Banner
Notícias
Consideradas mais enxutas e mais ágeis em seus processos decisórios, as empresas familiares respondem por cerca de 90% de todos os empreendimentos brasileiros. E têm forte presença entre os gigantes. Na lista das 1.000 maiores empresas do País, elaborada pelo Valor Econômico, um terço é familiar.
Apesar de vantajosas sob vários aspectos, muitas dessas organizações têm vida curta ou terminam com a primeira geração, devido a fatores que vão além do mercado. Uma pesquisa, feita em 2011 pelo consultor americano John L. Ward com 125 empresários brasileiros, revela que a principal dificuldade enfrentada pelas organizações familiares é convencer os fundadores a abrirem mão do controle na hora certa. Essa foi a resposta dada por 29,1% dos pesquisados.
Em segundo lugar, com 18,4%, vem a dificuldade de se definir a melhor estratégia de negócio. Na sequência, os empresários apontaram a rivalidade entre irmãos (16,5%) e a dispersão e o desinteresse dos primos pela empresa (15,8%). Por último, vêm nepotismo (12%) e dificuldade em atrair talentos de fora da família (8,2%).
A pesquisa ainda revelou que as famílias pouco ou nada exigem de experiência da próxima geração para ingressar no negócio. Nenhum ano de experiência foi a resposta de 32,9% e, entre 1 e 2 anos, de 29,1%. Outro dado relevante é que pessoas de fora da família não têm muito espaço em cargos de direção (ver quadro).
Consultora do Sebrae/PR, Sonia Shimoyama conhece bem as dificuldades das pequenas empresas familiares. Uma delas é misturar as finanças do empreendimento com as finanças particulares. "A pessoa acha que o caixa da empresa e seu saldo bancário são a mesma coisa", explica.
Segundo ela, é comum o empreendedor procurar o Sebrae alegando que está tendo prejuízo. Mas, na hora de a consultoria checar, não é bem isso o que está ocorrendo. "A empresa continua dando lucro, mas os desembolsos pessoais cresceram muito", relata.
Outra situação comum é os donos se dedicarem apenas à operação e esquecerem a gestão. "Os donos ficam centrados em oferecer determinado serviço para o qual são capacitados e deixam de lado a administração", afirma. Também não é raro as empresas errarem ao conduzir herdeiros sem aptidão para dentro do negócio. "Isso é muito ruim. Não há pecado nenhum em um filho não querer assumir o negócio do pai. O pai precisa compreender isso e colocar no lugar alguém de fora da família, mas que goste da função", ensina.
como anda a SUA empresa familiar ?!!
Quais pontos positivos e negativos?!
Dicas
-
• Sete estratégias para fidelizar o consumidor
Confira as mais novas tendências de marketing para melhorar os serviços prestados aos clientes
• Coach dá 5 dicas para você aumentar a sua produtividade
Segundo Bibianna Teodori, a concentração de talentos e habilidades para tarefas que irão gerar resultados rapidamente é a chave para aumentar a produtividade
• Especialista ensina o que falar em uma entrevista de emprego
Marcelo de Freitas Nóbrega contou a Universia Brasil quais são os pontos em que o profissional deve focar desde o início da carreira
• Seja confiante e fique um passo mais próximo do sucesso
Saiba como esse traço de personalidade influencia a sua carreira e descubra meios de aperfeiçoá-la
• Coach dá 5 dicas para você aumentar a sua produtividade
Segundo Bibianna Teodori, a concentração de talentos e habilidades para tarefas que irão gerar resultados rapidamente é a chave para aumentar a produtividade
• 5 dicas para identificar as melhores ideias e empreender com sucesso
Você é empreendedor e possui muitas ideias para o seu negócio. Mas, como saber qual é a melhor?
• “É preciso escolher clientes pelas práticas que adotam”
Poucos meses após ser adotada, a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) já provoca seus primeiros efeitos na rotina das corporações. Empresas e empresários estão revendo ou criando códigos de conduta com o objetivo de ampliar mecanismos de controle e transparência.
• Você acha que entende de economia?
Nem toda informação positiva para a economia gera automaticamente um ciclo positivo
• Dizer obrigado à equipe é um dos 13 hábitos do profissional bem-sucedido ao fim do dia
Atualizar lista de tarefas, despedir-se dos colegas e fazer um balanço do dia também estão incluídos na rotina dos últimos 10 minutos de expediente, dizem especialistas
• 12 estratégias para ter mais inteligência emocional
A má interpretação e gestão de sentimentos é epidêmica, diz especialista. Conheça algumas técnicas para lidar melhor consigo mesmo e com os outros no trabalho