Banner
Notícias
Em ano de crise, qualquer gasto a mais deve ser bem pensado e o Carnaval não fica fora dessa regra. Então atenção aos bolsos, porque quem deseja curtir a folia de Momo pode pagar quase 80% de impostos sobre aquilo que irá consumir.
Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), as bebidas, itens muito consumidos nesta época do ano, continuam impulsionando os índices de tributos arrecadados pelo governo: a caipirinha tradicional (cachaça e limão) aparece em primeiro lugar, com 76,66% de tributos; seguida pelo chope, 62,20%; pela lata ou garrafa de cerveja, com 55,60%; pela lata de refrigerante, com 46,47%; e a água mineral, com 37,44%, conforme apurou o IBPT.
Quem pretende sair às ruas fantasiado também arcará com as altas taxas, uma fantasia de tecido, por exemplo, tem carga tributária de 36,41%, máscara de plástico, 43,93%; ou confeccionada com lantejoulas, 42,71%; o apito, 34,48%; colar havaiano, 45,96%; o spray de espuma, 45,94% e o confete, 43,83%.
Mesmo quem quer fugir da folia e aproveitar o feriado para viajar, não conseguirá escapar da mordida do leão, tendo que desembolsar 22,32% dos tributos sobre passagem aérea e 29,56% que incidem sobre o valor da hospedagem. Já o contribuinte que desejar acompanhar de perto os desfiles das escolas de samba, arcará com até 36,28% em tributos embutidos no valor do pacote que inclui a hospedagem, o ingresso e o transporte até o sambódromo.
Para o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, “A elevada carga tributária nos produtos de Carnaval se deve ao fato destes serem itens considerados supérfluos pelo legislador. Devido à intensa procura por esses itens, eles acabam sofrendo aumento de preço nesta época do ano, e a tributação excessiva sobre o consumo é uma das principais causas disso acontecer.”, explica Olenike, dando uma dica aos foliões: “Para evitar a mordida do leão é simples, basta usar a criatividade e restaurar roupas e acessórios antigos para incrementar a fantasia”.
Lista sobre os impostos dos produtos de Carnaval
Água de coco
34,13%
Água mineral:
37,44%
Amendoim
36,54%
Apito
34,48%
Biquíni com lantejoulas
42,19%
Caipirinha
76,66%
Cerveja (lata ou garrafa)
55,60%
Chopp
62,20%
Colar havaiano
45,96%
Confete/Serpentina
43,83%
Fantasia - roupa com arame
33,91%
Fantasia - roupa tecido
36,41%
Guarda-sol
37,14%
Hospedagem em hotel
29,56%
Mascara de Lantejoulas
42,71%
Mascara de Plástico
43,93%
Óculos de sol
44,18%
Pacote hotel, ingresso e Van
36,28%
Pandeiro
37,83%
Passagem aérea
22,32%
Preservativo
18,75%
Protetor solar
41,74%
Refrigerante (garrafa)
44,55%
Refrigerante (lata)
46,47%
Sorvete (massa ou picolé)
37,98%
Spray espuma
45,94%
Em ano de crise, qualquer gasto a mais deve ser bem pensado e o Carnaval não fica fora dessa regra. Então atenção aos bolsos, porque quem deseja curtir a folia de Momo pode pagar quase 80% de impostos sobre aquilo que irá consumir.
Dicas
-
• Que tipo de líder você gostaria de ser?
Chegar ao topo é fácil, difícil é conquistar o respeito do grupo.
• Disciplina: a chave do sucesso
Tendo disciplina, conseguimos alcançar o sucesso tão desejado, desde que tenhamos uma total compreensão de sua importância.
• Engajamento: 6 dicas para ter sucesso
Pesquisas, CEOs e especialistas de RH endossam a tese de que o engajamento de funcionários é um fator essencial para o bom desempenho de uma empresa.
• Repensando questões estruturais e de atendimento
Seria possível manter a customização do início, quando a empresa ainda era muito pequena?
• O Líder do Futuro e a Competitividade Sustentável
Como desenvolver uma nova geração de líderes preocupada com a Competitividade Sustentável?
• As 10 Características das Pessoas Empreendedoras
As pesquisas de David McLelland, da Universidade de Harvard, revelaram que empreendedores têm 10 características em comum, Veja quais são.
• Administração com liderança dão melhores resultados
Entende-se como administração “a capacidade de executar serviços através de pessoas” ou “trabalho, com indivíduos e grupos, para a realização de objetivos da organização” (Kenneth Blanchard).
• Produtividade para se salvar da crise em 7 passos
Qual é a sua estratégia para este ano?
• 29 perguntas que irão mudar sua empresa
Você sabe utilizar as informações da sua empresa?
• De olho no cliente: como fazer do SAC um trunfo para sua empresa
É imprescindível que o funcionário conheça bem os processos, produtos e serviços da empresa para solucionar as dúvidas dos clientes.