Banner
Notícias
Vera Lima Bolognini
Momento de parar e refletir! Hora de avaliar o que feito, o que não deu certo, fazer balanços e planejar o ano que vai chegar. De fato, tudo isso passa pela nossa cabeça quando vimos se aproximar as luzes do Novo Ano.
"Não vivenciamos apenas uma, duas, três crises. Foram várias e em todos os segmentos: político, econômico, social e ambiental. Ah! Podemos dizer ainda que enfrentamos outras crises, as que se apresentam nos contextos da moral e da ética. E o que fazer?"
Momento de parar e refletir! Hora de avaliar o que feito, o que não deu certo, fazer balanços e planejar o ano que vai chegar. De fato, tudo isso passa pela nossa cabeça quando vimos se aproximar as luzes do Novo Ano.
Nesse exercício, uma pergunta que não quer se calar. Estou me referindo a uma questão do trabalho acadêmico de uma estudante da Faculdade Anhanguera, em Belo Horizonte, que agora já está formada em Relações Públicas: “Como agir diante de uma crise?”
Pois é! Essa foi a pergunta que nos inquietou muito ao longo de 2015. Não vivenciamos apenas uma, duas, três crises. Foram várias e em todos os segmentos: político, econômico, social e ambiental. Ah! Podemos dizer ainda que enfrentamos outras crises, as que se apresentam nos contextos da moral e da ética. E o que fazer?
Perguntinha desafiosa né! Os mais entendidos desse assunto dizem que é preciso antever, prevenir, se antecipar à crise e, estando mergulhado nela, gerenciá-la com perícia e precisão.
É claro que cada situação tem suas peculiaridades e as soluções devem ser tomadas na medida certa de cada caso concreto. Mas há sim alguns cuidados que podem nos ajudar muito. Está aí um bom desafio para todos nós que lidamos com comunicação estratégica.
Os chamados “planos de crises”, que consistem na simulação de situações indesejadas, são métodos utilizados por grandes empresas, especialmente, aquelas organizações que lidam com a possibilidade de riscos iminentes. Mas, se pensarmos que hoje em dia “qualquer coisa” pode detonar uma crise, até mesmo um “deixar” de dizer algo importante em momento oportuno, não custa nada adotarmos a prática da prevenção.
Diante disso, vale reforçar atitudes eficazes diante de uma crise:
• Observar os cenários em que a empresa está inserida e acompanhar as notícias a respeito do segmento em que ela atua, fazendo o acompanhamento da mídia e sua repercussão.
• Monitorar as principais notificações nas redes sociais sobre os clientes e responder, principalmente, as questões mais recorrentes.
• Fazer um filtro dos assuntos mais evidenciados e não deixar nenhuma questão importante sem resposta.
• Manter a reputação (boa imagem) da organização sem arranhões. Isso pode ser feito também a partir do monitoramento diário de cenários.
• Avaliar o que a mídia retrata. É de conhecimento amplo que aquilo que a imprensa repercute pode interferir na vida produtiva da empresa e as informações distorcidas geram danos, muitas vezes, irreparáveis.
• Fornecer informações claras e objetivas sobre o assunto que gera a crise para os empregados, os fornecedores e os stakeholders, buscando esclarecer todos os pontos de conflitos.
• Estabelecer um comitê de crise, com pessoas estratégicas e conhecedoras do negócio e suas interferências, para municiar de informações a equipe da comunicação e outros grupos de interesse.
• Estabelecer, com a cúpula da empresa, quem vai atender a imprensa, quem vai responder “a todas” as questões sem escamoteamento de informações, ou seja, sem “meias verdades”. Essa pessoa deve ser preferencialmente o presidente da Organização, ou na sua falta, um profissional preparado para sucedê-lo.
• Números, dados, transparência, rapidez, precisão são fundamentais, portanto, devem sempre estar à mão.
• Outra postura importante é o não “cochilar” em serviço. Numa crise, não se pode: ver e fingir não enxergar; dizer e não falar nada útil; acusar sem provas; justificar erros sem apresentar saídas para o problema.
Deste trabalho, participam profissionais de comunicação (relações públicas, jornalistas, analistas de mercado, outros profissionais de áreas estratégicas) e ainda o pessoal da administração do alto escalão, responsáveis pela redução dos potenciais danos causados por uma crise.
Agindo assim, podemos evitar um mal maior ou, quem sabe, termos condições de agir com a habilidade necessária quando a crise estourar.
Momento de parar e refletir! Hora de avaliar o que feito, o que não deu certo, fazer balanços e planejar o ano que vai chegar. De fato, tudo isso passa pela nossa cabeça quando vimos se aproximar as luzes do Novo Ano.
Dicas
-
• Como lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho?
Em um momento tão complexo, os gestores de RH devem encontrar maneiras de identificar o problema sem a necessidade do colaborador se manifestar sobre o assunto.
• 9 sinais de que você pode ser demitida em breve
Com o desemprego em alta no Brasil, é natural que o medo de ser demitida aumente. Em situações de crise como a que vivemos, a demissão pode atingir até mesmo os melhores funcionários.
• 6 dicas para você manter o foco e evitar distrações
Por vezes é difícil se concentrar no trabalho. E, hoje em dia, na era dos smartphones, nossa atenção é facilmente desviada pelas inúmeras notificações diárias do WhatsApp, Facebook, entre outros. Confira essas 6 dicas para você manter o foco.
• 5 formas de melhorar o seu negócio com o WhatsApp
Um dos aplicativos mais populares do Brasil, o WhatsApp, está tendo seu uso reinventado por empreendedores e empresas.
• Contabilidade on-line: um machado cego?
"Se eu tivesse oito horas para cortar uma árvore, gastaria seis afiando meu machado”
• Fazer exercício ajuda a fixar aprendizado
Um estudo mostrou que praticar atividade física 4 horas após aprender algo novo ajuda a reter o conhecimento
• 7 dicas para ter negócio e vida pessoal (sem enlouquecer)
Produtividade: decidiu que empreender é seu sonho, mas não sabe como fazê-lo sem enlouquecer?
• Práticas de auto-cuidado para um corpo, mente e alma saudáveis
As idéias a seguir são algumas dicas de como você pode aplicar isso na sua vida, de forma simples.
Escolha um de cada categoria, e inclua isso em sua vida esta semana. • O que é o estresse e como podemos detectá-lo Atualmente muito tem se falado sobre estresse. Entretanto, na maioria das vezes isso acontece de forma errônea, levando a população a creditar qualquer alteração nervosa a ele. • Pare de reclamar! Se você acha que por causa de um probleminha você pode desistir dos seus sonhos, você nunca chegará a lugar algum.