Banner
Notícias
Thais Ferreira
Uma nova geração de empreendedores está chegando no mercado. Conhecida como geração Y (nascidos entre 1980 e 2000), seus representantes estão mudando a forma de fazer negócios com novas tecnologias e startups.
Para grande parte desses jovens empresários, não basta apenas uma empresa ser lucrativa é preciso ter um impacto social ou ambiental.
Esse é o caso, por exemplo, de Larissa Kroeff, que estudou organização de eventos sustentáveis na França e observou muitos negócios desse tipo se espalharem pela Europa. Ela voltou para o Brasil e, em 2011, fundou a Meucopo Eco em Florianópolis.
A empresa quer reduzir um grande problema: o lixo. Só no Brasil, 720 milhões de copos de plástico são descartados todos os dias.
A Meucopo Eco pretende substituir os copos descartáveis por reutilizáveis durante festas, shows e eventos esportivos. A ideia não é totalmente nova, empresas estrangeiras já fazem isso em grandes festivais de música pelo mundo. Larissa adaptou a ideia e trouxe para o Brasil.
O modelo de negócios da empresa prevê duas formas de arrecadação. A primeira é por meio de consignação: os clientes deixam R$ 5 para pegar um copo. No final da festa, o consumidor pode escolher entre devolver o copo e recuperar o dinheiro ou ficar com o copo como recordação do evento.
A segunda é por meio da compra de copos pelos próprios organizadores do evento. A empresa também aluga máquinas para a higienização dos produtos. Desde o surgimento da empresa, a Meucopo Eco já evitou que mais de 1 bilhão de copos descartáveis fossem parar no lixo.
A empresa cresceu 100% em 2015 – e pretende manter a mesma porcentagem nesse ano. Entre os clientes estão o festival Psicodália em Florianópolis e a festa Black2black no Rio de Janeiro.
FOMENTO
Para empreendedores como Larissa, existem instituições que ajudam esses negócios a crescer. É o caso da Artemisia, uma aceleradora para startups de impacto social.
“Nós acreditamos que é possível mudar o mundo e ganhar dinheiro”, afirma Daniella Dolme, da Artemesia.
A instituição apoia empresa dispostas a resolver problemas em quatro áreas prioritárias: educação, saúde, habitação e serviços financeiros.
Entre as startups apoiadas pela Artemísia estão a Geekie, empresa que criou um sistema gratuito para que alunos estudem para o Enem, e a MultiOrti, que oferece serviços odontológicos a preços acessíveis para a população de baixa renda.
Na Campus Party 2016, empreendedores mostram como é possível obter lucro em negócios que apoiam causas sociais
Dicas
-
• 10 dicas para a prospecção de clientes em seu negócio
Confira algumas coordenadas para a prospecção de clientes e encontre os alvos certos para crescer em vendas!
• Gestão Empresarial – Quando as peças não se encaixam...
Muitos empresários perdem o controle de seus negócios por não perceberem a falta de sintonia e engajamento de sua equipe
• Como encontrar os candidatos perfeitos para sua empresa?
As redes sociais são um ótimo auxílio para localizar bons profissionais
• O que vale mais: formação ou experiência?
Para um profissional ser considerado completo, experiência e formação devem caminhar juntas
• Os 5 DNAs do Empreendedor
Realizar o “tripé” dos sonhos é a chave do sucesso: o sonho próprio como empreendedor, o sonho dos clientes e o sonho da sua equipe e parceiros.
• Dicas para você planejar e monitorar as finanças da sua empresa
Consultor da Moore Stephens ressalta a importância desta funçãodas finanças para o pequeno empresário
• Marco Civil da Internet: até quando a neutralidade conseguirá se sustentar?
Para entender melhor, é interessante analisarmos um breve histórico da rede mundial de computadores; Entenda
• O que empreendedores devem saber sobre administração fiscal e contábil?
Prolink Contábil alerta empreendedor a conhecer sobre aspectos contábeis e fiscais para não ter surpresas no futuro
• 10 segredos para se tornar um bom chefe em 2015
Certas atitudes definem um gestor competente e bem sucedido; saiba quais são elas
• Será que você não está sendo duro demais consigo mesmo?
Veja alguns motivos pelos quais você deve se amar (e amar o que faz) com mais força e convicção