Banner
Notícias
Carlos Eduardo Valim
Um ditado do mundo de recursos humanos diz que as pessoas escolhem as organizações pelas empresas e as deixam por causa de seus chefes. Ou seja, dificuldades de relacionamentos, má gestão e falhas de comunicação entre gestores e subordinados podem fazer boas companhias perderem bons talentos. “Fazemos constantemente pesquisas de clima para acompanhar se as coisas estão correndo bem”, diz Conrado Leister, presidente no Brasil e no Cone Sul da SAS, uma das 26 empresas certificadas pela Top Employers no Brasil, em 2016. “É uma forma de deixar claro para a liderança que a cultura da empresa deve prevalecer, e que temos de preservar o nosso ambiente, que é, por natureza, colaborativo.”
Na incorporadora imobiliária Cyrela, essas pesquisas, realizadas com a intenção de garantir o respeito nas relações entre as pessoas, permitiram identificar como os gestores podem motivar e extrair o melhor dos seus subordinados. Em 2012, um estudo interno mostrou que havia uma relação direta do nível de comunicação e feedback de tarefas com o bom clima dentro das áreas da empresa. “Incentivamos que isso fosse aplicado, explicando para os gestores como falar com os empregados. Então, em 2014, quando fizemos a pesquisa de novo, o clima tinha melhorado muito”, afirma Erika Petri, responsável pelos recursos humanos da Cyrela. “Ninguém quer trabalhar às cegas, afinal, isso pode fazer as pessoas serem demitidas sem nem saber o porquê.”
A evolução do gestor também é essencial para os bons resultados. No Grupo BB Mapfre, de seguros, há um acompanhamento do ciclo de gestão das pessoas. Todos os pontos fracos dos chefes vão sendo monitorados durante o seu período de desenvolvimento, e cursos vão sendo ministrados. Em casos mais extremos, há a utilização de coaching. Mas a empresa não descarta o funcionário que simplesmente não tem talento para gerir pessoas. “Nem todo mundo tem perfil de gestor”, diz Cynthia Betti, diretora de recursos humanos da seguradora. “Por isso, criamos a evolução de carreira em Y. Um bom técnico pode subir para uma carreira de especialista, recebendo os mesmos benefícios de um coordenador.” Antes, para crescer na empresa, a pessoa precisava se tornar chefe. Isso causava a perda de excelentes técnicos, sem que a empresa ganhasse bons gestores.
Mas há quem defenda que nem sempre fugir dos maus chefes pode ser a melhor solução para a evolução pessoal e de uma empresa. “Isso minimiza a importância das organizações”, afirma Sérgio Piza, diretor de gente e gestão da fabricante de papel e celulose Klabin. “Todo mundo quer jogar com o Neymar, mas nem sempre é possível. Para ser um protagonista, o subordinado deve aproveitar a experiência para aprender.”
Como companhias encontram formas de garantir que os seus gestores sejam mais preparados para lidar com as suas equipes
Dicas
-
• ECKHART TOLLE – 20 PENSAMENTOS QUE PODEM MUDAR A SUA VIDA
As pessoas não percebem que agora é tudo o que é, não existe passado ou futuro exceto como uma memória ou antecipação em nossas mentes” ~ Eckhart Tolle ~
• 9 hábitos de pessoas com alta inteligência emocional
O quanto de impacto tem a inteligência emocional (IE) sobre seu sucesso profissional? A resposta rápida é: muito!
• Cinco hábitos que você precisa adotar para se tornar um líder de verdade
Ser líder está ao alcance de todos, já que a liderança está relacionada à mudança de atitude e de mentalidade frente aos desafios
• Dez dicas do Papa Francisco para a felicidade
Entre os conselhos que deu em entrevista a uma revista argentina, o pontífice incluiu não fazer as refeições assistindo a TV.
• 25 Pequenos passos para obter sucesso em sua vida
Quem não deseja obter sucesso em uma ou mais áreas da vida? Todos têm razões e motivos pessoais para buscar o sucesso. Definimos o sucesso de maneiras diferentes, uns buscam sucesso na vida profissional, outros, sucesso em forma de paz ou saúde.
• Comunicação interna: um importante ingrediente para superar desafios
É fundamental que os valores e estratégias, metas, programas e resultados da empresa sejam passados de maneira transparente.
• Como conhecer o perfil de seus funcionários – e por quê
Por menor que seja a empresa, deve-se buscar conhecer as competências dos funcionários em comparação com aquelas requeridas pela estratégia da empresa.
• 5 princípios básicos para ter sucesso na carreira
São Paulo – A ideia de sucesso não é a mesma para todo mundo. Mas os conceitos para alcançá-lo (independente da forma que ele tomar) quase sempre são os mesmos. É o que Bryan Tracy expõe em seu mais recente livro “O Ciclo do Sucesso” (Editora Gente). Veja quais são os fatores básicos para avançar na sua trajetória profissional – do seu jeito.
• DICAS PARA ELEVAR SUA AUTO-ESTIMA
Aqui estão algumas dicas para identificar e aumentar sua auto-estima:
• 8 dicas de linguagem corporal para aumentar a sua persuasão
Ser um bom vendedor não é uma competência valiosa apenas para quem trabalha na área comercial. Conseguir que os demais “comprem” as suas ideias é uma necessidade em qualquer setor de atuação.