidade financeira, por um trabalho melhor e prazeroso, por uma carreira de sucesso, uma casa maior, bens materiais, entre outros desejos, não para.
• Executivo, sim. Pai de familia, também Os homens recorrem mais do que as mulheres a benefícios criados para permitir às mães trabalhadoras equilibrar trabalho e atenção à família.