Banner
Notícias
Thais Ferreira
Uma nova geração de empreendedores está chegando no mercado. Conhecida como geração Y (nascidos entre 1980 e 2000), seus representantes estão mudando a forma de fazer negócios com novas tecnologias e startups.
Para grande parte desses jovens empresários, não basta apenas uma empresa ser lucrativa é preciso ter um impacto social ou ambiental.
Esse é o caso, por exemplo, de Larissa Kroeff, que estudou organização de eventos sustentáveis na França e observou muitos negócios desse tipo se espalharem pela Europa. Ela voltou para o Brasil e, em 2011, fundou a Meucopo Eco em Florianópolis.
A empresa quer reduzir um grande problema: o lixo. Só no Brasil, 720 milhões de copos de plástico são descartados todos os dias.
A Meucopo Eco pretende substituir os copos descartáveis por reutilizáveis durante festas, shows e eventos esportivos. A ideia não é totalmente nova, empresas estrangeiras já fazem isso em grandes festivais de música pelo mundo. Larissa adaptou a ideia e trouxe para o Brasil.
O modelo de negócios da empresa prevê duas formas de arrecadação. A primeira é por meio de consignação: os clientes deixam R$ 5 para pegar um copo. No final da festa, o consumidor pode escolher entre devolver o copo e recuperar o dinheiro ou ficar com o copo como recordação do evento.
A segunda é por meio da compra de copos pelos próprios organizadores do evento. A empresa também aluga máquinas para a higienização dos produtos. Desde o surgimento da empresa, a Meucopo Eco já evitou que mais de 1 bilhão de copos descartáveis fossem parar no lixo.
A empresa cresceu 100% em 2015 – e pretende manter a mesma porcentagem nesse ano. Entre os clientes estão o festival Psicodália em Florianópolis e a festa Black2black no Rio de Janeiro.
FOMENTO
Para empreendedores como Larissa, existem instituições que ajudam esses negócios a crescer. É o caso da Artemisia, uma aceleradora para startups de impacto social.
“Nós acreditamos que é possível mudar o mundo e ganhar dinheiro”, afirma Daniella Dolme, da Artemesia.
A instituição apoia empresa dispostas a resolver problemas em quatro áreas prioritárias: educação, saúde, habitação e serviços financeiros.
Entre as startups apoiadas pela Artemísia estão a Geekie, empresa que criou um sistema gratuito para que alunos estudem para o Enem, e a MultiOrti, que oferece serviços odontológicos a preços acessíveis para a população de baixa renda.
Na Campus Party 2016, empreendedores mostram como é possível obter lucro em negócios que apoiam causas sociais
Dicas
-
• Como liderar equipes de gerações diferentes?
Especialista defende que colaboradores que têm idades diferentes podem trabalhar em sinergia
• Oito dicas para melhorar a colaboração nas empresas
Faço parte daqueles que têm uma forte sensação de que os modelos de gestão estão ficando obsoletos e que são necessárias novas formas de atuar, porém com a desconfortável consciência de que não sabem exatamente como.
• Sucesso na Vida Profissional com Coaching
Ter sucesso na vida profissional é meta de basicamente todo mundo, aliás, todos querem ter uma carreira longa, saudável, produtiva e que lhe renda uma vida confortável.
• Faça um esforço, para ser melhor, a cada dia
Ser melhor a cada dia é evoluir no caminho do bem. O ser humano precisa reencontrar a paz interior para poder viver melhor.
• Dono da Felicidade
Equilibrio faz com que as coisas fluam naturalmente!!
• Menos carisma, mais liderança
Existem pontos críticos envolvidos no exercício da liderança e para vê-los é preciso olhar além da liderança carismática
• Conheça as seis fases do fracasso e sua importância para o sucesso
O sucesso e o fracasso podem parecer duas coisas completamente distintas para você. Mas para mim, não. Ele mostra que os dois estão interligados e que é praticamente impossível obter a vitória sem nunca ter fracassado.
• Pesquisas imprescindíveis para sua empresa em 2016
Com essas informações, é mais fácil tomar decisões com segurança e assertividade
• Marketing pessoal no trabalho (ou: Como não ser demitido no meio da crise)
Demonstrar seus conhecimentos, habilidades e atitudes é tão importante quanto cumprir seu papel no dia a dia, afirma especialista
• O atendimento da sua loja realmente encanta seus clientes?
Com a concorrência acirrada e a crise apertando cada vez mais o bolso dos consumidores, oferecer um bom atendimento já não é sinônimo de diferencial, mas um item básico para a sobrevivência de qualquer negócio