Banner
Notícias
Vladimir Valladares
Dia 15 de setembro é celebrado o Dia do Cliente, personagem fundamental para o sucesso ou fracasso de qualquer perfil de negócio. Em meio às evoluções de comportamento deste personagem ao longo do tempo, destaca-se seu grande poder divulgador de produtos e serviços por meio das redes sociais, especialmente quando não está satisfeito. Tal característica levou a V2 Consulting, consultoria especializada em gestão de processos de relacionamento com clientes, a realizar uma breve pesquisa com 34 empresas de sua carteira - de pequeno, médio e grande porte -, a respeito do tratamento dado às demandas de seus clientes nas redes sociais.
Como resposta, constatou que embora 80% das empresas desenvolvam algum tipo de monitoração e de resposta às manifestações de clientes pelas redes sociais, apenas 50% evoluem com respostas que contenham a solução esperada pelo cliente, sendo que os outros 50% optam por não responder ou interagir com os clientes por outros canais de contato.
A forma como as empresas estão gerenciando as manifestações dos clientes nas redes sociais é definida pelo medo da propaganda negativa em massa e está dissociada da forma como atendem aos mesmos clientes em seu SAC. E essa diferença de tratamento gera uma clara percepção, para quem é atendido, de que as empresas só resolvem certas situações quando estão pressionadas. As empresas, sem perceberem, definem regras e padrões que estimulam o comportamento dos clientes em uma direção que não é a melhor para ela e nem é saudável para ambos.
A função de atender o cliente precisa ser rediscutida dentro das empresas. Ao longo do tempo isso foi centralizado e atribuído ao SAC para que houvesse um melhor controle pelas empresas, com um importante detalhe de que o modelo de atendimento centralizado nasceu na década de 90, tempo em que era possível administrar o comportamento desse cliente ou mesmo controlá-lo. Hoje, com as redes sociais, o poder de difamação foi popularizado e as empresas passaram a criar equipes que centralizam a análise do que é postado na internet, com fórmulas de atendimento diferenciadas, ou seja, a mesma estratégia que adotaram há mais de 20 anos para um pequeno grupo de clientes.
A baixa autonomia de resolução pela maioria dos SACs, a complexidade dos processos e das estruturas das empresas, o dinamismo no lançamento de produtos e serviços, o volume de informações que precisam ser processadas por cada atendente, a disponibilidade de tecnologias de comunicação, incluindo as mídias móveis e a total impossibilidade de se controlar onde e como o cliente vai se manifestar, exigem hoje uma grande reflexão das empresas sobre a centralização ou descentralização dos seus atendimentos. É preciso avaliar prós e contras da centralização de todos os atendimentos em uma estrutura única, buscando-se propiciar a melhor experiência possível para o cliente e com o menor custo para a empresa.
A essência do bom atendimento é a mesma desde que surgiram as relações de consumo, mas que as transformações das empresas e do comportamento dos clientes exige mais atenção hoje do que se exigia há poucos anos atrás. Tudo precisa ser pensado pelas empresas observando a óptica do cliente, principalmente a modelagem dos seus processos.
As redes sociais são um caminho sem volta, queiram as empresas investir ou não nelas e optando-se por não, não só ficarão à mercê de possíveis crises como também perderão uma grande oportunidade de desenvolver ainda mais as suas frentes de relacionamento e negócios.
No próximo dia 15 de setembro, comemoramos o Dia do Cliente.
Dicas
-
• CNAE: veja como classificar sua empresa
Um dos maiores problemas que novos empreendedores enfrentam na hora de começar uma empresa é com a burocracia institucional que se requer legalmente para isso.
• Como se apaixonar pelo seu trabalho com 6 hábitos diários
O conceito de felicidade profissional pode ser desmotivador, já que pode ser algo inatingível. Amar o que faz pode ser mais fácil do que imagina.
• O sucesso passa primeiro pela dificuldade
Assim como nas relações pessoais, as parcerias corporativas também sofrem dessa síndrome de ansiedade e expectativas sobre os resultados da relação.
• 15 coisas que você precisa saber sobre pensamento positivo
“Pensar positivo” é o conselho geral para superar qualquer dificuldade. Mas, afinal, o que é ser positivo? “Uma pessoa positiva é aquela que é confiante na vida”, resume Maria Teresa Guimarães, life coaching. Mas há uma grande diferença entre ser positivo e ser idealista.
• 10 dicas para se tornar uma pessoa carismática
As pessoas realmente carismáticas são notáveis: elas constroem e mantém grandes relacionamentos, influenciam de maneira positiva os que estão à sua volta, fazem as pessoas se sentirem melhores consigo mesmas. São o tipo de gente que queremos ter à nossa volta.
• O Trabalho nas eleições - Folga compensatória ou pagamento de horas extras?
O trabalho em dias de feriados, civis e religiosos é vedado de acordo com a Lei 605/1949, regulamentada pelo Decreto 27.048/1949, exceto nos casos em que seja necessária a execução dos serviços impostas pelas exigências técnicas das empresas.
• Conversas corajosas são todas aquelas que precisamos ter com nós mesmos ou com os outros e que por uma série de “razões” sempre adiamos.
Conversas corajosas são todas aquelas que precisamos ter com nós mesmos ou com os outros e que por uma série de “razões” sempre adiamos.
• Veja 12 dicas para ser (mais) feliz
A busca pela felicidade é uma constante na vida de todos. Não existem regras e nem fórmulas exatas para alcançar a felicidade. Mas é cada vez maior o número de pessoas que recorrem a livros de auto-ajuda, palestras e dicas para conseguir enxergar e desfrutar do sentimento.
• Vem aí a geração Z. Sua empresa está preparada?
Nascidos na era da internet, esses jovens não gostam de hierarquia, e esperam um ambiente corporativo semelhante ao seu mundo: veloz, interativo e integrado.
• Como montar uma equipe que atende bem?
Listei abaixo alguns pontos que considero importantes e que precisam ser incentivados pelos gestores