Banner
Notícias
Carlos Eduardo Valim
Um ditado do mundo de recursos humanos diz que as pessoas escolhem as organizações pelas empresas e as deixam por causa de seus chefes. Ou seja, dificuldades de relacionamentos, má gestão e falhas de comunicação entre gestores e subordinados podem fazer boas companhias perderem bons talentos. “Fazemos constantemente pesquisas de clima para acompanhar se as coisas estão correndo bem”, diz Conrado Leister, presidente no Brasil e no Cone Sul da SAS, uma das 26 empresas certificadas pela Top Employers no Brasil, em 2016. “É uma forma de deixar claro para a liderança que a cultura da empresa deve prevalecer, e que temos de preservar o nosso ambiente, que é, por natureza, colaborativo.”
Na incorporadora imobiliária Cyrela, essas pesquisas, realizadas com a intenção de garantir o respeito nas relações entre as pessoas, permitiram identificar como os gestores podem motivar e extrair o melhor dos seus subordinados. Em 2012, um estudo interno mostrou que havia uma relação direta do nível de comunicação e feedback de tarefas com o bom clima dentro das áreas da empresa. “Incentivamos que isso fosse aplicado, explicando para os gestores como falar com os empregados. Então, em 2014, quando fizemos a pesquisa de novo, o clima tinha melhorado muito”, afirma Erika Petri, responsável pelos recursos humanos da Cyrela. “Ninguém quer trabalhar às cegas, afinal, isso pode fazer as pessoas serem demitidas sem nem saber o porquê.”
A evolução do gestor também é essencial para os bons resultados. No Grupo BB Mapfre, de seguros, há um acompanhamento do ciclo de gestão das pessoas. Todos os pontos fracos dos chefes vão sendo monitorados durante o seu período de desenvolvimento, e cursos vão sendo ministrados. Em casos mais extremos, há a utilização de coaching. Mas a empresa não descarta o funcionário que simplesmente não tem talento para gerir pessoas. “Nem todo mundo tem perfil de gestor”, diz Cynthia Betti, diretora de recursos humanos da seguradora. “Por isso, criamos a evolução de carreira em Y. Um bom técnico pode subir para uma carreira de especialista, recebendo os mesmos benefícios de um coordenador.” Antes, para crescer na empresa, a pessoa precisava se tornar chefe. Isso causava a perda de excelentes técnicos, sem que a empresa ganhasse bons gestores.
Mas há quem defenda que nem sempre fugir dos maus chefes pode ser a melhor solução para a evolução pessoal e de uma empresa. “Isso minimiza a importância das organizações”, afirma Sérgio Piza, diretor de gente e gestão da fabricante de papel e celulose Klabin. “Todo mundo quer jogar com o Neymar, mas nem sempre é possível. Para ser um protagonista, o subordinado deve aproveitar a experiência para aprender.”
Como companhias encontram formas de garantir que os seus gestores sejam mais preparados para lidar com as suas equipes
Dicas
-
• Como a inteligência emocional reflete no ambiente de trabalho
O alinhamento para o maior grau de interdependência e complementaridade de uma equipe são ingredientes essenciais para uma harmonia e alta performance em torno de um objetivo comum
• Empresas querem profissionais com perfil intraempreendedor
Você tem o perfil ideal para o século XXI? Quando todos possuem capacidade técnica, o diferencial importa cada vez mais
• Lidar com o fator humano é o que define um bom líder
Cuidar de cada pessoa na equipe ? Eis o segredo para fazer os subordinados trabalhem a seu favor
• Inércia na carreira é o principal motivo de pedidos de demissão
Profissionais querem gestão estruturada e mais planejamento
• Os problemas do trabalho: lidando com o estresse
Especialista oferece algumas dicas para aprender a tirar de letra os possíveis problemas que o trabalho pode trazer
• Atendimento: quais são os grandes desafios?
Estruturar uma área de atendimento, antes de mais nada, precisa de competência técnica, foco e objetivos claros
• Como lidar com o arrependimento na vida profissional
Trocar de emprego por motivo salarial e descobrir que o ambiente na nova empresa é péssimo
• Crise de vendas ou de motivação?
Os primeiros "clientes" a ser conquistados somos nós mesmos
• Motivação ou emotivação: como obter comprometimento dos colaborares sem apelar para emoções sensacionalistas?
É possível aplicar técnicas de desenvolvimento de pessoas como engajamento, envolvimento, criatividade e intra-empreendedorismo sem que os funcionários se sintam coagidos, ou ainda obrigados a participar
• 10 atitudes de um empreendedor que sabe liderar Você sabe liderar sua empresa? Ser um empreendedor líder significa respeitar as pessoas, inspirar a equipe e conseguir tirar o melhor de cada um na pequena empresa.