Banner
Notícias
Liderança não é um talento, mas uma habilidade adquirida com o tempo e - se você tiver sorte - boas experiências profissionais.
"É uma competência que começa a ser aprendida em casa, na escola, com os amigos e finalmente com os próprios chefes que você vier a ter”, diz José Augusto Figueiredo, presidente da consultoria de recursos humanos LHH|DBM.
Assim, todos nós podemos aprender a ser chefes, garante Jill Geisler, autora do livro “Como se tornar um ótimo chefe” (Editora Sextante) e professora na Loyola University Chicago.
Claro que tempo e boas experiências não bastam: é preciso muito esforço e disposição se tornar apto ao cargo. "Qualquer pessoa tem a capacidade de liderar, desde que aceite trabalhar duro para assimilar os comportamentos e valores exigidos de um gestor", afirma Jill.
Por isso, embora acessível a todos na teoria, o poder costuma ser oferecido a profissionais que demonstrem um perfil claro para o desafio. É no “embrião de líder” que as empresas costumam investir, por meio de programas de coaching e treinamentos especiais.
Mas quais são os sinais de que uma pessoa tem tudo para se tornar uma gestora de sucesso - alguém cuja autoridade não é imposta pelo organograma, mas aceita de bom grado pela equipe?
Veja a seguir alguns traços típicos que denotam preparo para a função:
1. Você se expressa muito bem
Seja para conciliar interesses, seja para motivar outras pessoas, bons chefes precisam ter um excelente domínio da linguagem oral e escrita. De acordo com Figueiredo, poucas competências são tão importantes para a liderança quanto a clareza, a expressividade e a assertividade da comunicação.
2. Você sabe escutar
Não basta saber falar ou escrever muito bem: também é preciso ter os ouvidos sensíveis. “Um líder em potencial absorve o que dizem os superiores, os colegas, os concorrentes”, diz Figueiredo. “Essa escuta também vale para os ambientes, isto é, ele sabe fazer uma leitura inteligente e cautelosa dos jogos de poder na empresa”.
3. Você enxerga o “grande quadro”
Você fica completamente absorvido pelas tarefas do dia a dia ou consegue olhar mais ao longe? De acordo com Geisler, profissionais com potencial para a liderança costumam se interessar pela organização como um todo, da sua estratégia geral às suas relações com a concorrência. “São pessoas com visão e pensamento sistêmicos”, diz.
4. Você expõe problemas - e oferece soluções
Muitos profissionais têm o hábito de se queixar das falhas da empresa onde trabalham e esperar que uma outra pessoa cuide delas. Não é o caso de quem tem jeito para a chefia: além de identificar as lacunas, esse tipo de funcionário se oferecer para repará-las. Em vez de criticar vagamente o que vai mal, ele se precupa com a evolução geral e se engaja para promovê-la.
5. Você é alegre
Pessoas com esse perfil também costumam ter uma personalidade afável e aberta, na visão de Figueiredo. “Elas têm sempre um sorriso no rosto e contagiam os colegas com leveza e bom humor, o que será fundamental para motivá-los e liderá-los no futuro”, explica.
6. Você faz alianças
Geisler diz que há dois tipos de funcionários: aqueles que trabalham exclusivamente com as pessoas do seu círculo mais próximo, e aqueles que buscam fazer pontes com áreas e colegas mais distantes. Os futuros chefes pertencem ao segundo grupo. “Eles sabem o valor da reciprocidade, e oferecem ajuda porque sabem que um dia vão recebê-la em troca”, afirma a professora.
7. Você é visto como alguém ético e trabalhador
O caráter de um líder em potencial é respeitado e admirado por todos. Trata-se de uma pessoa conhecida por sua generosidade, responsabilidade e consistência. “Eles dividem os méritos pelos acertos, assumem a culpa pelos erros e se provam sempre confiáveis”, diz Geisler.
Ascensão profissional: bons chefes em potencial fazem alianças, diz professora
Dicas
-
• Sucessão familiar em empresa começa já com filho na escola
Sucessão familiar em empresa começa já com filho na escola
Consultores dizem que fundadores tendem a iniciar processo tarde demais e que devem aproveitar momento para profissionalizar negócio
• O Coach precisa ser especialista no “negócio” do cliente para fazer um bom trabalho? Outro dia, navegando na internet e buscando mais informações sobre o processo de coaching (sim, se a gente não se atualiza, vai ficando para trás…) li em sites de vários colegas coaches que é uma CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA SER UM BOM COACH PARA CONCURSOS é também ser “CONCURSEIRO NATO”... • Como se preparar financeiramente para uma demissão O que fazer para enfrentar esse período com a maior tranquilidade possível ?! • Desperte a sua criatividade !! A criatividade é algo inerente ao ser humano. Ela está associada à habilidade de produzir, de inovar, se diferenciando dos meios comuns ou tradicionais. Hoje, o mercado de trabalho procura por profissionais criativos.
São pessoas que “pensam fora da caixa” e estão dispostas a encarar desafios.
• Os desafios da empresa familiar como anda a SUA empresa familiar ?!!
Quais pontos positivos e negativos?! • PAGAR HORA EXTRA POR TEMPO GASTO EM REFEIÇÃO ? VICUNHA PAGARÁ HORA EXTRA POR TEMPO GASTO POR EMPREGADOS EM REFEIÇÃO
Quer saber mais ? leia abaixo: • 33 Maneiras para se manter CRIATIVO Por um viver mais criativo • Jovem cria método para emagrecer com 'controle da mente' e perde 40 kg Edson Burger estava com problemas de saúde e resolveu mudar de vida.
Ele usou técnicas de PNL e coaching e agora ajuda os outros a emagrecer. • Contador é o caro que sai barato O direito é subjetivo, e um profissional competente pode fazer com que se economize dinheiro em tributos e impostos • O que é ser Coach? Por Juliano Francisco