Banner
Notícias
Planejar e colocar a mão na massa são dois dos principais segredos para ter um ano produtivo, rentável e inovador. No caso das empresas, fazer um mapeamento sobre quais pesquisas de mercado podem ser úteis tanto para planejar o crescimento quanto para corrigir a rota da companhia no mercado, o que é importantíssimo. Quais assuntos são primordiais e devem ser alvo de pesquisa nas empresas? Felipe Schepers, COO do Opinion Box, plataforma de pesquisa digital, aconselha as seguintes:
Buyer Persona
Você conhece os seus consumidores? Antes de criar um novo produto, uma promoção ou até mesmo um post no Facebook, é muito importante saber a quem você está se dirigindo. Por isso, é muito importante saber quem são os seus clientes: não só as informações de perfil, como idade, renda e escolaridade, mas também saber o que eles pensam e do que eles gostam.
A melhor forma de conhecer o seu público-alvo é definindo a sua Buyer Persona. Se você ainda não fez uma pesquisa de Buyer Persona, sem dúvida, faça. Você verá como os resultados podem alterar sua percepção.
Hábitos de consumo
Agora que você já sabe quem são os seus clientes, é hora de entender melhor como eles se comportam. Entender o comportamento do consumidor é muito importante para traçar estratégias de marketing e vendas.
Pesquisa de satisfação
É muito importante saber se os seus clientes estão satisfeitos com os seus produtos ou serviços. Muitas vezes, as melhores sugestões de melhoria são dadas por aqueles que consomem ou utilizam os produtos, por isso, você precisa ouvir o que eles têm a dizer. Estabeleça um processo para fazer pesquisas de satisfação periódicas com seus clientes.
Imagem de marca
Você sabe o que os consumidores pensam sobre a sua marca? Ela transmite confiança e segurança ou luxo e conforto? Entender quais são os atributos que os clientes percebem na marca pode ajudar a ter importantes insights de comunicação, marketing e até mesmo de desenvolvimentos de produtos.
Teste de produto
Por falar sobre desenvolvimento de produtos, se você pretende lançar algum novo produto em 2016, não o faça sem antes realizar uma pesquisa de mercado. Com uma pesquisa de teste de produto é possível economizar tempo e dinheiro e terá muito mais chances de acertar no lançamento.
Clima organizacional
O maior bem que qualquer empresa possui são os seus funcionários. Por isso, todo gestor precisa se preocupar em mantê-los engajados, motivados e alinhados com os valores da empresa. As pesquisas de clima organizacional existem justamente para ouvir o que o seu time pensa, identificar a satisfação dos colaboradores com a empresa, a interação entre eles e as sugestões e contribuições que eles têm para dar, que podem ser muito valiosas.
Existem ainda muitas outras pesquisas que podem ser feitas com os clientes ou com o público em geral para fazer a empresa crescer. Mas ao menos as mencionadas acima já tornam mais simples a tomada de decisões com segurança e assertividade.
Com essas informações, é mais fácil tomar decisões com segurança e assertividade
Dicas
-
• Empreendedorismo: A importância da contabilidade
O profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.
• Cuidados na contratação de temporários para o final de ano
É preciso observar o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho em relação a contratações temporárias para evitar autuações da Justiça do Trabalho
• Cinco passos para se planejar para 2015
O cenário atual mostra a economia com números não muito favoráveis, o que torna ainda mais essencial o planejamento dos negócios para os próximos meses
• Inconsciente comanda nossas decisões, mostram pesquisas
Subliminar é o termo para qualificar ações, informações e sentimentos que ocorrem abaixo do limite da consciência e é também o título do novo livro do físico americano Leonard Mlodinow.
• Comunicação: prioridade a todo tipo de organização
A publicidade certa para pequenas, médias e grandes empresas
• Como falar sobre assuntos delicados no ambiente de trabalho
Saber dialogar é um dos requisitos para que você tenha sucesso na sua carreira, sobretudo quando o tema em pauta é controverso. Conheça algumas dicas para se sair bem nessas situações
• Opinião do funcionário pode ajudar no planejamento estratégico da empresa
Ações de engajamento e feedback costumam fazer a diferença na hora de traçar metas futuras. A participação dos colaboradores deve aumentar o comprometimento da equipe, diz especialista
• Informação: o primeiro passo para as grandes decisões
Por que nossos gestores ainda se informam tão pouco antes de escolherem os rumos a ser tomados?
Francisca Paris • Perfeccionismo ou excelência? Se o desejo de melhorar é certamente positivo, se levado à exasperação e ao extremo, prejudica o profissional e se torna negativo • Atendimento mágico - como surpreender e encantar o cliente Uma das principais atitudes do empreendedor de sucesso é atrair, reter e encantar seus clientes, internos e externos