Banner
Notícias
Planejar e colocar a mão na massa são dois dos principais segredos para ter um ano produtivo, rentável e inovador. No caso das empresas, fazer um mapeamento sobre quais pesquisas de mercado podem ser úteis tanto para planejar o crescimento quanto para corrigir a rota da companhia no mercado, o que é importantíssimo. Quais assuntos são primordiais e devem ser alvo de pesquisa nas empresas? Felipe Schepers, COO do Opinion Box, plataforma de pesquisa digital, aconselha as seguintes:
Buyer Persona
Você conhece os seus consumidores? Antes de criar um novo produto, uma promoção ou até mesmo um post no Facebook, é muito importante saber a quem você está se dirigindo. Por isso, é muito importante saber quem são os seus clientes: não só as informações de perfil, como idade, renda e escolaridade, mas também saber o que eles pensam e do que eles gostam.
A melhor forma de conhecer o seu público-alvo é definindo a sua Buyer Persona. Se você ainda não fez uma pesquisa de Buyer Persona, sem dúvida, faça. Você verá como os resultados podem alterar sua percepção.
Hábitos de consumo
Agora que você já sabe quem são os seus clientes, é hora de entender melhor como eles se comportam. Entender o comportamento do consumidor é muito importante para traçar estratégias de marketing e vendas.
Pesquisa de satisfação
É muito importante saber se os seus clientes estão satisfeitos com os seus produtos ou serviços. Muitas vezes, as melhores sugestões de melhoria são dadas por aqueles que consomem ou utilizam os produtos, por isso, você precisa ouvir o que eles têm a dizer. Estabeleça um processo para fazer pesquisas de satisfação periódicas com seus clientes.
Imagem de marca
Você sabe o que os consumidores pensam sobre a sua marca? Ela transmite confiança e segurança ou luxo e conforto? Entender quais são os atributos que os clientes percebem na marca pode ajudar a ter importantes insights de comunicação, marketing e até mesmo de desenvolvimentos de produtos.
Teste de produto
Por falar sobre desenvolvimento de produtos, se você pretende lançar algum novo produto em 2016, não o faça sem antes realizar uma pesquisa de mercado. Com uma pesquisa de teste de produto é possível economizar tempo e dinheiro e terá muito mais chances de acertar no lançamento.
Clima organizacional
O maior bem que qualquer empresa possui são os seus funcionários. Por isso, todo gestor precisa se preocupar em mantê-los engajados, motivados e alinhados com os valores da empresa. As pesquisas de clima organizacional existem justamente para ouvir o que o seu time pensa, identificar a satisfação dos colaboradores com a empresa, a interação entre eles e as sugestões e contribuições que eles têm para dar, que podem ser muito valiosas.
Existem ainda muitas outras pesquisas que podem ser feitas com os clientes ou com o público em geral para fazer a empresa crescer. Mas ao menos as mencionadas acima já tornam mais simples a tomada de decisões com segurança e assertividade.
Com essas informações, é mais fácil tomar decisões com segurança e assertividade
Dicas
-
• Questão de honestidade e conduta de negócios
Muito interessante avaliar esta questão de honestidade e conduta nos negócios, pois tema tão simples de resolver, mas tão de difícil de conviver, e haja lei para punir, mas será que somente legislação basta?
• O desafio de liderar intraempreendedores
Quero ressaltar neste texto alguns aspectos que, à primeira vista, podem parecer uma contradição entre o depoimento dos entrevistados (15 executivos) e as práticas formais das empresas orientadas ao empreendedorismo
• Você faz parte dos 5% que promovem a diferença?
Neste artigo trago esta reflexão sobre quem realmente faz a diferença. Você faz?
• Empreender é uma prova de resistência
A única forma é através do autoconhecimento e de conseguir responder: porque estou fazendo isso?
• Como praticar o autoconhecimento em quatro etapas
Entenda os benefícios e como alcançar os resultados da prática do autoconhecimento.
• A importância de ter um propósito
Quando alinhamos nossas ações a um objetivo, ganhamos energia e resiliência para enfrentar os momentos difíceis
• Administrando o certo diante do incerto
Nas gestões passo a passo devemos ter como estimativa a dimensão da água restante de um poço, o que é muito diferente do que não se ter a mínima ideia da sua própria localização
• Como lidar com a chegada da geração Z ao mercado
Consultor traz dicas para evitar conflitos entre gerações e reter os novos talentos
• Porque é importante fazer exercícios físicos pela manhã? 5 motivos para malhar logo cedo
É difícil para você vencer a preguiça de manhã e levantar para fazer exercícios físicos? Então saiba que essa atividade pode trazer muito mais benefícios do que você imagina – e que vão além dos número a menos na balança. Confira cinco motivos que vão te convencer a se exercitar logo cedo.
• Desenvolva sua Capacidade de Poupança
A despeito do que a maioria de nós costuma pensar, os rendimentos pouco dizem sobre nossa saúde financeira.