Banner
Notícias
Já é indiscutível a tendência de crescimento da utilização de canais digitais na comunicação entre pessoas. Do uso vertiginosamente crescente de redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas ao número cada vez maior de brasileiros que usam seus dispositivos móveis para executar as mais variadas tarefas, a forma como as pessoas falam entre si é digital.
Segundo Paulo Miranda Porto Filho é diretor de marketing e alianças da eWave do Brasil, multinacional israelense da área de soluções e serviços de TI, quando analisamos com um pouco mais de atenção a forma como essas mesmas pessoas falam com empresas, veremos um cenário bem diferente. “Na grande maioria das vezes, para resolver um problema ou buscar uma informação mais detalhada que não foi localizada nos websites das empresas essas pessoas recorrem ao contato com as centrais de atendimento telefônico. Mesmo com muitas empresas já tendo adotado alguns canais de atendimento digital, tais como chat online, formulários de e-mail no site e números de SMS, a central de atendimento telefônico ainda é o canal mais utilizado”, contou.
Mas qual o problema com o fato de ainda usarmos muito o contato telefônico para falar com as empresas com as quais fazemos ou pensamos em fazer negócios?
O especialista separou a resposta em duas partes:
1 – Para as pessoas/clientes: teremos um número cada vez maior de clientes que querem formas mais fáceis de falar com as empresas. Clientes que “respiram” tecnologia e buscam um atendimento mais moderno, fácil e ágil. Pessoas que não querem ter que ligar para uma central de atendimento, ficar ouvindo mensagens gravadas e muito menos esperar em “filas” no telefone para conseguirem falar com um representante da empresa. Essas pessoas, ou clientes, usam redes sociais e aplicativos móveis, e muitas vezes preferem fazer negócios com empresas que também utilizem esses canais para fornecer um atendimento de qualidade aos clientes.
2 – Para as empresas: ao não encararem os canais digitais como poderosas ferramentas de atendimento ao público, muitas empresas continuam tendo que lidar com os altos custos das centrais de atendimento telefônico – infraestrutura física, infraestrutura de telecomunicações, pessoal e sistemas de TI. Além dessa questão financeira, não podemos descartar questões relacionadas à imagem da empresa junto aos clientes atuais e potenciais novos clientes. Ao adotar uma estratégia de modernizar a forma como falam com seus clientes, as empresas irão conseguir atacar esses dois pontos: questões de redução de custos e questões de competitividade e atratividade junto ao mercado.
Embarcar nessa jornada de transformar redes sociais, aplicativos móveis e os demais meios de comunicação digital em canais efetivos de atendimento ao público deixou de ser opcional. Os executivos de vendas, marketing e atendimento devem, se ainda não fizeram, criar projetos de modernização de suas centrais de atendimento com o objetivo de, ao longo do tempo, transferir o volume de chamados recebidos pelas centrais de atendimento telefônico para canais de atendimento digital.
O especialista explicou que, dependendo da estrutura de cada empresa, essa iniciativa só terá sucesso se diferentes áreas trabalharem juntas e com o patrocínio dos executivos. Esse tipo de iniciativa nunca pode ser encarada como uma concorrência interna. É uma iniciativa corporativa e que traz benefícios para todos. Vamos modernizar a forma como atendemos nossos clientes.
“De imediato, é preciso integrar e sincronizar a gestão da mídia social corporativa, chat, e-mails, websites, aplicativos móveis, SMS, WhatsApp, etc. A demanda por soluções multicanais que promovam essa gestão integrada e simultânea é uma realidade cada vez mais comum no mercado, que tem motivado o surgimento de novas plataformas como a BumpYard, uma solução israelense que acaba de chegar ao Brasil.”
Apenas com soluções pensadas nessa nova realidade de mercado a empresa poderá ter uma visão completa das ocorrências de atendimento, além de gerenciar processos, fluxos de trabalho e monitorar as atividades em 360 graus, permeando todos seus canais de comunicação com os clientes. Soluções tecnológicas integradas promovem a redução de custos das centrais de atendimento e podem transformar radicalmente a experiência do cliente, para um ambiente muito mais ágil e dinâmico.
Já é indiscutível a tendência de crescimento da utilização de canais digitais na comunicação entre pessoas. Do uso vertiginosamente crescente de redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas ao número cada vez maior de brasileiros
Dicas
-
• 7 perguntas para se fazer antes de pedir demissão porque discorda da empresa
Não tome decisões no calor da situação e reflita se levantar pontos contrários não faz parte da sua função.
• Parábola da demissão da formiga desmotivada:
Motivação é a chave para bons desempenhos.
• 11 sinais de que você será rico
Se você ainda não segue essas recomendações, essas dicas que vão te colocar no caminho certo
• Cuidado com os “dedos-duros” do Imposto de Renda, eles podem te prender na malha fina
Planos de saúde, empregadores e bancos também fornecem dados à Receita, que cruza as informações para descobrir omissões e fraudes no IR
• 'Depois da Pandemia': os impactos positivos e negativos do coronavírus no agronegócio brasileiro
Em conversa com o Head Comercial e de Gestão de Recursos da Órama, editor da revista Globo Rural avalia o cenário do campo, o recorde nas exportações e as oportunidades de crédito para os pequenos produtores
• MP 944/20: Como a medida pode auxiliar as empresas durante a crise?
A MP 944 disponibiliza linhas de crédito especiais para as empresas no período de crise econômica; Saiba como funciona.
• Principal sinal de inteligência em uma pessoa segundo Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo
Esse é o principal sinal de inteligência em alguém, segundo Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo
• 20 dicas para sobreviver a CRISE
Dicas para sobreviver a crise
• Após quase fechar, loja de roupas começa a vender tudo a R$ 20 e fatura R$ 5 milhões
Fundada em 2015, a Barato Express trabalha com roupas femininas, masculinas e infantis
• Barroso cassa decisão que autorizava desconto em folha de contribuição sindical
Ministro Barroso entende ser "inerente ao novo regime das contribuições sindicais a autorização prévia do sujeito passivo".