Banner
Notícias
Autor: Roberto Morais
Já aconteceu com você: de estar no caixa de um supermercado e a atendente não conseguir fazer a leitura do código de barras da etiqueta de um produto? – devido ele estar amassado ou ter sido colocado de forma que dificulte a sua leitura –.
Esse é apenas um exemplo, de vários outros, na qual se verifica a falta de marketing integrado com os funcionários de uma empresa. Mas, por que isso ocorreu? Porque foi devido a alguém que se esqueceu de avisar ao encarregado da colocação das etiquetas que se não forem colocadas corretamente irá dificultar o trabalho dos atendentes dos caixas – uma vez que eles terão que digitar todo o código, que não é nem um pouco pequeno que, muitas das vezes, está ilegível devido a sua colocação incorreta no produto –.
Você deve estar se perguntando: Ok, tudo bem! E o que isso tem a ver com marketing integrado? E eu respondo: tudo! Porque uma empresa é como se fosse um sistema no qual cada funcionário é como se fosse uma engrenagem e são essas engrenagens que farão o sistema funcionar, basta uma engrenagem dar pane para que o sistema funcione mal ou, até mesmo, deixe de funcionar.
Mas, afinal o que é marketing integrado? É quando em uma empresa todos os integrantes – de todos os setores: da equipe de manutenção ao CEO – estão concentrados e focados nos objetivos e atividades que levam a uma relação duradoura com o consumidor, por meio da satisfação das necessidades e desejos dos clientes, ou seja, todas as atividades de uma empresa tem que serem focadas nos clientes, porque eles são o centro das atenções.
Outro exemplo: você já imaginou um hospital em que as equipes médicas são muito competentes; porém, as equipes que trabalham nos bastidores – como as equipes que são responsáveis pela limpeza das instalações do hospital deixam muito a desejar! –. Certamente, por mais dedicados que forem os médicos não será o suficiente, porque esse hospital terá problemas de saneamento que irá afetar os pacientes.
Na clínica Mayo, situado nos Estados Unidos da América, sendo que as três maiores unidades estão nos estados do Arizona, Minessota e na Flórida, tem como norma para a contratação de novos funcionários o seguinte: uma vez contratados, os novos funcionários passam por um processo de orientação projetado para reforçar a mentalidade de que o paciente está em primeiro lugar.
O programa para quem não é médico – sejam porteiros, faxineiros, contadores ou enfermeiros – visa a ajudar o pessoal em geral a compreender de que maneira seu trabalho afeta o tratamento e o bem-estar dos pacientes.
Uma vez que se o pessoal da limpeza não mantiver boas às condições sanitárias, será bem provável que a saúde dos pacientes poderão ser comprometidas, por melhor que seja o tratamento médico recebido.
O marketing integrado é tão importante que, certa vez, David Packard, cofundador da Hewlett-Packard, disse o seguinte: “O marketing é importante demais para ser deixado a cargo apenas do departamento de marketing”.
Em seu livro “O marketing sem segredos” Philip Kotler – considerado a maior autoridade mundial em marketing – escreveu com muita propriedade o seguinte: “Uma empresa pode ter o melhor departamento de marketing do mundo e fracassar na área de marketing. Por quê? Porque as pessoas da produção podem fazer produtos de má qualidade, o departamento de expedição pode atrasar a entrega, o departamento de contabilidade pode imprimir faturas imprecisas... tudo isso fará a empresa perder clientes”.
Portanto, é extremamente importante que as empresas desenvolvam uma cultura empresarial com foco no marketing integrado, pois procedendo dessa forma a responsabilidade pelo marketing da empresa não fica, somente, com o departamento do marketing, mas, sim, com todos os setores da empresa.
Assim, se a sua empresa não tem o marketing integrado providencie, imediatamente,porque todos os setores deverão ter a mentalidade de que o cliente está em primeiro lugar.
Esse é apenas um exemplo, de vários outros, na qual se verifica a falta de marketing integrado com os funcionários de uma empresa.
Dicas
-
• É dono de empresa? Aqui vão 5 dicas para salvar o seu negócio em tempos de pandemia
O dono de empresa está vivendo, claramente, um momento de crise. O novo coronavírus está circulando em todo o mundo e o seu combate vem causando impactos profundos, principalmente nas pequenas e médias empresas, devido ao isolamento social necessário. Muitas empresas não têm fluxo de caixa para os próximos 30 dias. E aí? Como esse dono de empresa sobrevive mediante esse cenário e nessas condições?
Desejamos uma excelente leitura e reflexão! • Novo Saque do FGTS Já Tem Data Para Ser Liberado A liberação do valor, que vai ser de R$1.045, já tem data. Os valores serão liberados a partir de 15 de junho, com prazo final de saques até 31 de dezembro. • Pessoas com CPF irregular não poderão receber coronavoucher A Receita Federal informou nessa quinta-feira (9) que para a liberação do auxílio financeiro no valor de R$ 600, conhecido como coronavoucher, os trabalhadores informais terão que regularizar a situação dos CPFs caso estejam suspensos por pendências eleitorais. • IR 2020: Como declarar investimentos no imposto de renda A declaração de investimentos no Imposto de Renda tem suas particularidades em relação aos valores e bens que não apresentam rendimentos. • Regras do Imposto de Renda 2020 Sem alterar faixa de isenção, Receita Federal anuncia regras do Imposto de Renda 2020 • IR 2020: Receita divulga nesta quarta regras da declaração; prazo para informes é dia 28 Aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar o informe de rendimentos do ano-base 2019 • IMPOSTO DE RENDA 2020 #n#Veja quem precisa declarar Imposto de Renda em 2020#/n#
Isenção vale para pessoa física que teve rendimentos tributáveis abaixo de R$ 28.559 ou não tributáveis de até R$ 40 mil • 8 benefícios de ter um contador Profissionais de contabilidade são essenciais para alavancar o crescimento de um negócio e garantir a organização das finanças. • Como poupar para realizar seus sonhos em 2019. Educação financeira: como poupar para realizar seus sonhos em 2019. • Riqueza depende da sua capacidade de se manter sem salário !! Uma simples pergunta pode definir o quão rico você é: quanto tempo você conseguiria se manter sem um salário?
É isso que diz Derek Sall, um analista financeiro que mantém um blog de finanças pessoais.