Banner
Notícias
Está difícil se concentrar no trabalho? É muita informação, agenda lotada e, fora isso, os colegas também estão dispersos... e inúmeras outras razões para você procrastinar.
Então, o que fazer para conseguir foco e entrar no ritmo da produtividade? Afinal, ano novo, vida nova... você deve estar querendo superar suas expectativas e, mais do que isso, superar as expectativas do chefe para ser promovido este ano. Certo? Certo.
A falta de concentração é um problema que nos prejudica não apenas no trabalho. Você pode estar na frente da TV, do computador ou com o celular em mãos. Diversas são as formas de comunicação hoje em dia, mas se não tivermos o controle desses meios, eles podem tomar conta de nosso tempo, tendo consequências no trabalho e, claro, na vida.
Em entrevista à OneWorld BR, Antônio Carlos Guarini, presidente fundador do Método Supera - primeira empresa brasileira dedicada exclusivamente ao desenvolvimento das capacidades do cérebro e da saúde mental, informou que há dois fatores que explicam a nossa “falta de concentração”.
Primeiro, nossa cultura de educação, em que desenvolvemos pouco a região do cérebro responsável por esta habilidade; segundo, devido à excessiva quantidade de informações que recebemos ao mesmo tempo, o tempo todo.
A rotina, às vezes, também pode ser uma vilã quando o assunto é a concentração, pois podemos entrar na “zona de conforto”. Para tentarmos amenizar esse fato, temos que levar em conta a saúde do nosso cérebro.
Algumas dicas de Antônio Carlos para exercitar a mente podem ser praticadas no dia a dia, com atividades simples, como, por exemplo: escovar os dentes ou o cabelo com a mão que você não está acostumado, sentar em um lugar diferente do refeitório, mexer o açúcar do cafezinho em outro sentido, fazer uma caminhada por locais diferentes do que você normalmente faz, entre outros detalhes da rotina.
Com pequenas mudanças, percebemos que, assim como precisamos exercitar os músculos do corpo, também necessitamos fortalecer o cérebro, para melhorarmos nossa produtividade.
Outro ponto importante, que merece destaque, é saber priorizar as tarefas do dia a dia, e se concentrar em uma ação de cada vez. Ser seletivo e verificar o que é realmente importante nos ajuda a eliminar os excessos e priorizar o essencial.
Assim, não nos estressamos com facilidade, o que é outro grande mal para a saúde do cérebro e para a nossa motivação diária. Além disso, fazer aquela pausa de dez minutinhos para tomar um café e esticar as pernas é importante para aliviar a tensão e relaxar a mente. Exercícios físicos realizados com frequência também são, sem dúvidas, grandes aliados para o sucesso de nossos dias. Não se esqueça: qualidade no trabalho requer qualidade de vida.
Está difícil se concentrar no trabalho? É muita informação, agenda lotada e, fora isso, os colegas também estão dispersos... e inúmeras outras razões para você procrastinar.
Dicas
-
• O fim dos boletos sem registro
Nova plataforma de cobranças da Febraban começa a valer neste segundo semestre.
• 9 atitudes que não deixam sua vida evoluir
Muitos fatores podem determinar o sucesso ou não dos nossos projetos. Confira alguns deles
• 6 dicas para aumentar a sua produtividade
Geronimo Theml, da Academia da Produtividade, mostra as estratégias de quem é produtivo
• Maus costumes que você precisa abandonar para ser mais produtivo
Sabe o botão soneca? Você deveria parar de usá-lo
• Trabalho intermitente: entenda o que significa isto
“No contrato zero hora, o trabalhador fica à disposição 24 horas por dia. O valor a ser pago pode ser fixado de acordo com o horário que será trabalhado ou com o serviço que será feito.”
• Dez erros tributários que podem levar uma empresa à falência
Conheça os erros mais comuns cometidos pelas empresas relacionados à área tributária.
• Trabalho em equipe: 5 desafios a superar
Ao colocar profissionais com elevada competência e comprometimento trabalhando focados em objetivos estratégicos é possível dominar qualquer empresa, em qualquer mercado, contra quaisquer competidores, em qualquer época
• Como a má comunicação pode afetar a produtividade de sua equipe
Tanto a comunicação verbal quanto a não verbal são capazes de aumentar ou diminuir a credibilidade de quem fala
• 12 sinais de que você pode estar sofrendo da Síndrome de Burnout
Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, ela tem nos workaholics suas vítimas potenciais
• Por que, cedo ou tarde, a Previdência terá que ser reformada
Negar déficit da Previdência é "contabilidade criativa", diz Rogério Nagamine, coordenador de Previdência no Ipea