Banner
Notícias
Está difícil se concentrar no trabalho? É muita informação, agenda lotada e, fora isso, os colegas também estão dispersos... e inúmeras outras razões para você procrastinar.
Então, o que fazer para conseguir foco e entrar no ritmo da produtividade? Afinal, ano novo, vida nova... você deve estar querendo superar suas expectativas e, mais do que isso, superar as expectativas do chefe para ser promovido este ano. Certo? Certo.
A falta de concentração é um problema que nos prejudica não apenas no trabalho. Você pode estar na frente da TV, do computador ou com o celular em mãos. Diversas são as formas de comunicação hoje em dia, mas se não tivermos o controle desses meios, eles podem tomar conta de nosso tempo, tendo consequências no trabalho e, claro, na vida.
Em entrevista à OneWorld BR, Antônio Carlos Guarini, presidente fundador do Método Supera - primeira empresa brasileira dedicada exclusivamente ao desenvolvimento das capacidades do cérebro e da saúde mental, informou que há dois fatores que explicam a nossa “falta de concentração”.
Primeiro, nossa cultura de educação, em que desenvolvemos pouco a região do cérebro responsável por esta habilidade; segundo, devido à excessiva quantidade de informações que recebemos ao mesmo tempo, o tempo todo.
A rotina, às vezes, também pode ser uma vilã quando o assunto é a concentração, pois podemos entrar na “zona de conforto”. Para tentarmos amenizar esse fato, temos que levar em conta a saúde do nosso cérebro.
Algumas dicas de Antônio Carlos para exercitar a mente podem ser praticadas no dia a dia, com atividades simples, como, por exemplo: escovar os dentes ou o cabelo com a mão que você não está acostumado, sentar em um lugar diferente do refeitório, mexer o açúcar do cafezinho em outro sentido, fazer uma caminhada por locais diferentes do que você normalmente faz, entre outros detalhes da rotina.
Com pequenas mudanças, percebemos que, assim como precisamos exercitar os músculos do corpo, também necessitamos fortalecer o cérebro, para melhorarmos nossa produtividade.
Outro ponto importante, que merece destaque, é saber priorizar as tarefas do dia a dia, e se concentrar em uma ação de cada vez. Ser seletivo e verificar o que é realmente importante nos ajuda a eliminar os excessos e priorizar o essencial.
Assim, não nos estressamos com facilidade, o que é outro grande mal para a saúde do cérebro e para a nossa motivação diária. Além disso, fazer aquela pausa de dez minutinhos para tomar um café e esticar as pernas é importante para aliviar a tensão e relaxar a mente. Exercícios físicos realizados com frequência também são, sem dúvidas, grandes aliados para o sucesso de nossos dias. Não se esqueça: qualidade no trabalho requer qualidade de vida.
Está difícil se concentrar no trabalho? É muita informação, agenda lotada e, fora isso, os colegas também estão dispersos... e inúmeras outras razões para você procrastinar.
Dicas
-
• Que tipo de líder você gostaria de ser?
Chegar ao topo é fácil, difícil é conquistar o respeito do grupo.
• Disciplina: a chave do sucesso
Tendo disciplina, conseguimos alcançar o sucesso tão desejado, desde que tenhamos uma total compreensão de sua importância.
• Engajamento: 6 dicas para ter sucesso
Pesquisas, CEOs e especialistas de RH endossam a tese de que o engajamento de funcionários é um fator essencial para o bom desempenho de uma empresa.
• Repensando questões estruturais e de atendimento
Seria possível manter a customização do início, quando a empresa ainda era muito pequena?
• O Líder do Futuro e a Competitividade Sustentável
Como desenvolver uma nova geração de líderes preocupada com a Competitividade Sustentável?
• As 10 Características das Pessoas Empreendedoras
As pesquisas de David McLelland, da Universidade de Harvard, revelaram que empreendedores têm 10 características em comum, Veja quais são.
• Administração com liderança dão melhores resultados
Entende-se como administração “a capacidade de executar serviços através de pessoas” ou “trabalho, com indivíduos e grupos, para a realização de objetivos da organização” (Kenneth Blanchard).
• Produtividade para se salvar da crise em 7 passos
Qual é a sua estratégia para este ano?
• 29 perguntas que irão mudar sua empresa
Você sabe utilizar as informações da sua empresa?
• De olho no cliente: como fazer do SAC um trunfo para sua empresa
É imprescindível que o funcionário conheça bem os processos, produtos e serviços da empresa para solucionar as dúvidas dos clientes.