Banner
Notícias
Tenho compartilhado a curva de adoção de um produto de Rogers há muito tempo, mas percebi que não explica de verdade o que acontece. Aqui está uma forma melhor de pensar nisso em uma progressão:
Marginalizado > Arriscado > Novo > Quente > Massas > Sempre
Pessoas têm formas distintas de pensar quando se deparam com mercados diversos. Alguns ficam ansiosos para provar comidas diferentes, mas sempre confiam nas mesmas marcas de roupas ou carros. Outros gostam de viver perigosamente quando se trata de tendências sobre cultura popular e estilo de vida, mas são conservadores quanto às últimas descobertas da ciência.
TODA IDEIA IMPORTANTE COMEÇA MARGINALIZADA. ELA NÃO É ÓBVIA, COMPROVADA OU RAPIDAMENTE EXPLICADA. E UM PEQUENO GRUPO DE PESSOAS, AS QUE GOSTAM DA “MARGEM”, SE ENGAJA.
Às vezes, essa ideia marginalizada começa a ressoar entre pessoas conectadas com os que amam a margem. Talvez tenha sido isso que aconteceu com a música punk no CBGB. Hoje é arriscado, mas mais pessoas estão fazendo. Essas novas pessoas são as que gostam de procurar ideias que são arriscadas (mas não marginalizadas, né, eles não são loucos).
Às vezes, mais raramente, a ideia arriscada é vista pelos “observadores de tendências” como uma novidade. Eles alertam seu público – as pessoas que querem fazer parte da novidade, mas não podem arriscar estarem erradas, então eles evitam o arriscado.
Quando pessoas suficientes aceitam a novidade, ela se torna algo quente, e então essa coisa quente pode chegar às massas.
Os números não mentem: há mais pessoas no grupo das massas! Há pessoas que só escutam uma música depois que ela emplaca, que só vão para restaurantes de redes gigantes, que só dirigem o carro mais popular. Na realidade, é a decisão desse grupo, de forma agregada, que faz de suas escolhas os grandes sucessos.
Finalmente, quando pessoas suficientes nas massas aceitam uma ideia, elas começam a pressionar o resto das pessoas em sua volta, insistindo que eles também aceitem a ideia nova, como se sempre tivesse sido a coisa certa a se fazer, porque é isso que esse grupo busca: a certeza da ideia que sempre foi verdadeira.
Você pode aplicar esse ciclo à banda Talking Heads, às dietas, aos papeis de gêneros e raças na sociedade, aos preceitos da religião organizada, a movimentos políticos, sushi, tradições de casamento… O que é aceito hoje, o que quase todos acreditam serem verdades universais e atemporais, foram ideias marginalizadas há um século ou menos.
O ERRO DOS VENDEDORES É QUE ELES APRESENTAM SUAS IDEIAS MARGINALIZADAS A PESSOAS QUE NÃO ESTÃO DISPOSTAS A CONHECER IDEIAS MARGINALIZADAS, EM VEZ DE TOMAR TEMPO E PASSAR PELA PROGRESSÃO.
Você tem uma ideia nova. Quanto tempo até ela conquistar o mundo?
Dicas
-
• 10 CRENÇAS QUE MANTÊM O RH NA IDADE MÉDIA
FISCALIZAR OS FUNCIONÁRIOS E NÃO RECONHECER OS TALENTOS É UM MAL QUE AINDA ACOMETE MUITAS EMPRESAS
• Você pode e deve sonhar, mas antes é preciso planejar
Planejar é direcionar seus esforços e recursos disponíveis para chegar em destino, rumo, sonho, ou seja lá como você prefere chamar
• 10 Dicas Fundamentais para Liderar Equipes de Alto Desempenho
Equipe é muito mais do que simplesmente pessoas trabalhando numa mesma sala. Equipe significa pessoas trabalhando em conjunto, interagindo, respeitando-se e auxiliando-se mutuamente.
• Como controlar a ansiedade no ambiente de trabalho
Existem formas de evitar ser atingido, desde que haja consciência por parte do indivíduo
• Sem motivação a empresa não cresce
A crença de que existe o profissional de segunda a sexta e de que a felicidade está nos momentos que sobram, pode gerar procrastinação, baixa produtividade e apatia. Isso é comum em todas as áreas do mercado atual.
• Dilma vai anunciar ações que favorecem microempresas
Programa que reduz a burocracia e agiliza o fechamento de empresas, desenvolvido pelo ministro Guilherme Afif Domingos (na foto, com a presidente), será lançado na próxima semana
• O papel do líder em tempos de incertezas no cenário econômico
O papel da liderança em tempos de incerteza é o mesmo que em outros momentos.
• O guia do planejamento estratégico pessoal
"Para dar início a um planejamento estratégico pessoal, você deve, primeiramente, estar ciente da sua situação de vida"
• Descubra se você sabe equilibrar carreira e vida pessoal
Veja dicas para verificar se você está atingindo esta harmonia e como você pode mudar esta situação, caso sua resposta seja negativa
• Prevenção contra o uso ilícito de recursos das empresas
Antes de entender a importância da entrega da certidão negativa, é fundamental conhecer a Resolução 1445/13, que gerou obrigações como essa, conforme será repercutido a seguir