Banner
Notícias
Thais Simões
Peter Drucker argumentava que com frequência se dá muito destaque ao carisma e pouca atenção ao que realmente importa quando o assunto é liderança. Para o grande mestre da adminsitração, liderar não é ter personalidade magnética. Minha visão de liderança está muito alinhada com esta ideia. Afinal, grandes líderes carismáticos tais como Hitler, Stalin e Mao geraram impacto negativo na sociedade. Mas a liderança carismática ainda impera no imaginário coletivo, como um líder super-herói com poderes mágicos para salvar a humanidade. Proponho uma visão mais lúcida: trocar o super-herói pelo super-humano com todo o conjunto de forças e vulnerabilidades. Ao invés de super poderes vamos pensar em qualidades humanas, muito esforço e dedicação para isso. Além das competências, alguns fatores são críticos no exercício da liderança.
Um fator crítico é ter em mente "o que precisa ser feito" e não "o que quero fazer". Esta mudança de propósito leva a liderança para outro patamar pois visa o coletivo, o contexto em detrimento dos "caprichos" pessoais. Traz uma dimensão ética e responsável para o exercício da liderança. Drucker traz uma visão interessante sobre esse aspecto ele afirma que colocar a personalidade acima das necessidades do trabalho é um tipo de corrupção e algo que também corrompe.
Outro fator crítico é liderar com a ideia de "ser o poder" ou "ser a lei". Podemos observar a postura de alguns policiais que ao abordar um cidadão quando agem como se fossem a lei e não como se estivessem a serviço da lei. Já viveram esta experiência? Todas as pessoas que ocupam um cargo e encarnam o poder correm o risco de perderem a noção da liderança humana. Trata-se de uma forma distorcida de vivenciar a liderança. Lembre-se : você não é o cargo, você está no cargo para realizar um bom trabalho.
O terceiro fator crítico é a autenticidade.O líder que não cai nas armadilhas dos jogos sociais, lidera com autenticidade, tem coragem para demonstrar suas forças e vulnerabilidades em ambientes confiáveis por exemplo. A relação com os liderados é construída baseada na congruência, na confiança mútua, na dedicação ao que precisa ser realizado, no contato mais real e menos idealizado. Porque a autenticidade importa? Líderes carismáticos podem muitas vezes assumir uma máscara, uma fachada social.
O carisma contribui para o exercício da liderança. Mas o que vale o carisma sem ética? É como um diamante falso! É preciso ter em mente que é possível cativar pela confiança, competência e empatia. Convido o leitor para deslocar o foco do carisma para o caráter, a maturidadade, o senso de justiça, a capacidade de realização, a capacidade de trabalhar em equipe e desenvolver pessoas.
Afinal quando o assunto é liderança, o que realmente importa?
Existem pontos críticos envolvidos no exercício da liderança e para vê-los é preciso olhar além da liderança carismática
Dicas
-
• As 7 praticas que toda pequena empresa deveria ter
Atualizar o fluxo de caixa, gerenciar as vendas e motivar a equipe são algumas das inúmeras atividades que fazem parte do dia a dia de um empreendedor. Entretanto, muitos empresários ainda não conseguem adotar as práticas que todo negócio precisa para obter sucesso.
• 5 Comportamentos Destrutivos na Carreira
A convivência diária com colegas de trabalho faz com que despertemos tanto a admiração por alguns, quanto a percepção de que outros promovem o conflito e desagregam a equipe.
• Como contratar funcionários comprometidos e eficientes
Uma contratação pode representar para a empresa tanto ganhos quanto perdas e, por esse motivo
• Unir gerações é o desafio para todo tipo de empresa
Treinamento e flexibilidade de horário podem ser ações táticas
• 17 COISAS QUE AS PESSOAS EMOCIONALMENTE FORTES NÃO FAZEM
Uma vez que você acreditar que é emocionalmente forte, você inconscientemente atuará de maneira mais firme e assertiva e começará a assumir o controle sobre seus caprichos emocionais.
– Senora Roy • Sem crise, empreendedor Empreender é um sonho • A importância da Gestão Empresarial Para ampliar o negócio de uma instituição já consolidada, deve-se ter uma gestão direcionada para exibir transparência na administração e na divulgação de suas atividades. • Veja qual é o passo a passo para abrir uma empresa no Brasil A decisão por empreender é convencionalmente acompanhada de uma série de dúvidas sobre como formalizar o negócio. • Indicador que antecipa tendência econômica cai 0,6% em junho O IACE é um indicador que permite comparação direta dos ciclos econômicos do Brasil com os de 11 países e regiões como China, Estados Unidos, zona do euro, Austrália, França, Alemanha, Japão, México, Coreia, Espanha e Reino Unido. • Líder inspirador ou expirador? Conheça as três características do líder ideal